Pousada japonesa é autuada, pelas autoridades locais, por apresentar água de banho fora dos padrões de higiene.
Fukuoka - Na sexta-feira, 24 de fevereiro, autoridades de Fukuoka informaram que uma pousada tradicional da região, um ryokan de águas termais, foi autuada pela justiça, por trocar a água de suas áreas de banho apenas duas vezes por ano.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
Pousada Daimaru Besso: autuada pela justiça local, por não trocar a água da área de banho, corretamente, conforme a lei. Foto: Kyodo News. |
A pousada Daimaru Besso, na cidade de Chikushino (província de Fukuoka), é suspeita por fornecer informações falsas, sobre a frequência em que trocava a água de banho do local.
De acordo com o governo da província de Fukuoka, o caso foi trazido à tona depois que uma pessoa contraiu a bactéria Legionella, após se hospedar na pousada com a água contaminada.
De acordo com o histórico de inspeções, em agosto do ano passado, funcionários do escritório de saúde foram ao local checar a água de banho da pousada. Foi detectado na área de banho, níveis de bactéria Legionella duas vezes maiores do que o permitido pela portaria do governo da província.
Na época, a pousada explicou que estava fazendo a reposição da água corretamente, usando o cloro para a desinfecção. Em outubro de 2022, os donos do ryokan informaram, ao governo da província, que os níveis de bactéria estavam abaixo dos padrões exigidos, com base em seu próprio teste.
Entretanto, um mês depois (em novembro de 2022), uma nova inspeção do governo da província foi feita no local, detectando níveis de bactérias até 3.700 vezes acima dos limites aceitáveis.
Em seu site na internet, a Daimaru Besso pediu desculpas pelo ocorrido. O ryokan voltou a oferecer seu serviço de banho em águas quentes no final de dezembro de 2022, após cumprir os padrões de higiene exigidos pela lei.
Só em janeiro deste ano, a pousada finalmente confessou que só trocava a água da área de banho em dois dias não úteis de cada ano. Ela também afirmou que não adicionava cloro adequadamente na água. Tais práticas incorretas começaram a ser feitas no ano de 2019.
O governo local está investigando em detalhes o caso, como uma provável violação da Lei das Casas de Banhos Públicas. Segundo uma portaria, toda a água de área de banho deve ser substituída uma vez por semana, pelo menos. Já a concentração de cloro, precisa ser de 0,4 miligramas (ou mais) por litro de água.
A pousada Daimaru Besso é conhecida por hospedar pessoas ilustres do Japão, como o ex-imperador Hirohito, também chamado de imperador Showa.
Fonte: Kyodo News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário