segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Tradicional Festival Baikasai.

Gueixas trazem vida e cor ao festival das flores de ameixa, no santuário de Kyoto.


Kyoto - No último sábado, 25 de fevereiro, gueixas e suas aprendizes (maiko) serviram chá aos visitantes do santuário Kitano Tenmangu, na cidade de Kyoto, durante o festival das flores de ameixa "Baikasai".

www.nikkeyon.blogspot.com
Gueixas trazem vida e cor ao festival das flores de ameixa, no santuário de Kyoto.
Maiko (aprendizes de gueixas) servem chá aos visitantes durante o festival Baikasai, na cidade de Kyoto, em 25 de fevereiro de 2023. Foto: The Mainichi.

Uma cerimônia do chá, ao ar livre, foi realizada num terreno do santuário, no distrito de Kamigyo Ward (Kyoto). No local, flores de ameixa (de cores vermelhas e brancas) davam um toque especial, durante seu pico de florescência. O festival é realizado para homenagear o estudioso, poeta e político da era Heian, Sugawara no Michizane (845 d.C. - 903 d.C.). O estudioso também foi um grande amante das flores.

O festival Baikasai é realizado no aniversário de morte de Michizane. A homenagem é feita todos os anos, desde o final do período Heian (794 - 1185). Ramos de flores de ameixas e outras oferendas são adornados no local, para cultuar a alma de Michizane. Gueixas e maiko preparam e oferecem xícaras de chá para as pessoas na entrada do santuário.

Desde 1952, a cerimônia do chá ao ar livre é realizada anualmente. Essa cerimônia é em homenagem a uma grande festa do chá do século 16, promovido pelo samurai, e também senhor feudal do período Sengoku, Toyotomi Hideyoshi (1536 - 1598).

Este ano, o número de ingressos vendidos foi reduzido, para evitar uma possível propagação da COVID-19. Gueixas e maiko permaneceram, o tempo todo, com suas máscaras faciais durante a cerimônia do chá.


Fontes: The Mainichi / Wikipédia.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário