quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Terremoto na Turquia e Síria.

Equipes de emergência do Japão partem para Turquia, país atingido por um forte terremoto.


Tóquio - Na noite de terça-feira, 7 de fevereiro, equipes de ajuda humanitária do Japão viajaram para a Turquia, atingida por um fortíssimo terremoto (7.8 de magnitude) no dia 6 de fevereiro. Todos irão fornecer apoio médico para a população turca e ajudarão nas operações de resgate.

www.nikkeyon.blogspot.com
Equipes de emergência do Japão partem para Turquia, país atingido por um forte terremoto.
Equipes de ajuda humanitária do Japão partiram na terça-feira, 7 de fevereiro, para a Turquia. O país turco, mais a Síria, foram atingidos por um forte terremoto de 7.8 de magnitude. Até o momento, mais de 10.000 mortos foram contabilizados. Foto: NHK News.

O governo do Japão enviou 55 trabalhadores humanitários para as áreas turcas atingidas pelo terremoto. 

Além disso, mais três membros da organização sem fins lucrativos TMAT (Tokushukai Medical Assistance Team) também seguiram viagem para a Turquia no mesmo dia.

Os membros da TMAT ficarão na Turquia por 10 dias aproximadamente. Eles irão fazer um levantamento sobre a situação das áreas afetadas pelo terremoto, além de determinar a demanda por assistência médica no país.

Takamitsu Sakamoto, médico da TMAT, disse que irá procurar se informar melhor das prioridades necessárias nas regiões atingidas pelos tremores de terra. Segundo ele, muitos médicos humanitários de vários países estarão lá para ajudar, sendo necessário saber quais áreas estão precisando de mais assistência médica.

Hirokazu Nishimura, enfermeiro da TMAT, expressou suas esperanças em ajudar as vítimas do terremoto. Ele quer ajudar a população turca com a prestação de serviços médicos, garantindo apoio a todos que precisam de socorro.

De acordo com os noticiários, o forte terremoto, que atingiu a Turquia e a Síria, deixou mais de 45.000 feridos. Os dois países já somam mais de 10.000 mortos, segundo o último levantamento desta quarta-feira. Vários edifícios desmoronaram com os tremores e as estradas ficaram danificadas em uma ampla área dos países.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, informou na terça-feira que seu país recebeu ofertas de ajuda de 70 países e 14 organizações internacionais. Mais de 1.000 equipes de resgate, vindos da Europa, estão chegando à Turquia nesta semana.

"Quero que os profissionais de ajuda internacional cheguem na Turquia o mais rápido possível. As vítimas do terremoto estão cavando a neve e os escombros com as mãos", disse Ekrem Yildirim (47 anos), curdo que vive no Japão. Ele está preocupado com seus familiares e amigos que vivem no sul da Turquia.


Fontes: NHK News / Kyodo News.


   
Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário