Míssil balístico norte-coreano cai no Mar do Japão, próximo de Hokkaido.
Tóquio - O Ministério de Defesa do Japão informou que a Coréia do Norte lançou um míssil balístico, no final da tarde deste sábado, 18 de fevereiro. A guarda costeira do Japão informou que o grande projétil caiu no Mar do Japão, perto de Hokkaido, dentro da Zona Econômica Exclusiva (EEZ) do país.
www.nikkeyon.blogspot.com
Autoridades japonesas da defesa nacional comunicaram que a Coréia do Norte lançou um míssil balístico na direção leste, às 17h21 do sábado. De acordo com o comunicado, o míssil pode ter caído no Mar do Japão por volta das 18h27, próximo da ilha de Oshima-oshima, em Hokkaido.
O governo japonês ressaltaram que a área onde o míssil norte-coreano caiu fica dentro da EEZ do Japão. Essa é a primeira vez do ano que um projétil, vindo da Coréia do Norte, cai na EEZ, desde 18 de novembro de 2022.
No total, esta foi a décima segunda vez que um míssil da Coréia do Norte cai no Mar do Japão.
Oficiais militares da Coréia do Sul também confirmaram o lançamento de um grande projétil norte-coreano. O Estado-Maior Conjunto de Seul estima que um míssil balístico, de longo alcance, foi disparado às 17h22 do sábado, na direção leste de Sunan, perto de Pyongyang.
O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, chamou o lançamento do míssil norte-coreano de "ultrajante".
Kishida disse, aos repórteres na noite deste sábado, que a Coréia do Norte disparou um míssil da classe ICBM (Míssil Balístico Intercontinental). O primeiro-ministro informou que o Japão demonstra um forte protesto contra o governo em Pyongyang, chamando o lançamento do míssil como um ato de provocações contra a comunidade internacional.
Uma imagem de vídeo, gravada no alto do prédio da NHK de Hakodate (Hokkaido), mostra o momento em que o míssil norte-coreano cai próximo da ilha Oshima-oshima. Até o momento, não houve relatos de danos em embarcações ou aeronaves na área do incidente.
Fonte: NHK News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário