quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

Será que terá aumento salarial?

Pesquisa aponta que pequenas e médias empresas do Japão planejam dar aumentos salariais em 2023.


Tóquio - Uma empresa de pesquisa de crédito do Japão, a Tokyo Shoko Research, fez uma pesquisa na internet, perguntando se as empresas de pequeno e médio porte iriam dar aumentos salariais aos seus funcionários, a partir do novo ano fiscal japonês (em abril de 2023).

www.nikkeyon.blogspot.com
Pesquisa aponta que pequenas e médias empresas do Japão planejam dar aumentos salariais em 2023.
Segundo uma pesquisa no Japão, cerca de 80% das pequenas e médias empresas japonesas estão planejando dar aumentos salariais aos seus funcionários, a partir do novo ano fiscal que começa em abril de 2023. Foto: NHK News.

A pesquisa mostrou que 80% das pequenas e médias empresas do Japão estavam planejando aumentos salariais, para seus funcionários, em abril. A empresa de pesquisa disse que recebeu 3.653 respostas em sua pesquisa de negócios online.

Dos 80% (das empresas) que planejam dar aumentos salariais aos funcionários, cerca de 76% das companhias entrevistadas responderam que oferecerão aumentos salariais regulares, com base no tempo de serviço de cada empregado na empresa.

Outros 49% dos entrevistados, responderam que estão planejando um aumento de salário básico. Já outros 36%, disseram que aumentarão os bônus dos empregados.

Na pesquisa anterior, feita há um ano atrás, 70% das empresas disseram que estavam planejando dar aumentos salariais aos seus funcionários. Dessas empresas que planejavam aumentos de salário, 32% disseram que ofereceriam aumentos salariais básicos. Outros 36% responderam que aumentariam os bônus dos empregados.

Questionados sobre qual a porcentagem do aumento salarial em 2023, 29% das empresas disseram que estão planejando dar aumentos, de 5% ou mais, para seus empregados este ano. Na pesquisa do ano passado, apenas 8% das empresas consideravam dar aumentos de 5% aos funcionários.

Cerca de 61% das empresas responderam que darão um aumento de 2% a 5% aos empregados em 2023. Outros 9% disseram que estão planejando aumentos menores nos salários, abaixo dos 2%.

Também foi perguntado o porquê as empresas japonesas não concederão aumentos salariais aos funcionários em 2023. Muitas empresas citaram o aumento dos preços das matérias-primas, bem como o fracasso em repassar os custos crescentes para o produto final (indústrias) e na prestação de serviços. 

Nas negociações salariais deste ano, a Rengo (maior organização trabalhista do Japão) exigiu que as empresas japonesas aumentassem em 5% a remuneração dos empregados para este ano.

A partir do novo ano fiscal japonês, há uma tendência de que muitas pequenas e médias empresas japonesas concederão aumento de salários aos funcionários. No Japão, 70% da força de trabalho do país está trabalhando em empresas de pequeno e médio porte.

A Tokyo Shoko Research informou que há maiores chances das empresas aumentarem os salários em 2023, do que no ano passado. Segundo uma outra informação da pesquisa, o aumento de salários é mais uma medida dos empresários em proteger os meios de subsistências de seus funcionários, por causa da crescente inflação no Japão. 

Mesmo havendo reajuste dos salários, os negócios das pequenas e médias empresas não melhoraram durante os últimos anos. O aumento da folha de pagamento representa um fardo pesado para os negócios. Segundo a pesquisa, será necessário apoio para reduzir os custos crescentes e melhorar a produtividade dessas empresas.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário