Surtos de gripe aviária, mais o abate de aves, atingem novos recordes no Japão.
Tóquio - Durante esta semana, o Ministério da Agricultura do Japão informou que a gripe aviária está se espalhando em um ritmo sem precedentes nesta temporada de inverno. Em todo Japão, novos recordes foram atingidos, em termos de número de surtos da gripe como em quantidade de aves abatidas.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
O Ministério da Agricultura do Japão informou, esta semana, que o número de casos de gripe aviária atingiu um novo recorde no país, durante esta temporada do inverno japonês. Foto: NHK News. |
O governo confirmou até agora 76 casos de surtos da gripe aviária em empresas avícolas e outros lugares. Cerca de 25 províncias japonesas relataram casos de gripe em aves, desde que as primeiras infecções apareceram no país em outubro do ano passado.
Os surtos iniciais de gripe, ocorridos na cidade de Kurashiki (província de Okayama) e na cidade de Atsuma (província de Hokkaido), foram os primeiros casos registrados e confirmados da doença, durante esta temporada de inverno no Japão.
O vírus da gripe aviária é trazida pelas aves migratórias, que emigram de suas regiões muito frias e vêm passar um inverno menos rigoroso no território japonês. Geralmente, os casos de gripe em aves eclodem entre o outono e a primavera do Japão. Desta vez, infelizmente, as aves migratórias infectadas chegaram mais cedo ao país.
Segundo o Ministério da Agricultura, os riscos de novas infecções em aves estão aumentando em todo o Japão. Desde o ano passado até este mês, a gripe aviária se espalhou em seis províncias japonesas que nunca haviam registrado surtos de infecção antes, como a província de Yamagata e Okinawa.
A quantidade de aves sacrificadas aumentou consideravelmente quando a doença atingiu grandes empresas avícolas do país. Só como exemplo, a cidade de Misawa, na província de Aomori, abateu cerca de 1,39 milhão de aves, só em dezembro do ano passado.
Dados do governo mostram que o total de aves abatidas, até agora, corresponde a 14,78 milhões. Isso é cerca de 50% a mais de casos, se comparado com os 9,87 milhões de aves sacrificadas na temporada de inverno 2020-2021.
Fonte: NHK News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário