Shoichiro Toyoda, maior líder da montadora Toyota, morre aos 97 anos.
Nagoya - Nesta terça-feira, 14 de fevereiro, faleceu Shoichiro Toyoda, considerado o maior presidente que a Toyota Motor Corp. já teve. Ele tinha 97 anos e morreu de insuficiência cardíaca.
www.nikkeyon.blogspot.com
Neto de Sakichi Toyoda, o fundador do grupo Toyota, Shoichiro Toyoda foi o grande responsável em elevar a montadora japonesa como uma das maiores empresas do mundo. Ele também foi o responsável por estabelecer a cultura de controle de qualidade na indústria japonesa.
Shoichiro Toyoda ingressou na empresa Toyota como membro do conselho administrativo, com apenas 27 anos de idade. Depois de servir como presidente da Toyota Motor Sales Company, ele se tornou o primeiro presidente do que é hoje a Toyota Motor Corporation, uma fusão das empresas de manufatura e vendas, ocorrido em 1982. Toyoda ocupou esse cargo até 1992, quando se tornou chairman da empresa.
Durante a presidência de Shoichiro Toyoda, a nova empresa impulsionou a produção de veículos no exterior, com base no crescimento econômico do Japão na década de 80. Em 1984, a Toyota estabeleceu uma joint venture com a montadora americana General Motors. Começava aí, a sua maior empreitada nos Estados Unidos.
Fábricas em Kentucky (Estados Unidos) e Canadá foram construídas em 1986, aumentando significativamente a capacidade de produção da Toyota. Foi também nos anos 80 que a montadora japonesa expandiu ativamente, indo para além do mercado norte-americano.
Atualmente, a gigante automobilística possui fábricas em todo o mundo, como na Europa, China e África.
Seguindo a tradição familiar de lançar um novo negócio a cada geração, Shoichiro concentrou seus esforços no negócio imobiliário. Seu avô, Sakichi Toyoda, iniciou a empresa com a fabricação de teares e seu pai, Kiichiro Toyoda, começou a produzir automóveis.
O negócio iniciado por Shoichiro, conhecido como Toyota Housing Corporation, é agora uma unidade chave da Prime Life Technologies Corporation (uma joint venture entre Toyota, Panasonic Holdings Corp. e Mitsui & Co.).
Shoichiro desempenhou um papel importante para que a empresa Toyota possa, no futuro, construir cidades de última geração, integrando carros eletrificados com habitações.
Além disso, o grande líder atuou como chefe da Federação Empresarial do Japão (entre 1994 e 1998), lutando para revigorar a economia japonesa, com reformas administrativas e financeiras.
Ele também atuou como chefe da Kaiyo Academy, um internato masculino estabelecido na cidade de Gamagori (província de Aichi), transformando a instituição como um modelo de escola particular britânica.
Com a morte de Shoichiro Toyoda, a empresa planeja realizar uma cerimônia de despedida do chairman, mas ainda sem detalhes sobre a data e os preparativos.
O atual presidente da Toyota, Akio Toyoda (filho de Shoichiro), anunciou, no mês passado, que seu sucessor será Koji Sato, chefe de operação da marca Lexus. Akio ocupará o cargo de seu falecido pai, como chairman da empresa, em abril deste ano.
Fonte: The Mainichi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário