Governo japonês protesta contra a China, por supostos balões espiões.
Tóquio - O Ministério da Defesa do Japão anunciou na terça-feira, 14 de fevereiro, que objetos voadores não identificados, localizados no espaço aéreo do país, são suspeitos de serem balões espiões da China.
www.nikkeyon.blogspot.com
Nos últimos anos, objetos voadores (semelhantes a balões) foram vistos no território japonês pelo menos três vezes, entre 2019 e 2021.
Autoridades japonesas pediram ao governo chinês que confirme os casos dos misteriosos objetos voadores. Se realmente os balões são originários da China, os chineses devem evitar a recorrência de tais incidentes. Violação do espaço aéreo japonês, por balões espiões estrangeiros, não é permitida e não pode ser tolerada.
Fontes do Ministério de Defesa do Japão informaram que a análise dos incidentes com balões é baseada no serviço de inteligência dos Estados Unidos. No dia 4 de fevereiro, militares americanos derrubaram um balão espião chinês, sobrevoando os estados americanos da Carolina do Norte e da Carolina do Sul.
Autoridades chinesas explicaram ao governo dos EUA que, os balões que sobrevoavam o território americano, eram "dirigíveis civis", usados principalmente nas pesquisas meteorológicas da China.
Durante o mês de fevereiro, militares dos Estados Unidos já derrubaram outros três objetos voadores não identificados sobre a América do Norte.
Respondendo as acusações americanas, o governo da China também alegou a invasão de balões americanos de alta altitude em seu território. Segundo os chineses, os objetos voadores americanos entraram no espaço aéreo chinês mais de 10 vezes sem permissão, desde o início de 2022.
De acordo com as autoridades de Washington, as acusações da China são infundadas.
Fonte: NHK News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário