quarta-feira, 31 de maio de 2023

Fortes rajadas de vento e chuva.

Tufão Mawar se aproxima da região de Okinawa.


Tóquio - Um poderoso tufão, chamado Mawar, deve se aproximar de Okinawa nesta quarta-feira, 31 de maio. Devido a sua força, a tempestade desencadeará na região fortes rajadas de vento, mar agitado e chuva forte.

www.nikkeyon.blogspot.com
Tufão Mawar se aproxima da região de Okinawa.
A partir desta quarta-feira, 31 de maio, o tufão Mawar estará passando próximo da região de Okinawa. O governo pede para que as pessoas tomem cuidado com chuvas torrenciais, mar revolto e ventos fortes. Foto: NHK News.

A Agência Meteorológica do Japão informou que o tufão Mawar tem mostrado um movimento lento sobre o mar, ao sul de Okinawa, na tarde de terça-feira, 30 de maio.

Segundo a meteorologia, a tempestade tem uma pressão barométrica central de 950 hectopascais. Os ventos chegavam a uma velocidade de até 144 km/h (em seu centro) e suas rajadas atingiam 216 km/h.

As ilhas Sakishima de Okinawa já estão sofrendo com os ventos fortes. O tufão irá se aproximar mais, dessas ilhas, nesta quarta-feira. A previsão é que entre quinta-feira e sábado, o tufão chegue na ilha principal de Okinawa.

Na quinta-feira, a previsão prevê ventos com velocidade entre 108 e 144 km/h. As rajadas de vento podem variar entre 144 e 216 km/h.

As águas do mar de Okinawa já estão turbulentos. Na quinta-feira, ondas de até 9 metros de altura podem atingir o litoral da região. Na região de Amami, província de Kagoshima, as ondas do mar podem atingir até 8 metros de altura.

Chuvas localizadas poderão atingir toda Okinawa nesta quarta-feira. A forte chuva poderá ser o suficiente para emitir os alertas de perigo nas ilhas, entre 31 de maio e 3 de junho.

Os meteorologistas estão pedindo às pessoas de Okinawa que fiquem atentas para a força dos ventos, mar revolto e chuvas torrenciais.

Embora a ilha principal do Japão, a Honshu, esteja situada longe do caminho do tufão, recomenda-se cautela, devido à possibilidade de chuva forte. A região de Kyushu terá condições atmosféricas instáveis por causa do tufão, entre quarta-feira e sábado.

O governo do Japão está aconselhando a população para que se mantenha atualizada com as notícias, se informando sobre os boletins meteorológicos e ciente de quaisquer riscos nas regiões por onde o tufão passará.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

terça-feira, 30 de maio de 2023

Polêmica criada pelo filho.

Primeiro-ministro Kishida demite seu filho, por realizar festa na residência oficial.


Tóquio - Nesta segunda-feira, 29 de maio, o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, anunciou que seu filho deixará o cargo de secretário executivo, após um escândalo ser publicado na imprensa japonesa. Nomeado para ser o secretário do pai no ano passado e, depois das atitudes polêmicas do filho nesse período, "Kishida Pai" (cansado) resolveu dar um basta no assunto.

www.nikkeyon.blogspot.com
Primeiro-ministro Kishida demite seu filho, por realizar festa na residência oficial.
O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, demitiu seu filho, Shotaro Kishida (atrás do pai na foto), após a polêmica festa de fim de ano ser realizado na residência oficial do pai. Muitas críticas dos partidos de oposição obrigaram Kishida a tomar uma atitude. Foto: The Asahi Shimbun.

Shotaro Kishida, filho do atual primeiro-ministro, levou uma severa advertência de seu pai, depois que ambos receberam várias críticas do governo de oposição. A causa das críticas foi por causa de um episódio polêmico: Shotaro realizou uma festa particular na residência oficial, no final do ano passado, com direito a muitas fotos. Dias atrás, algumas fotos da festa foram parar numa revista semanal japonesa, deixando "Kishida Pai" com a cara no chão.

Segundo a reportagem, Shotaro realizou uma festa na residência oficial do pai em dezembro, convidando alguns membros da família para as comemorações de fim de ano. Os convidados tiraram várias fotos no local, principalmente dentro de uma sala usada para receber dignitários estrangeiros. Durante a festa, muitos participantes simularam uma entrevista coletiva, brincando que eram pessoas importantes da política.     

Em uma coletiva de imprensa, o primeiro-ministro informou que seu filho renunciará seu cargo em 1ª de junho. Shotaro será substituído por Takayoshi Yamamoto, que já foi secretário do primeiro-ministro no ano passado.

Fumio Kishida disse que está levando o caso a sério, pois ele foi responsável por nomear o próprio filho para o cargo de assessor político. De acordo com "Kishida Pai", o comportamento de seu filho na residência oficial foi inapropriado, por Shotaro também ser uma figura pública da política.

Já faz algum tempo que os partidos de oposição vinham exigindo, do primeiro-ministro, a demissão de Shotaro Kishida.

Seiji Osaka, vice-presidente executivo do Partido Democrático Constitucional da oposição, disse à NHK que era errado o primeiro-ministro nomear seu filho como secretário político. Segundo Osaka, Shotaro não era qualificado para o cargo.

"Kishida deveria ter dispensado seu filho em janeiro deste ano. Anteriormente foi constatado que Shotaro fazia compras e visitava pontos turísticos em veículos oficiais, enquanto ele acompanhava as viagens do pai pela Europa e Estados Unidos", informou Osaka.


Fontes: NHK News / The Asahi Shimbun.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 29 de maio de 2023

Um dia perfeito para o Japão.

Koji Yakusho ganha o prêmio de melhor ator no Festival de Cannes 2023.


Cannes - No sábado, 27 de maio, o japonês Koji Yakusho foi laureado com o prêmio de melhor ator no Festival Internacional de Cinema de Cannes, por seu papel no filme "Perfect Days" (Dias Perfeitos), do diretor Wim Wenders.

www.nikkeyon.blogspot.com
Koji Yakusho ganha o prêmio de melhor ator no Festival de Cannes 2023.
O japonês Koji Yakusho posa para fotos com o prêmio de melhor ator do Festival de Cannes, pela atuação no filme "Perfect Days", de Wim Wenders. Foto: Kyodo News.

Yakusho, de 67 anos, tornou-se o segundo ator japonês a ganhar o prêmio de Cannes. Em 2004, o primeiro ator japonês a ser premiado em Cannes foi Yuya Yagira, com apenas 14 anos, por sua atuação em "Nobody Knows" (Ninguém Pode Saber).

Em "Perfect Days", Yakusho interpreta Hirayama, um homem simples que leva a vida limpando banheiros em Tóquio. Fora do trabalho, o personagem passa o tempo ouvindo músicas e lendo livros. Através de alguns encontros inesperados, a história vai revelando, aos poucos, o passado do protagonista do filme.

Durante a cerimônia de premiação de sábado, Yakusho agradeceu a Wenders, e outros que trabalharam no filme, por fazer de Hirayama um personagem fascinante.

Koji Yakusho, nascido em Nagasaki, alcançou a fama internacional em 1996, ao interpretar um homem de negócios que aprende dança de salão, em "Shaw We Dance?" (Dança Comigo?). Ele já atuou em filme hollywoodianos, como em "Memórias de uma Gueixa", dirigido por Rob Marshal (2005), e em "Babel", do diretor Alejandro Gonzalez Inarritu (2006).

Além de Yakusho, um outro japonês também foi premiado, no mesmo dia, em Cannes. Yuji Sakamoto levou o prêmio de melhor roteiro por "Monster", filme dirigido por  Hirokazu Koreeda.

O prêmio máximo do Festival de Cannes, a Palma de Ouro, foi para o filme francês "Anatomy of a Fall" (Anatomia de uma Queda), dirigido por Justine Triet.


Fontes: The Mainichi / NHK News.

 
Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 28 de maio de 2023

Forte tempestade se aproxima do Japão.

Tufão Mawar pode se aproximar da região de Okinawa na próxima semana.


Tóquio - As autoridades meteorológicas do Japão afirmam que um tufão muito forte pode chegar à província de Okinawa na terça-feira, 30 de maio.

www.nikkeyon.blogspot.com
Tufão Mawar pode se aproximar da região de Okinawa na próxima semana.
Tufão Mawar se aproxima do Japão. A primeira província a ser atingida pelo tufão será Okinawa. Choverá muito entre segunda-feira e terça-feira no país. Foto: NHK News.

Segundo informações, Mawar estava se movendo para o oeste, neste sábado à tarde, a uma velocidade de 25 km/h nas águas a leste das Filipinas.

Na verificação de sábado à tarde, a pressão atmosférica central do tufão era de 925 hectopascals e os ventos chegaram a atingir até 180 km/h (em torno de seu centro).

As rajadas máximas de vento chegaram a 252 km/h. Ventos fortes, de mais de 90 km/h, sopravam em um raio de 185 km do centro do tufão.

Espera-se que Mawar vire para o norte, depois de perder gradualmente a velocidade sobre o mar. Ele pode atingir, de perto, as ilhas de Okinawa na próxima terça-feira. As ilhas Sakishima, em Okinawa, podem ser atingidas por fortes ventos, a partir de terça-feira.

O ar úmido do tufão pode trazer chuvas, a partir do lado do Mar do Japão para o lado do Oceano Pacífico. A tempestade pode se mover lentamente, do oeste para o leste do Japão, trazendo muita chuva para essas regiões.

A agência meteorológica do Japão está aconselhando as pessoas para verificar os mapas e os locais de abrigo, antes da chegada do tufão).


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 27 de maio de 2023

Atirador se rende à polícia.

Polícia consegue prender o assassino de Nakano, depois de 12 horas de tensão.


Nagano - A polícia da província de Nagano finalmente conseguiu prender o atirador de Nakano, depois que ele matou 4 pessoas da cidade.

www.nikkeyon.blogspot.com
Polícia consegue prender o assassino de Nakano, depois de 12 horas de tensão.
Momento em que a polícia leva o atirador à delegacia, após 12 horas de impasse para sua rendição. Foto: Kyodo News.

O assassino foi identificado como Masanori Aoki (31 anos), filho do presidente da assembléia municipal de Nakano, Masamichi Aoki.

Duas moradoras e dois policiais foram assassinados por Masanori. Após os crimes, o atirador se escondeu na casa de seus pais. 

Segundo a polícia, Masanori estava armado com um rifle de caça e o impasse de sua rendição durou cerca de 12 horas. Por volta das 4h30 da manhã de sexta-feira, 26 de maio, o atirador se rendeu à polícia.

"É verdade que eu atirei nele. Eu o matei", disse Masanori, ao ser interrogado pela morte de um dos policiais que atendeu a ocorrência de agressão.

De acordo com as primeiras informações da polícia, Masanori confessou que executou o ataque com faca porque pensou que ele estava sendo maltratado. Depois, ele atirou nos agentes policiais porque ele achou que eles poderiam atirar nele. 

"O crime foi extremamente cruel. O atirador confessou, mas não deu mais detalhes do caso", disse o chefe da polícia da província de Nagano, Iwao Koyama.

Koyama também informou que os policiais mortos não tiveram tempo de reagir, porque eles foram pegos de surpresa pelo tiroteio. A mãe e a tia de Masanori estavam na casa durante o cerco policial. Elas conseguiram escapar e não se feriram.

Masanori tem permissão para ter o rifle, usado no crime, e manter outras armas em sua casa. Atualmente, ele tem quatro armas de fogo com registros em sua posse.

Um morador da cidade disse que nunca ouviu falar de problemas com a família Aoki. Segundo ele, Masanori era um filho dedicado, trabalhador sério de uma plantação de uvas. Ele jamais imaginaria que aquele rapaz pudesse fazer tal atrocidade em Nakano.

Durante o período que o atirador não tinha sido preso pela polícia, as autoridades de Nakano transformaram o ginásio de uma escola num centro de evacuação dos moradores locais, na noite de quinta-feira. O município preparou cobertores, alimentos e bebidas para aqueles que desejavam ficar protegidos no ginásio.

Um homem, entrevistado pela reportagem, disse que as mulheres assassinadas eram boas amigas. Elas costumavam passear juntas. Em outra informação da mídia local, o pai de Masanori, Masamichi Aoki, acabou pedindo demissão da presidência da assembléia municipal de Nakano, por causa do crime.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 26 de maio de 2023

Um dia de cão em Nagano.

Três pessoas são assassinadas, em um grave incidente na cidade de Nakano.


Nagano - Nesta quinta-feira, 25 de maio, um incidente fatal, que envolveu um esfaqueamento e um tiroteio, tirou a vida de uma mulher e de dois policiais no interior da província de Nagano. O suspeito não foi preso ainda e continua solto na região, armado com um rifle de caça.

www.nikkeyon.blogspot.com
Três pessoas são assassinadas, em um grave incidente na cidade de Nakano.
Policiais fazem patrulhamento na região rural de Nakano, província de Nagano. Nesse local, três pessoas foram assassinadas e o criminoso continua foragido, escondido e armado em alguma casa próxima do incidente. Foto: Kyodo News.

Além das 3 mortes, uma outra vítima também foi ferida. O estado de saúde dessa pessoa é desconhecida porque ela ainda não foi resgatada pelas equipes médicas. Segundo informações locais, o ferido está na mesma área onde o homem armado está escondido, dificultando a ação da polícia e dos socorristas.

Por volta das 16h45, a polícia recebeu um telefonema de emergência, informando sobre um homem que estava esfaqueando uma mulher na cidade de Nakano, região norte da província de Nagano. Dois agentes policiais foram ao local do incidente, mas acabaram sendo baleados (e mortos) pelo mesmo homem que agrediu a mulher.

No final do dia, mais tiros foram ouvidos pelos moradores da área. Um morador local relatou, para a imprensa, que presenciou angustiado toda a violência com seus próprio olhos. Ele disse que viu um homem correndo atrás de uma mulher, golpeando-a com uma faca. Logo depois, ele viu o mesmo homem, agora armado, disparando vários projéteis contra uma patrulha policial, assim que os policiais vieram atender a ocorrência.

A tranquila cidade de Nakano é uma região rural, pontilhada por casas e campos de arroz. Mas, de repente, o tiroteio e as sirenes das patrulhas policiais acabaram deixando os moradores locais apreensivos com o incidente. A população da cidade foi alertada para permanecer trancada em casa,  enquanto o criminoso permanecia foragido.

O atirador foi visto, pela última vez, vestindo roupas camufladas, chapéu, óculos escuros e uma máscara facial.  A polícia acredita que o suspeito pode estar escondido na casa de Masamichi Aoki, presidente da assembléia de Nakano.

Uma testemunha de 72 anos chegou a falar com o homem, enquanto ele esfaqueava a mulher. O idoso perguntou a ele o motivo de tanta violência, obtendo a seguinte resposta: "Matei porque quis".

Foi o idoso que telefonou para a polícia. Ele levou os dois agentes para a cena do crime, onde a mulher estava ferida. Quando chegaram ao local, os três foram recebidos por vários tiros de arma de fogo. Apavorado, o idoso foi o único que conseguiu fugir sem se ferir, deixando para trás os dois agentes baleados.

Nikkey ON!: Realmente, o homem estava muito furioso mesmo! E ninguém, até agora, teve coragem de chegar perto do esconderijo do atirador maluco. Briga de família? Problemas financeiros? Traição? Em breve, publico mais informações sobre o incidente.


Fonte: Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 25 de maio de 2023

Pequena surpresa no udon.

Rede de restaurantes pede desculpas após cliente achar uma perereca na comida.


Nagasaki - No dia 23 de maio, a rede de restaurantes "Udon Marugame Seimen" anunciou a suspensão temporária de alguns de seus pratos de macarrão udon para viagem. O motivo da paralisação do produto foi a seguinte: um suposto cliente encontrou uma pequena perereca no caldo do macarrão udon, postando um vídeo do ocorrido nas redes sociais.

www.nikkeyon.blogspot.com
Rede de restaurantes pede desculpas após cliente achar uma perereca na comida.
Suposto cliente do restaurante "Udon Marugame Seimen", na cidade de Isahaya, encontrou uma pequena perereca viva, dentro de seu copo de macarrão udon. A vítima postou uma foto e um vídeo do estranho incidente no Twitter. A operadora do restaurante fez um comunicado, pedindo desculpas. Foto: Twitter.

A operadora do restaurante, a Toridoll Holdings Corp., anunciou um pedido de desculpas pelo incidente, dizendo: "Lamentamos muito que o cliente recebeu nosso produto com um objeto estranho dentro. Pedimos nossas profundas desculpas pelo grande inconveniente e os problemas causados".

De acordo com a Toridoll, a pequena perereca foi encontrada em um prato para viagem chamado "Pirikara tantan salad udon". O produto "contaminado" foi vendido no dia 21 de maio, na filial de Isahaya, província de Nagasaki. Por precaução, a empresa suspendeu a venda desse macarrão udon até 25 de maio. Além disso, um outro produto, chamado "Sada molho de gergelin udon", também teve as vendas suspensas.

A empresa informou que realizará vistorias nas fábricas de seus fornecedores, inspecionando todo o processo de fabricação do udon e dos molhos.

Antes da Toridoll anunciar publicamente o incidente, um suposto cliente postou uma imagem e um vídeo no Twitter, mostrando a perereca (e ainda viva!) no fundo do copo do udon. A vítima twittou: "Eu estava comendo meu udon e depois de sacudir o copo, percebi que tinha algo estranho. Gente, tome cuidado!"

O produto do incidente pertence a uma nova linha de macarrão udon da empresa. O prato de macarrão consiste em uma porção de udon e o caldo de sopa especial. Todos os ingredientes são colocados em um recipiente alto e transparente. O macarrão udon e o caldo podem ser misturados, sacudindo o recipiente para cima e para baixo. O preço desse produto varia de 390 ienes a 740 ienes (cerca de US$ 3 a US$ 5).


Fonte: The Mainichi.


** Para ver o vídeo da perereca no copo de udon, acesse o link abaixo. Não consegui colocar o vídeo na página do blog porque é uma filmagem postada no Twitter, e não no Youtube.


 
*** Se você tiver problemas de acesso com o link acima, tente por este outro:



Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quarta-feira, 24 de maio de 2023

Coréia do Sul preocupada com a radiação.

Especialistas sul-coreanos visitam a usina nuclear de Fukushima.


Tóquio - No domingo, 21 de maio, uma equipe de especialistas sul-coreanos chegou ao Japão, para a seguinte missão: inspecionar a usina nuclear de Fukushima Daiichi. Os especialistas da Coréia do Sul estão avaliando a segurança do plano do Japão, que é a liberação da água tratada da usina nuclear no Oceano Pacífico.

www.nikkeyon.blogspot.com
Especialistas sul-coreanos visitam a usina nuclear de Fukushima.
Uma equipe de especialistas da Coréia do Sul visita a usina nuclear de Fukushima Daiichi, para avaliar a segurança da água tratada e estocada no local. Foto: NHK News.

A delegação é composta por 30 membros aproximadamente. Também está incluído altos funcionários da Comissão de Segurança e Proteção Nuclear da Coréia do Sul e especialistas em meio ambiente marinho.

De acordo com a agenda, a equipe irá inspecionar o local do armazenamento, da água tratada da usina, na terça e quarta-feira (23 e 24 de maio). Nos mesmos dias, eles verificarão os resultados das análises de laboratório e a construção das instalações para a liberação da água tratada no oceano.

A operadora da usina de Fukushima, a Tokyo Electric Power Company (TEPCO), está se preparando para começar a liberar água tratada, por volta de julho ou agosto deste ano.

A água tratada da usina de Fukushima será diluída primeiramente com água não-contaminada, reduzindo os níveis de trítio radioativo para cerca de 1/7. A equipe japonesa, que trata a água da usina antes de lançá-la no oceano, segue os padrões de segurança da  Organização Mundial da Saúde para água potável.

Os especialistas sul-coreanos só conseguiram a autorização do governo japonês, após um acordo ser feito em uma reunião de cúpula entre os dois países, realizado no dia 7 de maio. Os sul-coreanos ficarão no Japão até sexta-feira, 26 de maio.

Na segunda-feira, 22 de maio, funcionários japoneses de governo (do Ministério da Economia, Comércio e Indústria e do Ministério das Relações Exteriores) e funcionários da própria TEPCO, informaram a equipe sul-coreana sobre o andamento do plano de liberação da água tratada da usina no oceano.

O governo do Japão pretende obter o entendimento do governo da Coréia do Sul, dissipando qualquer preocupação (sobre a radiação na água) por meio da visita da delegação sul-coreana em Fukushima. Além disso, o Japão, com a visita dos especialistas sul-coreanos, quer uma avaliação positiva de segurança pela Agência Internacional de Energia Atômica.

O governo da Coréia do Sul informou que o objetivo da visita em Fukushima Daiichi é verificar meticulosamente os efeitos da liberação da água usina no oceano. As autoridades sul-coreanas estão preocupadas com uma possível contaminação radioativa, na água e nos produtos marinhos da Coréia do Sul, e estudam a implementação de medidas necessárias em caso de poluição nuclear.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

terça-feira, 23 de maio de 2023

Qual o resultado para os ucranianos?

Zelenskyy elogia as conquistas diplomáticas, incluindo a visita ao Japão.


Hiroshima - Depois de sua participação nas reuniões da cúpula do G7 em Hiroshima, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, celebrou suas recentes conquistas diplomáticas com seus apoiadores internacionais.

www.nikkeyon.blogspot.com
Zelenskyy elogia as conquistas diplomáticas, incluindo a visita ao Japão.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, discursa durante a cúpula do G7 no domingo, na cidade de Hiroshima. Foto: NHK News.

Zelenskyy chegou a Hiroshima no sábado, 20 de maio, após ele participar de uma outra cúpula no dia anterior, na Arábia Saudita. Somente no domingo, o presidente ucraniano conseguiu se juntar aos líderes do G7.

O gabinete presidencial da Ucrânia divulgou uma mensagem de vídeo de Zelenskyy, na noite de domingo, após a conclusão da cúpula do G7.

Através do vídeo, Zelenskyy observou que o mundo está atento à posição da Ucrânia: "Temos o entendimento internacional da maioria a nosso favor, em defesa da Ucrânia. Isso também inclui o interesse de recuperar todo o território ucraniano que é controlado pelos russos".

"O respeito por todos os ucranianos é especial", disse Zelenskyy ao agradecer o G7, por mencionar a situação da Ucrânia como um dos itens principais da agenda da cúpula.

Enquanto isso, o gabinete presidencial russo anunciou, no domingo, a conclusão de sua operação militar para "libertar" Bakhmut, no leste da Ucrânia.

O Kremlin informou que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, parabenizou a empresa militar privada Wagner Group, bem como o pessoal do serviço russo.

A cidade de Bakhmut é um dos principais campos de batalha na região leste de Donetsk, onde tropas russas e ucranianas travam ferozes combates.

Antes do anúncio, o ministério de defesa russo reivindicou suas forças armadas na região, onde o Grupo Wagner assumiu o controle total de Bakhmut.

Do outro lado, o presidente Zelenskyy negou as alegações da Rússia, em uma entrevista coletiva no domingo, após o término da cúpula do G7.

O comandante do exército ucraniano, o coronel general Oleksandr Syrskyi, enfatizou que as forças do país continuam com suas operações ofensivas. Ele postou um vídeo nas redes sociais no domingo, mostrando sua visita aos soldados na linha de frente, perto de Bakhmut.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 22 de maio de 2023

Encerramento da cúpula em Hiroshima.

Primeiro-ministro do Japão apresenta o resultado da cúpula do G7.


Hiroshima - A cúpula do G7 foi encerrada neste domingo, 21 de maio, onde vários líderes mundiais estiveram presentes na cidade de Hiroshima, discutindo formas para alcançar a paz mundial. O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, finalizou a cúpula dando o balanço geral dos três dias do evento.

www.nikkeyon.blogspot.com
Primeiro-ministro do Japão apresenta o resultado da cúpula do G7.
A cúpula do G7 terminou neste domingo, 21 de maio, na cidade de Hiroshima. No encerramento, o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, falou sobre o resultado dos três dias do evento. Foto: NHK News.

Kishida elogiou a importância da reunião, realizada em uma cidade onde sofreu o primeiro bombardeio atômico do mundo. 

"Reafirmamos que não há vencedores em uma guerra nuclear. Uma guerra nuclear nunca deve ser travada. Sinto um significado histórico nesta cúpula. Os líderes do G7 presenciaram a declaração de um sobrevivente da explosão atômica. Através do sobrevivente, ouviu-se o relato real do que aconteceu em Hiroshima. Refletindo sobre os horrores de uma devastação nuclear, nós esperamos que a paz seja retomada mundialmente", declarou Kishida.

O primeiro-ministro japonês enfatizou que qualquer tentativa de mudar o mundo, usando a força, não será tolerada. Ele afirmou que o G7 estará trabalhando para trazer uma paz justa e duradoura na Ucrânia, o mais rápido possível.

"Sinto que foi significativo a presença do presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, no Japão. Durante a cúpula, uma solidariedade inabalável foi mostrada entre o G7 e a Ucrânia. Confirmou-se a importância de uma ordem internacional livre e aberta, baseada no estado de direito. Demonstramos fortemente, para o mundo, que renovamos nosso compromisso de proteger a Ucrânia", disse Kishida.

"À medida que a invasão da Rússia se arrasta, a economia global enfrenta sérios desafios: como inflação, escassez de alimentos e falta de energia. O G7 irá liderar os esforços para alcançar o crescimento sustentável. Além disso, iremos trabalhar com outras nações para aumentar a resiliência econômica e a segurança internacional, fortalecendo as cadeias de suprimentos e a infraestrutura", observou Kishida.

Os líderes do G7 disseram a Zelenskyy que eles fornecerão, à Ucrânia, toda a ajuda financeira e militar necessária. O presidente ucraniano expressou gratidão pelo apoio oferecido do G7.

Ainda no domingo, Zelenskyy se encontrou com o presidente dos EUA, Joe Biden. O presidente americano aproveitou a ocasião para anunciar um novo pacote de ajuda militar, como munição, artilharia e veículos blindados. O presidente ucraniano agradeceu Biden, dizendo que aprecia muito o apoio dos EUA. 


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 21 de maio de 2023

Volodymyr Zelenskyy em Hiroshima.

Presidente da Ucrânia chega ao Japão para participar da cúpula do G7.


Hiroshima - O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, chegou a Hiroshima na tarde deste sábado, 20 de maio, para participar da reunião de cúpula do G7. Esta é sua primeira viagem à Ásia, desde que a invasão da Rússia na Ucrânia começou, em fevereiro de 2022.

www.nikkeyon.blogspot.com
Presidente da Ucrânia chega ao Japão para participar da cúpula do G7.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, chegou a Hiroshima na tarde deste sábado, 20 de maio. Zelenskyy é convidado especial da cúpula do G7 no Japão. Foto: NHK News.

O governo do Japão informou que Zelenskyy se reunirá com os líderes do G7 (Japão, Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Canadá e Itália), em duas sessões no domingo, 21 de maio. No primeiro encontro, os líderes estarão conversando diretamente sobre a guerra na Ucrânia. Na segunda sessão, será discutido a paz e a estabilidade global, incluindo líderes não pertencentes do G7. Além do presidente da Ucrânia, estarão presentes os líderes da Índia, Brasil, Coréia do Sul e Indonésia.

Depois de chegar ao Japão, Zelenskyy postou uma mensagem nas redes sociais dizendo: "Japão, G7. Reuniões importantes com parceiros e amigos da Ucrânia. Segurança e cooperação aprimorada para nossa vitória. A paz ficará mais próxima a partir de hoje".

Além de se encontrar com o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, Zelenskyy também se encontrará com o presidente dos EUA, Joe Biden, segundo as informações do governo da Ucrânia.

Domingo será o dia mais importante da cúpula. Todos os líderes convidados, e outros representantes, estarão reunidos com os chefes de estados do G7.

"Estou muito feliz em receber as pessoas de países parceiros e das organizações internacionais em Hiroshima. Nesta reunião de cúpula,  quero discutir as formas como poderemos resolver, junto com outros líderes, as crises complexas que o mundo enfrenta", disse Kishida.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 20 de maio de 2023

Detalhes do caso Ichikawa.

Danshiro Ichikawa e sua esposa podem ter morrido de envenenamento psicotrópico, segundo a polícia.


A Nikkey ON! está voltando a postar o caso da família Ichikawa, informando detalhes do caso que chocou a sociedade japonesa. No dia anterior, o blog afirmou que o ator de teatro Kabuki, Ennosuke Ichikawa, tinha tirado sua própria vida, junto com a morte de seus pais. Essa informação não está correta. O blog pede desculpas aos leitores pela forma como a notícia foi divulgada neste canal. O post do dia anterior, intitulado "Teatro Kabuki em luto", teve o texto corrigido. Abaixo, novas informações da polícia de Tóquio, dando mais detalhes sobre a morte dos pais de Ennosuke Ichikawa.

www.nikkeyon.blogspot.com
Danshiro Ichikawa e sua esposa podem ter morrido de envenenamento psicotrópico, segundo a polícia.
A polícia informou nesta sexta-feira, 19 de maio, que Danshiro Ichikawa (direita) e sua esposa morreram de envenenamento por drogas psicotrópicas. Já o caso do ator Ennosuke Ichikawa (esquerda), ele não correu risco de vida no incidente, sendo liberado pelo hospital. A tragédia da família Ichikawa chocou a sociedade japonesa, que ainda não sabe os motivos que levaram uma família famosa a cometer suicídio. Foto: NHK News. 

Tóquio - Nesta sexta-feira, 19 de maio, a polícia de Tóquio deu mais informações sobre a tragédia da família Ichikawa. De acordo com a autópsia, os pais de Ennosuke Ichikawa podem ter morrido de envenenamento psicotrópico.

Na manhã de quinta-feira, 18 de maio, o ator de Kabuki, Ennosuke Ichikawa, foi encontrado desmaiado o porão de sua residência, assim como seu pai (Danshiro Ichikawa) e sua mãe, que também foram achados desacordados na sala de estar da casa. Nas proximidades do porão, a polícia encontrou uma aparente nota de suicídio da família.

Os pais de Ennosuke foram declarados mortos, por uma equipe médica do hospital de Tóquio, no mesmo dia em que o incidente aconteceu. No dia seguinte, uma autópsia foi realizada no casal Ichikawa, onde os resultados mostraram que eles morreram de envenenamento por drogas psicotrópicas.

Já o caso do ator Ennosuke, ele foi levado ao hospital, mas sem risco de morrer. No dia do incidente, ele apresentava dificuldades de falar, sem conseguir explicar o que de fato aconteceu em sua casa. Segundo a polícia, Ennosuke já obteve alta do hospital.

Os investigadores do caso informaram que nenhuma droga indutora de sono, ou outras drogas da mesma categoria, foram encontradas na residência da família Ichikawa. A polícia está tentando determinar o que o casal ingeriu para ter provocado a morte deles.

Além disso, a polícia pretende interrogar Ennosuke Ichikawa brevemente, para descobrir o que levou à morte de seus pais.

 
Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 19 de maio de 2023

Teatro Kabuki em luto.

Famoso ator de Kabuki, Ennosuke Ichikawa, é encontrado inconsciente em sua residência, junto com sua família.


Tóquio - Na manhã desta quinta-feira, 18 de maio, o ator Ennosuke Ichikawa (47 anos) foi encontrado inconsciente por seu empresário, na residência do artista. Além do ator, mais duas pessoas foram encontradas desacordadas na casa: o pai e a mãe de Ennosuke. 

www.nikkeyon.blogspot.com
Famoso ator de Kabuki, Ennosuke Ichikawa, é encontrado inconsciente em sua residência, junto com sua família.
O ator de Kabuki, Ennosuke Ichikawa (47 anos), foi encontrado inconsciente em sua residência, na manhã desta quinta-feira. A polícia acredita que ele tenha tentado se suicidar. O pai e a mãe de Ennosuke acabaram morrendo. Foto: NHK News.

A polícia acredita que o ator, tenha tentado o suicídio, junto com sua família. De acordo com as investigações, Ennosuke não tinha problemas pessoais. O ator morava com seus pais, na região de Meguro Ward, em Tóquio. O pai, Danshiro Ichikawa (76 anos), e a mãe do artista (não teve o nome revelado, mas ela estava com 75 anos) foram encontrados desacordados na sala de estar, no segundo andar do sobrado onde viviam. O casal não apresentava qualquer ferimento físico em seus corpos.

Ennosuke foi encontrado inconsciente, no quarto semi-porão de sua residência.  Junto com ele, foi achado uma carta de suicídio, com a assinatura do artista. Ele não corre risco de vida. Já os pais de Ennosuke, a equipe médica de um hospital confirmou a morte do casal.

Os investigadores acreditam que o chocante incidente está relacionado com a matéria de uma revista semanal, publicada na mídia nesta quinta-feira (no mesmo dia do suicídio do ator).  A publicação relata que Ennosuke Ichikawa estaria envolvido em casos de abuso sexual e assédio moral de pessoas, envolvendo outros atores e funcionários de seu teatro de Kabuki.

O famoso teatro Meijiza, localizado em Tóquio, cancelou a apresentação de uma peça de Kabuki na tarde de quinta-feira, onde Ennosuke era o ator principal da obra. Membros da equipe chegaram a informar ao pessoal do teatro que o ator estava se sentindo mal, incapaz de atuar no dia.

Nascido em 1975, Ennosuke Ichikawa atuou pela primeira vez em 1980, em uma peça chamada "Yoshitsune Sembon Zakura" (Yoshitsune e as mil cerejeiras). O ator assumiu o prestigiado nome artístico de sua família em junho de 2012, aos 36 anos, sendo representante da quarta geração do clã de artistas. 

O pai de Ennosuke, Danshiro Ichikawa, também era ator de Kabuki. Em outra parte da família, o primo de Ennosuke, Chusa Ichikawa, é considerado um respeitável ator de teatro no Japão.

Além do Kabuki, Ennosuke também ficou famoso em papéis de teatro e de dramas para TV. Ele atuou e produziu uma peça chamada "Super Kabuki", baseada no popular mangá japonês "One Piece".

A polícia de Tóquio continuará investigando os reais motivos que levaram a família cometer o suicídio.


Fontes: The Mainichi / NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 18 de maio de 2023

Escândalo no mundo J-Pop.

Ex-artistas do J-Pop afirmam que casos de abusos sexuais são comuns, na indústria do entretenimento no Japão.


Tóquio - Nesta terça-feira, 16 de maio, dois ex-ídolos do J-Pop se reuniram para uma conversa com legisladores do Partido Democrático Constitucional do Japão (CDP), diante de uma polêmica que ganhou as primeiras páginas da mídia japonesa. Os rapazes declararam recentemente, para a imprensa, que foram vítimas de abuso sexual da agência de talentos Johnny & Associates Inc.

www.nikkeyon.blogspot.com
Ex-artistas do J-Pop afirmam que casos de abusos sexuais são comuns, na indústria do entretenimento no Japão.
Kauan Okamoto (direita) e Yasushi Hashida (esquerda) conversam com os legisladores da oposição, na Dieta em 16 de maio, sobre meios de proteger menores de idade contra abusos sexuais. Foto: The Asahi Shimbun.

Kauan Okamoto (26 anos) e Yasushi Hashida (37 anos) afirmaram que, na época que eram adolescentes, foram abusados sexualmente por Johnny Kitagawa, fundador da Johnny & Associates. A agência de Kitagawa é uma das mais poderosas empresas de formação de jovens talentos do Japão.

Depois que o escândalo repercutiu no Japão, os responsáveis pela Johnny & Associates emitiram um pedido de desculpas em 14 de maio, devido às acusações de abuso em torno de Kitagawa. O fundador da agência de talentos morreu em 2019, aos 87 anos.

"É difícil para os menores de idade entenderem, completamente, a situação de abuso que estão passando. Senti que não estava em posição de ser protegido pela lei. Temia que o culpado fosse encoberto pelas autoridades, mesmo que eu avançasse com meu caso na justiça", disse Okamoto.

Okamoto também acrescentou que a indústria do entretenimento no Japão (não apenas a Johnny & Associates) está repleta de abusos sexuais e bullying. "Isto deve ser mudado. A discussão de hoje é um passo para transformações positivas do amanhã",  exclamou Okamoto.

"Não é fácil prevenir 100% dos abusos contra adolescentes. Mas dando pequenos passos na justiça, ainda poderá fazer a diferença no futuro", acrescentou Hashida.

A atual Lei de Prevenção de Abuso Infantil do Japão é amplamente projetada para lidar com casos de abuso doméstico. A lei não é aplicada aos perpetradores (agressores), se eles não forem o tutor legal da criança (no caso de ser a vítima de abusos).

Alguns membros do CDP estão pedindo a revisão da lei, ampliando a definição de abusadores de crianças.

Observação: Kauan Okamoto é brasileiro, descendente de japoneses. Ele nasceu na província de Aichi, começando a estudar e a trabalhar no mundo do entretenimento do Japão aos 15 anos. Atualmente, Okamoto canta (em japonês), escreve músicas e é blogueiro, tendo um canal de entretenimento no Youtube. Ele foi o primeiro artista a ter coragem de denunciar os abusos da agência Johnny & Associates, no início deste ano. O caso só veio à tona quando um canal britânico, a BBC, lançou um documentário, relatando a história escandalosa de Johnny Kitagawa. O documentário se chama (traduzido em português) "Predador: O escândalo secreto do J-Pop". 


Fontes: The Asahi Shimbun / Jpop Wiki / BBC News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quarta-feira, 17 de maio de 2023

Aprovação para o reajuste da energia.

A partir de junho, a conta de eletricidade ficará mais cara no Japão.


Tóquio - O custo de vida está ficando cada vez mais alto no Japão. No próximo mês, a população passará a pagar mais caro a conta de eletricidade. O aumento da tarifa foi uma solicitação das principais empresas de energia do país ao governo japonês.

www.nikkeyon.blogspot.com
A partir de junho, a conta de eletricidade ficará mais cara no Japão.
A partir de junho de 2023, a tarifa de eletricidade ficará mais cara para o consumidor no Japão. O encarecimento da conta de luz poderá ficar entre 15% e 40% de reajuste. Foto: NHK News.

O Ministro da Economia, Comércio e Indústria do Japão, Yasutoshi Nishimura, informou o aumento durante uma coletiva de imprensa: "Recalculamos as tarifas de eletricidade, depois de considerar cuidadosamente os últimos valores dos combustíveis e outros fatores".

Os níveis salariais dos trabalhadores também foram levados em consideração pelo Ministério da Economia, Comércio Exterior e Indústria do Japão. A aprovação do governo é necessária, antes do aumento das tarifas de energia para o consumidor.

As sete empresas responsáveis pelo fornecimento de eletricidade no Japão, incluindo a Tokyo Electric Power Company, pediram permissão ao governo japonês para o aumento das tarifas. 

As empresas de energia estão sofrendo com o aumento de seus custos. O gás natural, usado nas termelétricas para produção de eletricidade no Japão, vem encarecendo de preço com muita frequência no mercado exterior.

O aumento médio (para o consumidor final) começará em 15%, variando de acordo com a empresa de energia. O maior salto, do aumento da tarifa, poderá chegar a quase 40% de reajuste.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

terça-feira, 16 de maio de 2023

Queria jogar uma bomba para protestar?

Mulher é presa perto do consulado dos EUA, após dizer que tinha um artefato explosivo.


Naha - Nesta segunda-feira, 15 de maio, uma mulher de 44 anos foi presa próxima do consulado geral dos EUA, em Okinawa. Segundo a polícia, a mulher afirmou, ao guarda de plantão, que ela carregava um cano de metal com pólvora dentro. 

www.nikkeyon.blogspot.com
Mulher é presa perto do consulado dos EUA, após dizer que tinha um artefato explosivo.
Fachada do consulado geral dos Estados Unidos em Urasoe, província de Okinawa. Foto: Kyodo News.

Imediatamente, a polícia local restringiu temporariamente o tráfego na área. O artefato não explodiu e ninguém ficou ferido no incidente em Urasoe, cidade vizinha à capital Naha.

A mulher manifestante, chamada Akino Miyagi, é moradora da vila de Higashi, na região sul de Okinawa. Ela foi presa na hora pela polícia, por obstruir os deveres oficiais e ameaçar o policial de guarda do consulado, dizendo que iria jogar o cano de metal no local. Ela negou a acusação.

Miyagi já esteve envolvida em protestos em Okinawa. Em um deles, ela esteve em uma manifestação pedindo a remoção de resíduos tóxicos no arquipélago, deixados pelos militares dos EUA . Nessa época, os militares americanos tinham devolvido ao Japão, parte das instalações da Área de Treinamento Militar do Norte.

Em um comunicado, o consulado americano (em Urasoe) agradeceu à polícia local pela ação imediata contra a mulher. 

O incidente ocorreu no mesmo dia em que a província de Okinawa completou 51 anos da reintegração do arquipélago ao domínio japonês. Okinawa foi ocupada pelos norte-americanos no final da Segunda Guerra Mundial, domínio que durou 27 anos.


Fonte: Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 15 de maio de 2023

Cidades dos milionários.

Nova York e Tóquio são algumas das cidades mais ricas do mundo, segundo uma consultoria.


Londres - Segundo um relatório divulgado por uma consultoria britânica, Nova York é a cidade mais rica do mundo (em termos de milionários), seguida pela cidade de Tóquio.

www.nikkeyon.blogspot.com
Nova York e Tóquio são algumas das cidades mais ricas do mundo, segundo uma consultoria.
Segundo um relatório da Henley & Partners, Tóquio é a segunda cidade com o maior número de milionários no mundo. Em primeiro lugar está a cidade de Nova York, nos EUA. Foto: The Asahi Shimbun.

Na lista das cidades com maior número de pessoas ricas, três cidade americanas e três chinesas chegaram no TOP 10. De acordo com o relatório, Tóquio é a cidade com um número relativamente baixo de bilionários, com apenas 14 pessoas com mais de um bilhão de dólares americanos.

No dia 18 de abril, a consultoria britânica Henley & Partners compilou a lista com base no número de indivíduos com patrimônio para investimento (propriedades, dinheiro e ações) superior a US$ 1 milhão (ou 134 milhões de ienes).

Nova York ficou em primeiro lugar no mundo, com 340.000 milionários. Em segundo lugar ficou Tóquio, com 290.300 milionários.

Entretanto, a pesquisa constatou que a cidade de Tóquio tem 250 centimilionários (indivíduos cuja riqueza pessoal foi estimada em US$ 100 milhões). A quantidade de centimilionários de Tóquio representa quase um terço da cifra da cidade de Nova York.

A consultoria britânica observou o seguinte: "A riqueza é distribuída de maneira relativamente uniforme em Tóquio. As classes médias e os milionários, de nível inferior, são os que controlam a maior parte do capital da metrópole japonesa".

Três cidades americanas e duas cidades chinesas (excluindo Hong Kong) tiveram aumentos entre 35% e 72% no número de indivíduos ricos, desde o ano de 2012.

No entanto, o relatório diz que o número de indivíduos ricos diminuiu 5% em Tóquio, 15% em Londres e 27% em Hong Kong. No lado oposto, a Henley & Partners também afirma que o número de indivíduos ricos está aumentando, notavelmente, nos Estados Unidos e na China continental.

Além disso, sete das 10 cidades mais ricas estão localizadas em países que oferecem programas de migração de investimento, excluindo Japão e China continental.

As 10 cidades mais ricas do mundo, de acordo com a Henley & Partners, são: Nova York (1ª lugar), Tóquio (2ª lugar), Área da Baía de São Francisco (3ª lugar), Londres (4ª lugar), Cingapura (5ª lugar), Los Angeles (6ª lugar), Hong Kong (7ª lugar), Pequim (8ª lugar), Xangai (9ª lugar) e Sidney (10ª lugar).


Fonte: The Asahi Shimbun.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 14 de maio de 2023

Acelerou o carro por engano.

Cinco mulheres ficam feridas, após um carro invadir o supermercado.


Nagoya - Por volta das 9h45 deste sábado, 13 de maio, um homem (80 anos) provocou um sério acidente no estacionamento de um supermercado na cidade de Inazawa, província de Aichi. 

www.nikkeyon.blogspot.com
Cinco mulheres ficam feridas, após um carro invadir o supermercado.
Um homem, de 80 anos, provocou um sério acidente com seu carro, no estacionamento de um supermercado em Inazawa, província de Aichi. Cinco mulheres ficaram feridas no incidente. Foto: Kyodo News.

Cinco mulheres, com idades entre 60 e 70 anos, ficaram feridas no incidente. Quatro vítimas sofreram ferimentos leves e uma outra está em estado grave no hospital. O motorista não se feriu no acidente.

De acordo com o boletim de ocorrência, o homem estava manobrando seu carro, um Toyota Prius Alpha, no estacionamento do supermercado e, de repente, bateu com violência na fachada de vidro da loja. 

Metade do veículo entrou dentro do recinto, destruindo vários produtos que estavam à venda no lado de fora do supermercado.

O motorista negligente deu a seguinte desculpa à polícia: "Por engano, pressionei o pedal do acelerador em vez do freio".

Uma mulher, funcionária do supermercado, presenciou todo o acidente. Ela disse aos repórteres: "Quando o carro arrebentou a fachada de vidro da loja, o estrondo do impacto parecia uma bomba explodindo".


Fonte; The Mainichi.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.