Tufão Mawar se aproxima da região de Okinawa.
Tóquio - Um poderoso tufão, chamado Mawar, deve se aproximar de Okinawa nesta quarta-feira, 31 de maio. Devido a sua força, a tempestade desencadeará na região fortes rajadas de vento, mar agitado e chuva forte.
www.nikkeyon.blogspot.com
A Agência Meteorológica do Japão informou que o tufão Mawar tem mostrado um movimento lento sobre o mar, ao sul de Okinawa, na tarde de terça-feira, 30 de maio.
Segundo a meteorologia, a tempestade tem uma pressão barométrica central de 950 hectopascais. Os ventos chegavam a uma velocidade de até 144 km/h (em seu centro) e suas rajadas atingiam 216 km/h.
As ilhas Sakishima de Okinawa já estão sofrendo com os ventos fortes. O tufão irá se aproximar mais, dessas ilhas, nesta quarta-feira. A previsão é que entre quinta-feira e sábado, o tufão chegue na ilha principal de Okinawa.
Na quinta-feira, a previsão prevê ventos com velocidade entre 108 e 144 km/h. As rajadas de vento podem variar entre 144 e 216 km/h.
As águas do mar de Okinawa já estão turbulentos. Na quinta-feira, ondas de até 9 metros de altura podem atingir o litoral da região. Na região de Amami, província de Kagoshima, as ondas do mar podem atingir até 8 metros de altura.
Chuvas localizadas poderão atingir toda Okinawa nesta quarta-feira. A forte chuva poderá ser o suficiente para emitir os alertas de perigo nas ilhas, entre 31 de maio e 3 de junho.
Os meteorologistas estão pedindo às pessoas de Okinawa que fiquem atentas para a força dos ventos, mar revolto e chuvas torrenciais.
Embora a ilha principal do Japão, a Honshu, esteja situada longe do caminho do tufão, recomenda-se cautela, devido à possibilidade de chuva forte. A região de Kyushu terá condições atmosféricas instáveis por causa do tufão, entre quarta-feira e sábado.
O governo do Japão está aconselhando a população para que se mantenha atualizada com as notícias, se informando sobre os boletins meteorológicos e ciente de quaisquer riscos nas regiões por onde o tufão passará.
Fonte: NHK News.