quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

Irregularidades nos motores.

Toyota paralisa produção, em meio a irregularidades nos testes de motores.


Tóquio - A Toyota Motor informou na segunda-feira, 29 de janeiro, que está suspendendo sua produção de veículos em quatro fábricas nacionais, após encontrar irregularidades em testes de certificação de motores de uma empresa do grupo. 

www.nikkeyon.blogspot.com
Toyota paralisa produção, em meio a irregularidades nos testes de motores.
Presidente da Toyota Motor, Koji Sato, anunciou na segunda-feira, 29 de janeiro, que a empresa está paralisando a produção de quatro fábricas nacionais, por irregularidades em testes de motores. Foto: NHK News.

A produção de veículos ficará interrompida em seis linhas produtivas até quinta-feira, 1 de fevereiro, de acordo com a montadora japonesa.

Koji Sato, presidente da Toyota Motor, conversou com os repórteres durante uma coletiva de imprensa. "Faremos esforços sérios para reiniciar a produção o mais rápido possível, garantindo que os procedimentos corretos sejam seguidos para obter a certificação", disse Sato.

As irregularidades nos testes envolvem três tipos de motores diesel, fabricados pela Toyota Industries.

As dúvidas da certificação já haviam levado a Toyota a suspender remessa de 10 modelos de automóveis, incluindo 6 modelos para o mercado japonês.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

terça-feira, 30 de janeiro de 2024

Elogio, ironia ou grosseria?

Taro Aso elogia a Ministra de Relações Exteriores e diz que ela "não é muito bonita".


Fukuoka - O vice-presidente do Partido Liberal Democrata do Japão, Taro Aso (83 anos), fez um inusitado discurso no último domingo, 28 de janeiro, na cidade de Ashiya, província de Fukuoka.

www.nikkeyon.blogspot.com
Taro Aso elogia a Ministra de Relações Exteriores e diz que ela "não é muito bonita".
Aso elogiou a Ministra das Relações Exteriores, Yoko Kamikawa de uma forma inusitada: errou seu nome duas vezes, a chamou de não muito bonita e disse que ela é uma "obasan" (velha senhora). Será que ela gostou? Foto: Reuters.

Segundo suas palavras, Aso elogiou a Ministra das Relações Exteriores do Japão, Yoko Kamikawa, mas erroneamente ele disse seu nome de "Kamimura" duas vezes. Além disso, ele comentou que não achava que a ministra pudesse ser chamada de "muito bonita".

Ainda tem mais: no seu discurso, Aso referiu-se a Kamikawa, que completa 71 anos em 1 de março, como uma "obasan" (velha senhora). Ele também disse coisas positivas, como as grandes habilidades diplomáticas e o bom inglês de Kamikawa, de acordo com a Kyodo News.

"Ela fala o que pensa e organiza reuniões com as pessoas, de outros países, que precisa conversar em particular. Isso tudo sem a ajuda de diplomatas", disse Aso.

Aso ficou impressionado com o fato de Kamikawa ter se encontrado, pessoalmente, com muitos dos outros ministros das relações exteriores, na Assembléia Geral das Nações Unidas. Isso foi logo que ela se tornou Ministra das Relações Exteriores, em setembro do ano passado. 

"Nenhum ministro das relações exteriores do Japão fez algo assim antes. Ela é uma nova estrela e pode inspirar o surgimento de novas estrelas na política", complementou Aso.

Yoko Kamikawa está na política desde 2000, quando foi eleita para a Câmara dos Representantes da Dieta Nacional do Japão. Entre setembro de 2020 a outubro de 2021, ela atuou como Ministra da Justiça. Em 2024, já como Ministra das Relações Exteriores, ela fez uma visita surpresa na cidade de Kiev, na Ucrânia, expressando apoio do Japão aos ucranianos, com a intenção de fortalecer a ajuda e os laços bilaterais com o país. Kamikawa é formada na Universidade de Tóquio e na Universidade de Harvard, nos EUA.


Fontes: Japan Today / Wikipédia.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

Aeroporto de Noto é reaberto.

Voos comerciais são retomados entre Tóquio e Ishikawa.


Tóquio - Na quinta-feira, 25 de janeiro, o aeroporto de Noto foi reaberto para o público, após a conclusão dos reparos das grandes rachaduras na pista de pouso e decolagem. O local foi muito danificado pelo grande terremoto do dia de Ano Novo no Japão.

www.nikkeyon.blogspot.com
Voos comerciais são retomados entre Tóquio e Ishikawa.
No sábado, 27 de janeiro, o primeiro voo comercial, entre os aeroportos de Haneda e Noto, voltaram a operar, depois do grande terremoto que sacudiu a província de Ishikawa. Foto: NHK News.

A companhia aérea All Nippon Airways (ANA) retomou seus voos comerciais, entre o aeroporto de Haneda e aeroporto de Noto, na manhã do sábado, dia 27 de janeiro.

Os passageiros do voo se reuniram no portão do terminal 2 de Haneda, para embarcar na primeira viagem para Ishikawa após o terremoto. Muitos iriam se reunir com parentes e amigos de lá.

Uma passageira de 60 anos, moradora da província de Kanagawa, disse a reportagem que iria ver seus pais na cidade de Wajima, província de Ishikawa. Ela disse que seus pais estão vivendo em um centro de evacuação. A casa deles ficou muito danificada pelo terremoto, podendo desabar a qualquer momento. Os pais da mulher não querem sair de Wajima e, por causa disso, ela está indo viajar até lá para conversar com eles. Os idosos poderão se mudar para algum alojamento temporário.

Um outro passageiro de 50 anos, morador de Tóquio, disse a reportagem que iria visitar um amigo próximo de Suzu, outra cidade da província de Ishikawa. O homem ficou chocado com a destruição provocada pelo terremoto, mas muito feliz por poder se reencontrar com seu amigo. Ele disse que espera ajudar a preparar refeições para as vítimas do terremoto, em um centro de evacuação.

A empresa aérea ANA informou que 62 passageiros embarcaram no primeiro voo para o aeroporto de Noto. O avião partiu do aeroporto de Haneda por volta das 10h30 de sábado.

Antes de terremoto, a empresa ANA operava 28 voos por semana, entre Haneda e Noto. Mas a partir de agora, a empresa terá apenas 6 voos comerciais por semana, até o final de fevereiro. As viagens de ida e volta, Haneda para Noto e Noto para Haneda, estão disponíveis nas terças, quintas e sábados.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 28 de janeiro de 2024

Foragido por quase 50 anos.

Polícia encontra homem suspeito por atentados em Tóquio na década de 70.


Tóquio - Durante a semana passada, a polícia do Japão informou para a imprensa que conseguiu achar um foragido da justiça de longa data, internado em um hospital próximo de Tóquio. O homem procurado era membro de um grupo extremista do Japão, responsável por uma série de atentados a bomba contra empresas de Tóquio nos anos 1970.

www.nikkeyon.blogspot.com
Polícia encontra homem suspeito por atentados em Tóquio na década de 70.
Satoshi Kirishima estava foragido da justiça japonesa por quase 50 anos. Ele foi responsável por atentados a bomba em Tóquio na década de 70, que deixou mortos e feridos. Foto: NHK News.

O fugitivo, Satoshi Kirishima, foi membro da Frente Armada Anti-Japão da Ásia Oriental. O grupo extremista provocou 12 ataques a bomba, entre 1974 e 1975, contra empresas japonesas que faziam negócios internacionais. 

O pior ataque a bomba feito pelo grupo ocorreu em agosto de 1974, contra a sede da Mitsubishi Heavy Industries no distrito comercial de Marunouchi, Tóquio. O atentado deixou oito pessoas mortas e 165 feridos.

Kirishima também é considerado suspeito de ter participado de um ataque a bomba em um prédio no distrito de Ginza, centro de Tóquio, em 1975.

A muitos anos que Kirishima estava na lista nacional de procurados pela justiça japonesa, por violação do regulamento penal do país para o controle de explosivos.

Segundo a polícia, Kirishima estava hospitalizado numa clínica médica na província de Kanagawa. O foragido usava um nome falso na ficha médica e está recebendo tratamento para um câncer em estágio terminal. Quando a polícia interrogou o homem internado na clínica, ele afirmou que era o procurado Satoshi Kirishima e está com quase 70 anos de idade.

A polícia continua colhendo mais informações a respeito do caso. Um teste de DNA será feito para confirmar se o homem, internado na clínica, é realmente Satoshi Kirishima.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 27 de janeiro de 2024

Ablação por radiofrequência.

Hospital de Tóquio inicia um novo tratamento para o câncer de mama.


Tóquio - O Centro Médico de Tóquio (Tokyo Medical Center) iniciou na quinta-feira, 25 de janeiro, um novo tipo de tratamento para o câncer de mama, em estágio inicial, que não envolve a remoção do tecido.

www.nikkeyon.blogspot.com
Hospital de Tóquio inicia um novo tratamento para o câncer de mama.
A Tokyo Medical Center iniciou na última quinta-feira, 25 de janeiro, um novo tratamento para o câncer de mama em estágio inicial. A nova técnica é menos invasiva que o tratamento padrão. Foto: NHK News.

O tratamento é conhecido como ablação por radiofrequência. Durante o procedimento, os médicos inserem eletrodos, em forma de agulha, na parte do corpo afetada pela doença. Os eletrodos geram calor no tecido da pele e acabam destruindo as células cancerígenas.

Os regimes públicos de seguro saúde do Japão começaram a cobrir o tratamento do cancro da mama, em fase inicial, no mês passado.

Atualmente, a remoção de todo, ou parte do tecido mamário, é o tratamento padrão no Japão. Isso vale mesmo para pacientes em estágio inicial da doença.

A ablação por radiofrequência é um tratamento menos invasiva, representando menos carga física para os pacientes. De acordo com os pesquisadores, um estudo clínico mostrou que a nova técnica é tão eficaz quanto o tratamento padrão para o câncer de mama.

Pacientes com um tumor maligno na mama, com menos de 1,5 centímetros de diâmetro, podem receber esse novo tratamento em instituições médicas certificadas pela Sociedade Japonesa de Câncer de Mama.

O vice-diretor do Tokyo Medical Center, Takayuki Kinoshita, disse que o tratamento do câncer de mama sem remover o tecido mamário beneficia os pacientes. Kinoshita foi quem liderou o estudo clínico no Japão, no uso de ablação por radiofrequência no câncer de mama.

"Eu e outros pesquisadores envolvidos iremos aprofundar nosso trabalho, tornando esse novo tratamento de câncer de mama disponível para mais pessoas no futuro", informou Kinoshita.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

Julgamento do incêndio criminoso.

Homem é condenado à morte pelo ataque ao estúdio Kyoto Animation.


Kyoto - Nesta quinta-feira, 25 de janeiro, um tribunal de justiça condenou um japonês à morte, pelo incêndio criminoso que matou 36 pessoas de um famoso estúdio de animação na cidade de Kyoto. O número de mortes é o maior já registrado em um julgamento criminal no Japão em mais de três décadas.

www.nikkeyon.blogspot.com
Homem é condenado à morte pelo ataque ao estúdio Kyoto Animation.
Nesta quarta-feira, 25 de janeiro, um tribunal de justiçade Kyoto condenou à morte o réu Shinji Aoba, pelo incêndio com mortes no estúdio da Kyoto Animation, ocorrido em 2019. Foto: NHK News.

Durante o julgamento, os promotores acusaram Shinji Aoba (45 anos) de assassinato e incêndio criminoso. No dia 18 de julho de 2019, Aoba foi até o estúdio da Kyoto Animation, despejou gasolina na entrada do recinto e ateou fogo. Além dos mortos, o ataque deixou outras 32 pessoas feridas. O prédio ficou completamente destruído pelo incêndio. 

O estúdio era conhecido por vários trabalhos de animação japonesa, como "Melancholy of Haruhi Suzumiya", "Violet Evergarden" e outros sucessos.

O juiz presidente do caso, Keisuke Masuda, considerou Aoba culpado no Tribunal Distrital de Kyoto. O juiz disse, durante a condenação, que o acusado não era louco e nem tinha capacidade diminuída quando incendiou o estúdio de animação.

Os advogados de defesa alegaram, durante o julgamento, que Aoba sofria de um transtorno mental e ele não poderia ser responsabilizado criminalmente.

Entretanto, o juiz Masuda ressaltou que Aoba hesitou em cometer o crime logo (como se estivesse escolhendo o momento certo para atear fogo no prédio) e agia como estivesse evitando os olhares das pessoas nas ruas. 

"Aoba cometeu o crime por vontade própria, sentindo rancor da Kyoto Animation. É muito grave e trágico que 36 pessoas tenham morrido num incêndio criminoso. É indescritível o terror e a dor que as  vítimas devem ter sofrido durante o ataque", disse o juiz Masuda.

Os promotores exigiram pena de morte, argumentando que Aoba é mentalmente competente para assumir a responsabilidade pelo crime. O réu argumentava que a Kyoto Animation tinha plagiado um de seus trabalhos, se iludindo sem ter provas concretas. Por esse motivo fútil, ele acabou tirando a vida de 36 pessoas, e ferindo outras 32 pessoas, em uma ação que impossibilitou a fuga das vítimas durante o incêndio.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

Nevasca no Japão.

Veículos ficam presos em estrada, no centro do Japão, devido à neve intensa.


Tóquio - Nesta quarta-feira, 24 de janeiro, uma forte nevasca na região central do Japão deixou veículos presos em um trecho de 5 quilômetros, em ambas as direções na via expressa Meishin.

www.nikkeyon.blogspot.com
Veículos ficam presos em estrada, no centro do Japão, devido à neve intensa.
Uma forte nevasca na manhã desta quarta-feira, 24 de janeiro, bloqueou o trânsito nos dois sentidos da via expressa Meishin, na província de Gifu. Vários veículos ficaram presos na neve, mobilizando o corpo de bombeiros e o serviço de limpeza da operadora da auto-estrada. Foto: NHK News.

A Central Nippon Expressway Company afirmou que o engarrafamento ocorreu próximo do trevo Sekigahara, na província de Gifu.

Em um trecho de 5,5 km nas pistas em direção à Tóquio, vários veículos ficaram presos no meio da neve até as 17 horas de quarta-feira. No sentido contrário e no mesmo horário, havia um engarrafamento de 6,6 km provocado pela neve também. 

Dois caminhões ficaram presos no trecho do engarrafamento, por volta das 9 horas da manhã. Antes dos caminhões chegarem, já havia alguns veículos que ficaram encalhados por causa da neve na estrada, deixando o trânsito totalmente bloqueado no início da manhã.

A operadora da auto-estrada mobilizou máquinas limpa-neve para desencalhar os veículos presos na nevasca. Entretanto, a empresa afirmou que os trabalhos de limpeza não estão acompanhando, devido à neve que não para de cair. Ainda não está claro quando o engarrafamento na neve poderá ser resolvido.

Os bombeiros da região informaram que dois jovens, uma criança de 5 anos e um bebê de 1 ano estavam em um automóvel encalhado na via expressa Meishin. Todos foram encaminhados ao hospital mais próximo após passarem mal por causa do frio.

Água, alimentos e outros suprimentos de ajuda humanitária estão sendo distribuídos às pessoas que ficaram presas na neve com seus veículos. 

O Ministério da Defesa do Japão comunicou que enviará ao local da nevasca cerca de 350 membros da Força de Autodefesa Terrestre (FDS), com base na cidade de Nagoya, província de Aichi. O pedido de ajuda foi feito pelo governo da província de Gifu, às 15 horas desta quarta-feira. Os membros da FDS irão ajudar na retirada da neve na pista, e entregarão alimentos e combustível para as vítimas do engarrafamento.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

Princesa na Cruz Vermelha.

Princesa Aiko começará a trabalhar em abril, após o término dos estudos.


Tóquio - A princesa Aiko, filha do imperador Naruhito e da imperatriz Masako, deverá trabalhar na Cruz Vermelha do Japão em abril, depois da formatura da universidade.

www.nikkeyon.blogspot.com
Princesa Aiko começará a trabalhar em abril, após o término dos estudos.
Assim que terminar os estudos na Universidade Gakushuin em março, a princesa Aiko irá trabalhar para a Cruz Vermelha do Japão em abril deste ano. Foto: NHK News.

A Agência da Casa Imperial anunciou na segunda-feira, 22 de janeiro, que o trabalho da princesa na Cruz Vermelha, com sede em Tóquio, começará em 1 de abril deste ano. Atualmente, Aiko está estudando no quarto ano da Universidade Gakushuin.

A Cruz Vermelha tem mais de 60 mil funcionários e administra hospitais, hemocentros e centros de treinamento de enfermagem em todo o Japão. A imperatriz Masako é a presidente honorária da organização.

Ultimamente, a princesa Aiko tem estado profundamente envolvida em atividades de bem-estar, através de seus deveres imperiais e seus estudos na universidade. Em outubro de 2023, a princesa, juntamente com seus pais, visitaram a Cruz Vermelha. Eles foram visitar as instalações da entidade e ver uma exposição no local, sobre os esforços de socorro da Cruz Vermelha após o Grande Terremoto de Kanto em 1923.

Demonstrando interesse pelo assunto, a princesa procurou a organização após ver a exposição, com o intuito de se envolver nas atividades da Cruz Vermelha do Japão. Os detalhes de seu trabalho ainda não foram determinados. Segundo a Agência da Casa Imperial, Aiko irá trabalhar como funcionária contratada, equilibrando seu trabalho na Cruz Vermelha e seus deveres imperiais. 

Através de um comunicado, por meio de um assessor, a princesa Aiko disse estar feliz por poder trabalhar para a Cruz Vermelha. Ela acrescentou que espera trabalhar duro como membro da entidade e continuar aprendendo cada vez mais.

O imperador e a imperatriz do Japão também emitiram uma declaração por meio de um assessor. Eles esperam que a filha cresça através do trabalho e faça o melhor para ajudar um grande número de pessoas.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Turismo no mar cheio de gelo.

Os primeiros blocos de gelo chegam à costa norte de Hokkaido.


Sapporo - O observatório meteorológico da cidade de Abashiri, na região norte da ilha de Hokkaido, registraram a chegada dos primeiros blocos de gelo em sua costa litorânea. Este ano, o fenômeno natural está ocorrendo mais cedo que o normal.

www.nikkeyon.blogspot.com
Os primeiros blocos de gelo chegam à costa norte de Hokkaido.
Nesta segunda-feira, Hokkaido registrou a chegada dos primeiros blocos de gelo na costa litorânea da cidade Abashiri, região norte da ilha. Foto: NHK News.

Por volta das 9h45 desta segunda-feira, 22 de janeiro, os meteorologistas confirmaram a existência de vários blocos de gelo no litoral norte de Abashiri. A navegação de embarcações comuns na área foi bloqueada para evitar acidentes.

Comparando com os dados anteriores, o fenômeno está ocorrendo 19 dias mais cedo do que o mesmo período do ano passado. Na média, a vinda dos blocos de gelo está acontecendo 13 dias antes do habitual.

Na costa do Mar de Okhotsk, os blocos de gelo estavam espalhados pelo mar da região. Nas cidades de Mombetsu e Shari, os gelos flutuantes chegaram em seus litorais no último domingo, 21 de janeiro.

A chegada dos blocos marca o início da temporada de passeios turísticos pelo mar, na qual o barco navega entre os gelos. 

Um barco turístico, chamado Aurora, voltou ao seu terminal no rio Abashiri, após uma viagem para observar os blocos de gelo. Nesta segunda-feira, o barco Aurora levou mais tempo do que o normal para atracar no porto, pois o rio estava repleto de pedaços de gelo.

No terminal, um casal de Tóquio veio até a região para ver os blocos de gelo pela primeira vez. Eles disseram que estavam ansiosos para andar de barco e ver a bela paisagem da região norte de Hokkaido.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

Doações para as vítimas do terremoto.

Arrecadações de fundos em Tóquio visa ajudar pequenas empresas da Península de Noto.


Tóquio - Após um forte terremoto devastar muitas cidades na província de Ishikawa, várias pessoas do Japão se sensibilizaram e iniciaram campanhas para arrecadar dinheiro para as vítimas da tragédia.

www.nikkeyon.blogspot.com
Arrecadações de fundos em Tóquio visa ajudar pequenas empresas da Península de Noto.
Depois que um grande terremoto destruiu cidades na Península de Noto, grupos de voluntários iniciaram campanhas de arrecadação de fundos para ajudar as vítimas da tragédia. Foto: NHK News.

Neste domingo, 21 de janeiro, um grupo de voluntários solicitou doações em dinheiro nas ruas do distrito de Shinjuku, em Tóquio. A intenção é juntar dinheiro para ajudar os artesões de laca de Wajima-Nuri. 

Os voluntários ficaram sabendo, através uma loja de artigos de laca (tigelas, caixas e pratos artesanais) da cidade de Wajima, que muitos artesões tiveram seus estúdios e escritórios destruídos com o terremoto do dia 1 de janeiro. 

O objetivo dos voluntários é arrecadar 11,3 milhões de ienes, ou cerca de 76 mil dólares, até o final de fevereiro. Todo dinheiro será usado para reconstruir os negócios dos artesões de laca e comprar suas ferramentas de trabalho.

Kosaku Saito, membro do grupo de voluntários, disse que os esforços, para preservar as indústrias locais e a cultura de Ishikawa, são importantes e espera que a campanha faça parte da reconstrução de pequenos negócios.

No mesmo dia (domingo), uma exibição beneficente de um documentário foi realizada no distrito de Shinagawa, em Tóquio.

O documentário, "A Genealogia do Saquê", destaca os mestres da bebida destilada em cidades como Wajima e Suzu, província de Ishikawa, ao longo de dois anos e meio.

A diretora do documentário, Kaori Ishii, pediu aos participantes do evento que mantivessem as pessoas da Península de Noto em suas mentes, e que refletissem sobre o longo processo de reconstrução da região.

A Ishikawa Sake Brewers Association afirmou que o terremoto deixou todos os 11 fabricantes de saquê da região de Oku-Noto, que inclui Wajima e Suzu, impossibilitados de operar suas instalações.

Ishii contou que cerca de 80 pessoas (e grupos também) em todo o Japão a contataram, para saber sobre a exibição de seu documentário. Todo o dinheiro arrecadado nos cinemas será doado para apoiar as vítimas das áreas atingidas pelo terremoto e tsunami da Península de Noto.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 21 de janeiro de 2024

Garotos punidos por causa do K-pop.

Adolescentes norte-coreanos são condenados em seu país, por assistirem vídeos da cultura pop sul-coreana.


Seul - Imagens raras obtidas pela BBC Coreana, em Seul, mostram a Coréia do Norte sentenciando publicamente dois adolescentes a 12 anos de trabalhos forçados, por assistirem K-dramas.

www.nikkeyon.blogspot.com
Adolescentes norte-coreanos são condenados em seu país, por assistirem vídeos da cultura pop sul-coreana.
Dois garotos de 16 anos (em pé e de costas na foto) são sentenciados publicamente na Coréia do Norte, por assistirem programas de TV sul-coreanos. Foto: BBC News.

O vídeo norte-coreano, que parece ter sido filmado em 2022, mostra dois garotos de 16 anos algemados na frente de centenas de estudantes, em um estádio ao ar livre.

Na filmagem, policiais uniformizados da Coréia do Norte repreendem os garotos condenados, por não "refletirem profundamente sobre seus erros".

O entretenimento sul-coreano, incluindo a programação da TV aberta, é proibido para os cidadãos da Coréia do Norte. Apesar dos riscos de alguém ser pego pelas autoridades, alguns norte-coreanos estão cientes das punições severas ao acessar K-dramas, que têm uma enorme audiência global.

Imagens como esta são raras. A Coréia do Norte proíbe fotos, vídeos e outras evidências da vida no país, evitando que esses materiais sejam divulgados ao mundo exterior.

É muito provável que, atualmente, as autoridades norte-coreanas estão reagindo com mais firmeza a esse tipo de incidentes. O vídeo disciplinar teria sido distribuído na Coréia do Norte, para a educação ideológica e para alertar os cidadãos norte-coreanos a não assistirem a "gravações decadentes".

Num trecho do vídeo, o narrador norte-coreano diz: "A cultura podre do regime fantoche se espalhou até mesmo entre os adolescentes (se referindo à cultura da Coréia do Sul). Eles têm apenas 16 anos, mas arruinaram os seus próprios futuros". Os menores condenados tiveram seus nomes e seus endereços revelados na Coréia do Norte.

No passado, menores norte-coreanos, que infringiam a lei desta forma, eram enviados para campos de trabalhos forçados para jovens, em vez de serem colocados atrás das grades. A pena era geralmente inferior a cinco anos.

Em 2020, no entanto, Pyongyang promulgou uma lei para tornar a visualização, ou distribuição de entretenimento sul-coreano no país, punível com morte.

Um desertor disse, anteriormente à BBC, que foi forçado a assistir a um fuzilamento de um homem de 22 anos na Coréia do Norte. O homem foi condenado à morte por ouvir músicas K-pop e compartilhar filmes sul-coreanos com seu amigo.

Choi Kyong-hui, CEO da "Sand" (South and North Development - um instituto de pesquisa que trabalha com desertores da Coréia do Norte), explicou que a disseminação dos K-dramas e K-pop se tornou um perigo para a ideologia de Pyongyang.

"A admiração pela sociedade sul-coreana pode em breve levar ao enfraquecimento do sistema... Isto vai contra a ideologia monolítica que faz os norte-coreanos reverenciarem a família Kim", disse Choi.


Fonte: BBC News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 20 de janeiro de 2024

Smartphones inteligentes.

Samsung lança smartphones com tecnologia IA e com traduções instantâneas.


Los Angeles - A empresa sul-coreana de tecnologia, Samsung Electronics, lançou sua nova linha de smartphones com recursos alimentados por inteligência artificial (IA), incluindo traduções de conversas em tempo real.

www.nikkeyon.blogspot.com
Samsung lança smartphones com tecnologia IA e com traduções instantâneas.
Na última quarta-feira, 17 de janeiro, a Samsung lançou sua nova linha de smartphones Galaxy S24, com tecnologia IA, capaz de fazer traduções instantâneas de conversas e mensagens de texto em até 13 idiomas diferentes. Foto: NHK News.

Em um evento na cidade de San Jose, estado da Califórnia (EUA), a Samsung apresentou sua nova linha Galaxy S24. 

As novas funções de tradução dos smartphones podem ser realizadas automaticamente em 13 idiomas diferentes, durante chamadas telefônicas e mensagens de texto.

Uma outra empresa sul-coreana, a SK Telecom, oferece atualmente a Samsung um serviço de interpretação de línguas estrangeiras em tempo real, baseado em IA, durante chamadas por meio de seu aplicativo. O mais interessante dessa tecnologia é que os novos smartphones fazem traduções automáticas, sem a necessidade de instalar um aplicativo adicional no aparelho.

Durante o evento em San Jose, um funcionário da Samsung informou ao público, que a nova linha de smartphones abre caminho para uma nova era de dispositivos móveis, com tecnologia de IA.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

Turistas deixam de visitar Ishikawa.

Indústria do turismo fica severamente prejudicada pelo terremoto na Península de Noto.


Tóquio - Uma autoridade de turismo do Japão informou esta semana que grande terremoto na província de Ishikawa prejudicou gravemente a indústria de viagens da região.

www.nikkeyon.blogspot.com
Indústria do turismo fica severamente prejudicada pelo terremoto na Península de Noto.
Segundo o comissário da Agência de Turismo do Japão, o turismo ficou seriamente prejudicada pelo terremoto na Península de Noto, ocorrido em 1 de janeiro. Foto: NHK News.

"Muitos hotéis e atrações turísticas de Ishikawa não voltaram a funcionar desde do dia do desastre, ocorrido em 1 de janeiro", disse Ichiro Takahashi, comissário da Agência de Turismo do Japão, aos repórteres na quarta-feira, 17 de janeiro.

Takahashi acrescentou que alguns empresários reabriram seus negócios (no caso hotéis e pousadas) para o turismo após o terremoto, mas muitos turistas estão cancelando as reservas.

"As lições dos desastres naturais anteriores mostram que o caminho para a recuperação do turismo, na Península de Noto, incluirá a restauração de instalações e a manutenção de empregos. Também é importante fornecer dados precisos sobre a região, combatendo rumores infundados e desinformação", explicou Takahashi.

"O número total de turistas estrangeiros, que visitam o Japão, não foi muito afetado pelo desastre. No entanto, houve cancelamentos de reservas por parte de visitantes da Ásia", informou Takahashi. 

A respeito dos desabrigados, o comissário disse que a Agência de Turismo do Japão continuará a ajudar as autoridades locais de Ishikawa, no caso de evacuação secundária. Isso significa que os evacuados poderão ser transferidos para hotéis e pousadas, fora das áreas atingidas pelo terremoto, oferecendo-lhes melhores condições de vida.


Fonte: NHK News.


quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

O Grande Terremoto de Hanshin-Awaji.

Japão homenageia as vítimas do terremoto de Kobe nesta quarta-feira.


Kobe - O dia 17 de janeiro de 1995 é uma data que muitos japoneses nunca vão esquecer. Há exatos 29 anos, o Grande Terremoto de Hanshin-Awaji destruía a cidade portuária de Kobe, província de Hyogo, deixando um saldo de 6.434 mortos.

www.nikkeyon.blogspot.com
Japão homenageia as vítimas do terremoto de Kobe nesta quarta-feira.
Na madrugada desta quarta-feira, 17 de janeiro, várias pessoas se reuniram em um parque de Kobe, para homenagear as vítimas do Grande Terremoto de Hanshin-Awaji. Foto: NHK News.

Em um parque do bairro Chuo, região turística e portuária de Kobe, moradores locais organizaram uma homenagem para as vítimas do desastre de 1995. Através de várias velas, dentro de pedaços de bambu, os organizadores formaram os enormes números "1.17", que representam a data do terremoto. Além disso, eles também formaram a palavra japonesa "Tomoni" com as velas, que significa "juntos" em português.

A palavra "Tomoni" foi escolhida este ano, para expressar a solidariedade de Kobe às pessoas afetadas pelo terremoto da Península de Noto, província de Ishikawa. O terremoto de Noto ocorreu no dia 1 de janeiro de 2024. Essa especial homenagem também é uma forma de transmitir as experiências, e lições obtidas de antigos desastres, para as gerações mais jovens.

Várias pessoas foram ao parque e fizeram um momento de silêncio às 5h46 da manhã, horário exato em que ocorreu o Grande Terremoto de Hanshin-Awaji, em Kobe. No mesmo dia, só que no período da tarde, uma outra homenagem foi realizada no local, lembrando das vítimas do recente terremoto de Noto, às 16h10.

Em 1995, mais de 300 mil pessoas de Kobe, e de regiões vizinhas, foram evacuadas para escolas e outras instalações de emergência após o terremoto. O Gabinete de Governo de Kobe afirma que mais de 900 sobreviventes morreram posteriormente, devido aos ferimentos sofridos e a deterioração da saúde pelo longo tempo vivendo em lugares improvisados.

O número de possíveis mortes relacionadas ao terremoto de Noto está aumento com o passar dos dias. A gestão da saúde das pessoas afetadas na província de Ishikawa, e o apoio à reconstrução de suas vidas, tornou-se um grande desafio.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

Mais terremotos em Ishikawa.

Fortes terremotos poderão atingir a Península de Noto nas próximas semanas.


Tóquio - A Agência Meteorológica do Japão (JMA) anunciou no dia 15 de janeiro que as atividades sísmicas continuam abalando a região central da Península de Noto. 

www.nikkeyon.blogspot.com
Fortes terremotos poderão atingir a Península de Noto nas próximas semanas.
Policiais procuram por pessoas desaparecidas na cidade de Suzu, província de Ishikawa, em 15 de janeiro de 2024. Foto: The Mainichi.

Mesmo duas semanas após o forte terremoto do dia 1 de janeiro, os residentes deverão tomar cuidado com tremores superiores a 5 pontos da escala sísmica japonesa, durante as próximas 2 a três semanas.

A JMA também alertou os residentes da província de Ishikawa sobre um possível tsunami, no case de um grande terremoto no fundo do mar.

As atividades sísmicas na Península de Noto estão ativas desde 2020. Depois do grande terremoto do Ano Novo, especialistas da JMA observaram tremores numa área mais ampla da Península de Noto. Entre 1 de janeiro e 15 de janeiro (até as 17 horas), terremotos de magnitude 1, ou superior, foram observados 1.405 vezes.

Nas áreas onde os tremores foram mais fortes, há um risco maior de desabamento de casas e desmoronamento de terra. A JMA apela aos residentes da península para que tenham cuidado com os tremores de terra, chuvas e nevascas. As pessoas também devem evitar áreas perigosas, ao menos que a entrada nessas áreas seja realmente necessário.


Fonte: The Mainichi.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

terça-feira, 16 de janeiro de 2024

Brasileiros homenageiam Aki Yashiro.

Evento brasileiro de músicas japonesas homenageia cantora enka, falecida em dezembro.


São Paulo - Na cidade de São Paulo, Brasil, é realizado anualmente um evento musical inspirado na famosa gincana da NHK, o "Kohaku Uta Gassen". Neste ano, sessenta competidores nipo-brasileiros foram divididos em time vermelho e time branco (igual do programa de fim de ano do Japão), mostrando todas suas habilidades para cantar sucessos na língua japonesa.

www.nikkeyon.blogspot.com
Evento brasileiro de músicas japonesas homenageia cantora enka, falecida em dezembro.
Nipo-brasileiros prestam uma homenagem a cantora Aki Yashiro, falecida em dezembro do ano passado. O tributo aconteceu num evento musical na cidade de São Paulo, parecido com a famosa gincana da NHK, Kohaku Uta Gassen. Foto: NHK News.

O Brasil é o país que tem a maior população de descendentes de japoneses fora do Japão. A versão brasileira da gincana da NHK completou 25 anos de existência, tendo como objetivo de transmitir conhecimento da música japonesa para as gerações mais jovens do Brasil.

A última cantora a se apresentar no palco, a brasileira Harumi Miyamura, cantou um hit de Aki Yashiro, em homenagem à cantora japonesa falecida em 30 de dezembro no Japão.

Aki Yashiro, que morreu aos 73 anos, ganhou popularidade entre os nipo-brasileiros depois que ela visitou o Brasil duas vezes, fazendo turnês de seus shows em solo verde e amarelo.

A cantora Miyamura afirmou que ela e sua família amam a cantora Yashiro, por sua voz rouca e pelo seu estilo dinâmico de cantar. Ela disse que cantar a música de Yashiro no evento, junto com outros cantores brasileiros, lhe trouxe muita alegria no palco.

O "Kohaku Uta Gassen Brasileiro" teve como vencedor deste ano a equipe vermelha. Isso eleva para 14 o número de vitórias do time vermelho, enquanto o time branco tem 11 vitórias.

A cantora japonesa Aki Yashiro se apresentou 23 vezes no "Kohaku Uta Gassen" da NHK do Japão. Em setembro de 2023, a cantora anunciou um hiato em sua carreira, para tratar de uma doença do colágeno. Em 9 de janeiro de 2024, foi noticiado publicamente que Yashiro faleceu em 30 de dezembro de 2023, após um ataque de "dermatomiosite anti-MDA5" e uma doença "pulmonar intersticial" de rápida progressão, em um hospital de Tóquio.


Fontes: NHK News / Wikipédia.

 
Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

Primeiro-ministro visita Ishikawa.

Japão concederá bilhões de ienes para ajudar as regiões afetadas pelo terremoto.


Tóquio - O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, disse neste domingo, 14 de janeiro, que o governo irá liberar 100 bilhões de ienes adicionais (US$ 690 milhões) dos fundos de reserva do orçamento fiscal 2023/2024. Essa ajuda tem o intuito de melhorar as condições de vida das pessoas afetadas pelo terremoto, ocorrido no dia 1 de janeiro na Península de Noto.

www.nikkeyon.blogspot.com
Japão concederá bilhões de ienes para ajudar as regiões afetadas pelo terremoto.
O primeiro-ministro Fumio Kishida conversa com as pessoas afetadas pelo terremoto de Ishikawa, durante uma visita a um centro de evacuação na cidade de Suzu. Foto: Kyodo News.

Kishida esteve na província de Ishikawa neste final de semana. Ele visitou as áreas devastadas pelo terremoto para avaliar os danos e conhecer as pessoas afetadas. 

Através de um helicóptero, Kishida inspecionou a situação na província de Ishikawa e visitou os centros de evacuação das cidades de Wajima e Suzu (os municípios mais danificados pelo terremoto).

Em uma base de apoio em Wajima, o primeiro-ministro expressou sua gratidão e encorajou o pessoal das Forças de Autodefesa, envolvidos nas buscas de desaparecidos e outras operações de ajuda. 

Baseado no que viu em Ishikawa, Kishida decidiu que irá utilizar os fundos de reserva do governo, para um pacote de ajuda emergencial.

O pacote emergencial incluíra a garantia de alojamentos temporários para as pessoas afetadas e a reconstrução de infra-estruturas danificadas pelo terremoto. Além disso, haverá medidas para processar resíduos da catástrofe e ajudar a reconstruir o parque industrial, a agricultura, a pesca e o turismo das áreas destruídas pelo terremoto e tsunami.

Até sábado, 13 de janeiro, o terremoto já tinha deixado 221 pessoas mortas na Península Noto. 


Fonte: Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 14 de janeiro de 2024

Lai Ching-te vence as eleições.

Atual vice-presidente de Taiwan é o novo presidente do país.


Taipei - Lai Ching-te, do Partido Democrático Progressista, venceu efetivamente as eleições presidenciais, tornando-se o novo presidente de Taiwan. Seus dois rivais de partidos da oposição admitiram derrota, assim que a maior parte dos votos foram apuradas.

www.nikkeyon.blogspot.com
Atual vice-presidente de Taiwan é o novo presidente do país.
Lai Ching-te, do Partido Democrático Progressista, acena para o público com um sorriso, após ser considerado o vencedor das eleições presidenciais de Taiwan. Foto: Kyodo News.

Hou Yu-ih, candidato derrotado do Partido Nacionalista de Taiwan, pediu desculpas aos seus apoiadores, num comício em Nova Taipei. Por não ter conseguido provocar uma mudança no governo, ele disse: "Decepcionei todo mundo. Desculpe me a todos."

O outro candidato, Ko Wen-je, ex-prefeito de Taipei e chefe do Partido Popular de Taiwan, também admitiu a derrota e agradeceu aos seus apoiadores, por mostrarem ao mundo que o país não tem apenas os outros dois principais partidos políticos rivais (DPP e KMT). 

O mundo tem acompanhado de perto as eleições presidenciais e legislativas de Taiwan. O país vizinho, a China, vem botando uma pressão implacável sobre a ilha democrática autônoma.

A vitória de Lai Ching-te, quando for oficialmente confirmada, garantirá ao partido DPP o terceiro mandato consecutivo de quatro anos. Lai é o atual vice-presidente de Taiwan.

Todos os três candidatos apelaram à manutenção do status quo no Estreito de Taiwan, caso fossem eleitos. Durante seus comícios, eles não procuraram afirmar a independência de Taiwan e nem a unificação com a China continental.

A China, liderada por comunistas, pretende trazer Taiwan de volta ao poder chinês, podendo utilizar a força se necessário. O governo chinês critica Lai, por ser um defensor da independência de Taiwan e um "criador de problemas". Os dois lados, China e Taiwan, são governados separadamente desde 1949, devido a uma guerra civil.

Nas eleições legislativas de Taiwan, 113 assentos estão sendo disputados por candidatos do DPP e do KMT, onde cada partido procura garantir o domínio do legislativo. Os observadores políticos afirmam que ambas as partes podem não conseguir a maioria das cadeiras, sendo possível que o outro partido, o TPP, mantenha o equilíbrio do poder.


Fonte: Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 13 de janeiro de 2024

Doenças após o terremoto.

Preocupações aumentam em Ishikawa, à medida que as doenças infecciosas se espalham.


Tóquio - Desde o grande terremoto que atingiu a Península de Noto no dia 1 de janeiro, cerca de 215 pessoas já morreram por causa do desastre. Acredita-se que 14 pessoas que foram evacuadas, para locais seguros, morreram por outras causas relacionadas ao terremoto.

www.nikkeyon.blogspot.com
Preocupações aumentam em Ishikawa, à medida que as doenças infecciosas se espalham.
Após o terremoto de 1 de janeiro, o governo de Ishikawa anda preocupada com as más condições sanitárias dos abrigos improvisados para os desabrigados do desastre. As doenças infecciosas estão aparecendo nesses locais, gerando preocupações futuras nos hospitais da província. Foto: NHK News.

Especialistas em medicina alertam sobre as mortes pós-terremoto, que pode aumentar devido às más condições sanitárias nos abrigos improvisados.

Mais de 22 mil cidadãos das áreas atingidas pelo desastre estão vivendo em cerca de 380 abrigos municipais, incluindo ginásios escolares.

Abrigos na cidade de Shika foram atingidos por surtos de COVID-19 e gripe. Para evitar novas infecções, autoridades municipais decidiram reunir pacientes com doenças infecciosas, em uma única instalação. Duas enfermeiras ficam de plantão durante 24 horas por dia.

Em um hospital na cidade de Wajima, cerca de 10 pessoas por dia estão dando entrada na instituição com algum tipo de doença infecciosa. O hospital tem mais de 100 leitos disponíveis, mas os médicos temem que uma super lotação de doentes ocorra dentro de uma semana.

Kuniyuki Kawasaki, do Hospital Municipal de Wajima, disse: "Os abrigos públicos parecem estar enfrentando infecções em grupo. Os sintomas dos pacientes já aparecem piores antes de chegarem aqui. Isso está colocando uma pressão significativa em nosso trabalho médico."

Alguns lares de idosos, na província de Ishikawa, carecem de água e energia elétrica. Em uma dessas instalações, cerca de 27 idosos foram obrigados a permanecerem nos corredores, depois que o terremoto danificou parte do edifício. Sabendo disso, autoridades locais providenciaram a transferência dos idosos para outras instalações em áreas não afetadas pelo desastre.

Mais de 10 dias após o terremoto e tsunami, pelo menos 1.900 pessoas ainda estão isoladas, devido às estradas e ferrovias danificadas. Os trabalhos de recuperação foram prejudicados pela neve, chuva e tremores secundários na Península de Noto. As estradas da província de Ishikawa estão bloqueadas em mais de 80 locais.

A construção de habitações temporárias já foi iniciada. Pessoas que perderam suas casas poderão se mudar para essas moradias a partir de fevereiro. Os desabrigados poderão ficar nesse local até dois anos sem pagar aluguel.

Alguns estudantes do ensino médio, das áreas destruídas pelo terremoto, precisaram viajar para a cidade de Kanazawa. Eles irão fazer os exames padronizados de admissão à universidade, que ocorrem neste fim de semana. Estudantes das regiões do terremoto que não puderem fazer os exames  de admissão neste sábado, 13 de janeiro, terão a oportunidade de fazer as provas duas semanas depois. 


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.