sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

Carros chineses se espalhando pelo mundo.

China pode ter se tornado o maior exportador de automóveis do mundo.


Tóquio - A Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis divulgou na quinta-feira, 11 de janeiro, os dados anuais de exportação de veículos "made in China". Segundo a entidade, o país exportou um recorde de 4,91 milhões de veículos em 2023.

www.nikkeyon.blogspot.com
China pode ter se tornado o maior exportador de automóveis do mundo.
China pode ter se tornado o maior exportador de automóveis do mundo em 2023, ultrapassando o Japão. O total de exportações japonesas ainda não foi divulgado pela associação do país. Foto: NHK News.

É quase certo que a China tenha ultrapassado o Japão como o maior exportador de automóveis do mundo em 2023. Os dados anuais do Japão ainda não foram divulgados pela associação japonesa. 

Até novembro do ano passado, as exportações de automóveis japoneses chegaram a 3,99 milhões de unidades. Acredita-se que o total das exportações do Japão, entre janeiro e dezembro de 2023, ficará abaixo das exportações da China.

O forte crescimento das exportações chinesas deve-se a um aumento de 70% nas exportações de veículos elétricos (e outros veículos movidos com novos tipos de energia). A cada ano que passa, os "EVs" (veículos elétricos) estão rapidamente tornando-se populares em todo o mundo.

Outro fator que ajudou os chineses a exportarem mais automóveis foi a Rússia. Enquanto todas as montadoras importantes do mundo saíram do mercado automobilístico russo, os chineses entraram com tudo. Muitas empresas deixaram a Rússia por causa da invasão russa na Ucrânia, iniciada em 2022.

As montadoras chinesas também têm aumentado suas vendas de veículos  elétricos nos países do Sudeste Asiático. Com o aumento da concorrência chinesa, as montadoras japonesas estão tendo um grande desafio pela frente. Durante anos, os japoneses tiveram elevadas vendas nos mercados das Filipinas, Indonésia, Malásia e Cingapura, por exemplo.

Em relação ao mercado interno chinês, a associação chinesa informou que as vendas domésticas de veículos novos do país em 2023 atingiram um recorde de vendas: mais de 30 milhões de unidades. Isso representa um aumento de vendas de 12% em relação ao ano anterior. E o que contribuiu para esse aumento gigantesco em vendas foi a forte demanda mundial por veículos elétricos.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário