Os esforços de resgate continuam, nas áreas atingidas pelo terremoto da península de Noto.
Tóquio - As equipes de resgate continuam trabalhando, intensamente, nas áreas devastadas pelo terremoto na província de Ishikawa, ocorrido em 1 de janeiro. As autoridades do governo confirmaram 94 mortes até agora. Mais de 200 pessoas estão desaparecidas.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
Muitas áreas na província de Ishikawa continuam com problemas de recebimento de ajuda humanitária. Os esforços de resgate continuam intensamente nas regiões afetadas pelo terremoto. Foto: NHK News. |
Muitas estradas que cortam a península de Noto permanecem intransitáveis, dificultando o acesso de ajuda aos sobreviventes. O governo central está analisando o envio de ajuda humanitária através de barcos, para as áreas isoladas na costa litorânea. As Forças de Autodefesa têm avaliado a situação das estradas que sofreram deslizamentos de terra, para efetuar a ajuda através de caminhadas em regiões de difícil acesso.
O governo da província de Ishikawa criou uma instalação para o transporte de suprimentos de socorro, vindos de várias partes do Japão. Esses itens de ajuda que chegam são carregados em veículos grandes e levados para as áreas afetadas pelo terremoto.
Cerca de 32 mil pessoas estão nos centros de evacuação da província. O governo local afirma que cerca de 66 mil famílias ainda estão sem água encanada.
O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, abordou a situação delicada dentro dos centros de evacuação.
"A deterioração das situações sanitárias é perceptível. Por favor, faça de tudo para melhorar as condições de higiene nos centros de evacuação, para ajudar os evacuados a permanecerem saudáveis. Por favor, tente evitar doenças e mortes relacionadas ao desastre", apelou Kishida aos grupos que ajudam os sobreviventes.
A Agência Meteorológica do Japão está alertando as pessoas das regiões afetadas para ficarem em alerta. Mais atividades sísmicas irão acontecer nos próximos dias, podendo ocorrer deslizamentos de terra e desabamento de casas.
O secretário de imprensa do Departamento de Defesa dos EUA informou, aos repórteres, que os americanos continuam em estreita comunicação com o Japão. Ele disse que os Estados Unidos estão prontos para ajudar a população da península de Noto.
Fonte: NHK News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário