Taro Aso elogia a Ministra de Relações Exteriores e diz que ela "não é muito bonita".
Fukuoka - O vice-presidente do Partido Liberal Democrata do Japão, Taro Aso (83 anos), fez um inusitado discurso no último domingo, 28 de janeiro, na cidade de Ashiya, província de Fukuoka.
www.nikkeyon.blogspot.com
Segundo suas palavras, Aso elogiou a Ministra das Relações Exteriores do Japão, Yoko Kamikawa, mas erroneamente ele disse seu nome de "Kamimura" duas vezes. Além disso, ele comentou que não achava que a ministra pudesse ser chamada de "muito bonita".
Ainda tem mais: no seu discurso, Aso referiu-se a Kamikawa, que completa 71 anos em 1 de março, como uma "obasan" (velha senhora). Ele também disse coisas positivas, como as grandes habilidades diplomáticas e o bom inglês de Kamikawa, de acordo com a Kyodo News.
"Ela fala o que pensa e organiza reuniões com as pessoas, de outros países, que precisa conversar em particular. Isso tudo sem a ajuda de diplomatas", disse Aso.
Aso ficou impressionado com o fato de Kamikawa ter se encontrado, pessoalmente, com muitos dos outros ministros das relações exteriores, na Assembléia Geral das Nações Unidas. Isso foi logo que ela se tornou Ministra das Relações Exteriores, em setembro do ano passado.
"Nenhum ministro das relações exteriores do Japão fez algo assim antes. Ela é uma nova estrela e pode inspirar o surgimento de novas estrelas na política", complementou Aso.
Yoko Kamikawa está na política desde 2000, quando foi eleita para a Câmara dos Representantes da Dieta Nacional do Japão. Entre setembro de 2020 a outubro de 2021, ela atuou como Ministra da Justiça. Em 2024, já como Ministra das Relações Exteriores, ela fez uma visita surpresa na cidade de Kiev, na Ucrânia, expressando apoio do Japão aos ucranianos, com a intenção de fortalecer a ajuda e os laços bilaterais com o país. Kamikawa é formada na Universidade de Tóquio e na Universidade de Harvard, nos EUA.
Fontes: Japan Today / Wikipédia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário