Forte terremoto atinge a costa do Mar do Japão. Alerta de tsunami é emitido para Ishikawa.
Tóquio - A Agência Meteorológica do Japão informou nesta segunda-feira, 1 de janeiro, que um terremoto de magnitude 7,6 atingiu a província de Ishikawa, na região de Chubu.
www.nikkeyon.blogspot.com
Um grande alerta de tsunami foi emitido para as províncias de Ishikawa, Niigata, Toyama, Yamagata, Fukui. Hyogo e outras regiões de norte a oeste da costa do Mar do Japão.
Esta é a primeira vez que um "alerta de um grande tsunami" foi emitido, desde o terremoto de 2011, no nordeste do Japão. O alerta desta segunda-feira foi emitido quando se esperava um tsunami de 3 metros ou mais.
A cidade de Wajima, na província de Ishikawa, relatou um tsunami de mais de 1,2 metro, às 16h21. A cidade de Toyama, província de mesmo nome, também registrou um tsunami de 80 cm às 16h35. Em Kanazawa, província de Ishikawa, a cidade teve um tsunami de 70 cm na costa litorânea. Na ilha Okushiri, em Hokkaido, o litoral registrou um tsunami de 50 cm de altura.
Tsunami de até 40 cm foi registrado na cidade de Sakata (província de Yamagata), no porto de Kashiwazaki (província de Niigata) e na ilha de Tobishima (província de Yamagata).
Os bombeiros da cidade de Wajima informaram que um incêndio eclodiu na região central. Imagens da televisão mostram um grande incêndio numa área residêncial da cidade.
Na cidade de Suzu, província de Ishikawa, pessoas feridas no terremoto foram levadas até o hospital local. Alguns médicos não conseguiram chegar até o hospital porque as estradas e ruas da cidade ficaram danificadas com o tremor de terra. Além disso, o hsopital está funcionando com um gerador de eletricidade, pois o fornecimento de energia elétrica foi cortada durante o terremoto.
A Hokuriku Electric Power Company afirmou que cerca de 33.000 famílias estão sem eletricidade na província de Ishikawa.
A East Japan Railway Company informou que a operação da linha Akita Shinkansen foi suspensa por volta das 17 horas desta segunda-feira. As linhas da Hokuriku Shinkansen também tiveram seus serviços parcialmente interrompidos e não se sabe quando voltará ao normal.
As Autoridades de Regulação Nuclear do Japão comunicaram que não houve problemas nos reatores da usina nuclear de Shika, na província de Ishikawa, após o terremoto. A Hokuriku Electric Power Company disse que ambos os reatores da usina nuclear estão desligados há muito tempo, bem antes do terremoto de Ishikawa acontecer.
Fonte: NHK News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário