segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

Vida embaixo dos escombros.

Idosa é resgatada 5 dias depois do terremoto de Ishikawa.


Tóquio - A polícia de Ishikawa informou que uma mulher de 90 anos foi resgatada com vida sob escombros, cerca de 124 horas depois do terremoto atingir a Península de Noto, na segunda-feira. 

www.nikkeyon.blogspot.com
Idosa é resgatada 5 dias depois do terremoto de Ishikawa.
Idosa é resgatada com vida após mais de 120 horas presa nos escombros de sua casa, destruída pelo terremoto de Ishikawa. Foto: NHK News.

A idosa foi encontrada no sábado, dentro de sua casa destruída pelo terremoto, na cidade de Suzu. A mulher foi levada rapidamente para um hospital. Ela recebeu tratamento e consegue conversar normalmente com as pessoas.

Caso como da idosa é considerado um milagre. Especialistas afirmam que as chances de sobreviver a um desastre diminuem substancialmente após as primeiras 72 horas.

As operações de resgate continuam, em meio ao clima frio e chuvoso na Península de Noto. Autoridades locais dizem que 128 pessoas morreram por causa do terremoto em Ishikawa. Mais de 200 pessoas continuam desaparecidas.

Os bombeiros têm intensificado as buscas por sobreviventes na cidade de Suzu. Aparentemente, os grupos de resgate estão usando uma lista do governo de residentes que ainda estão desaparecidos.

A situação é grave numa instituição para idosos que abriga 100 pessoas. O segundo andar da instituição foi severamente danificada pelo terremoto. Os idosos foram obrigados a viver em espaços limitados, amontoados em outros cômodos do prédio. Além disso, a instituição teve que recorrer ao uso da água da chuva armazenada, para usá-la como água de descarga nos vasos sanitários.

Um helicóptero das Forças de Autodefesa está sendo utilizado para operações de resgate em áreas isoladas. Na cidade de Wajima, os moradores ficaram presos na região, depois que o terremoto danificou as estradas de acesso.

Autoridades de Ishikawa receberam ligações de pessoas em comunidades locais isoladas. Os moradores presos nessas regiões afirmaram que seus alimentos, e outros suprimentos, estão acabando.

Mais de 30 mil pessoas na província de Ishikawa estão abrigadas em alojamentos improvisados. Tempo extremamente frio e neve estão previstos para domingo e segunda-feira, nas áreas atingidas pelo terremoto.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário