quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

O Grande Terremoto de Hanshin-Awaji.

Japão homenageia as vítimas do terremoto de Kobe nesta quarta-feira.


Kobe - O dia 17 de janeiro de 1995 é uma data que muitos japoneses nunca vão esquecer. Há exatos 29 anos, o Grande Terremoto de Hanshin-Awaji destruía a cidade portuária de Kobe, província de Hyogo, deixando um saldo de 6.434 mortos.

www.nikkeyon.blogspot.com
Japão homenageia as vítimas do terremoto de Kobe nesta quarta-feira.
Na madrugada desta quarta-feira, 17 de janeiro, várias pessoas se reuniram em um parque de Kobe, para homenagear as vítimas do Grande Terremoto de Hanshin-Awaji. Foto: NHK News.

Em um parque do bairro Chuo, região turística e portuária de Kobe, moradores locais organizaram uma homenagem para as vítimas do desastre de 1995. Através de várias velas, dentro de pedaços de bambu, os organizadores formaram os enormes números "1.17", que representam a data do terremoto. Além disso, eles também formaram a palavra japonesa "Tomoni" com as velas, que significa "juntos" em português.

A palavra "Tomoni" foi escolhida este ano, para expressar a solidariedade de Kobe às pessoas afetadas pelo terremoto da Península de Noto, província de Ishikawa. O terremoto de Noto ocorreu no dia 1 de janeiro de 2024. Essa especial homenagem também é uma forma de transmitir as experiências, e lições obtidas de antigos desastres, para as gerações mais jovens.

Várias pessoas foram ao parque e fizeram um momento de silêncio às 5h46 da manhã, horário exato em que ocorreu o Grande Terremoto de Hanshin-Awaji, em Kobe. No mesmo dia, só que no período da tarde, uma outra homenagem foi realizada no local, lembrando das vítimas do recente terremoto de Noto, às 16h10.

Em 1995, mais de 300 mil pessoas de Kobe, e de regiões vizinhas, foram evacuadas para escolas e outras instalações de emergência após o terremoto. O Gabinete de Governo de Kobe afirma que mais de 900 sobreviventes morreram posteriormente, devido aos ferimentos sofridos e a deterioração da saúde pelo longo tempo vivendo em lugares improvisados.

O número de possíveis mortes relacionadas ao terremoto de Noto está aumento com o passar dos dias. A gestão da saúde das pessoas afetadas na província de Ishikawa, e o apoio à reconstrução de suas vidas, tornou-se um grande desafio.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário