Evento brasileiro de músicas japonesas homenageia cantora enka, falecida em dezembro.
São Paulo - Na cidade de São Paulo, Brasil, é realizado anualmente um evento musical inspirado na famosa gincana da NHK, o "Kohaku Uta Gassen". Neste ano, sessenta competidores nipo-brasileiros foram divididos em time vermelho e time branco (igual do programa de fim de ano do Japão), mostrando todas suas habilidades para cantar sucessos na língua japonesa.
www.nikkeyon.blogspot.com
O Brasil é o país que tem a maior população de descendentes de japoneses fora do Japão. A versão brasileira da gincana da NHK completou 25 anos de existência, tendo como objetivo de transmitir conhecimento da música japonesa para as gerações mais jovens do Brasil.
A última cantora a se apresentar no palco, a brasileira Harumi Miyamura, cantou um hit de Aki Yashiro, em homenagem à cantora japonesa falecida em 30 de dezembro no Japão.
Aki Yashiro, que morreu aos 73 anos, ganhou popularidade entre os nipo-brasileiros depois que ela visitou o Brasil duas vezes, fazendo turnês de seus shows em solo verde e amarelo.
A cantora Miyamura afirmou que ela e sua família amam a cantora Yashiro, por sua voz rouca e pelo seu estilo dinâmico de cantar. Ela disse que cantar a música de Yashiro no evento, junto com outros cantores brasileiros, lhe trouxe muita alegria no palco.
O "Kohaku Uta Gassen Brasileiro" teve como vencedor deste ano a equipe vermelha. Isso eleva para 14 o número de vitórias do time vermelho, enquanto o time branco tem 11 vitórias.
A cantora japonesa Aki Yashiro se apresentou 23 vezes no "Kohaku Uta Gassen" da NHK do Japão. Em setembro de 2023, a cantora anunciou um hiato em sua carreira, para tratar de uma doença do colágeno. Em 9 de janeiro de 2024, foi noticiado publicamente que Yashiro faleceu em 30 de dezembro de 2023, após um ataque de "dermatomiosite anti-MDA5" e uma doença "pulmonar intersticial" de rápida progressão, em um hospital de Tóquio.
Fontes: NHK News / Wikipédia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário