segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

Feliz Ano Novo no Japão.

Alguns dos melhores santuários xintoístas para "hatsumode" no Japão.


Tóquio - Se você estiver no Japão durante o Ano Novo, não há melhor maneira de celebrar o "oshogatsu" (Ano Novo Japonês) sem deixar de visitar um santuário xintoísta ou um templo budista.

A primeira visita do ano ao santuário, ou templo, é conhecida (em japonês) como "hatsumode". Esse momento é para orar por boa sorte e prosperidade para o ano novo que começa. 

A maioria dos japoneses vão em um dos três primeiro dias de janeiro (ou até mesmo à meia-noite do dia 31 de dezembro). O lugar pode estar lotado de pessoas, que pode incomodar aqueles que não gostam de aglomerações, mas isso faz parte da experiência cultural para um estrangeiro no Japão.

O blog do GaijinPot listou dez dos melhores santuários xintoístas do Japão, para você visitar e orar durante o hatsumode. É claro que se você não estiver próximo desses santuários listados, qualquer outro santuário (ou templos budistas) perto da região japonesa onde você vive, servirá como uma grande experiência de Ano Novo Japonês. 

Aqui está os dez da lista:

01) Meiji Jingu (Tóquio): Maior santuário de Tóquio. Fica em um grande terreno próximo da estação Harajuku. Mais de três milhões de pessoas visitam o santuário para o Hatsumode.

www.nikkeyon.blogspot.com
Meiji Jingu, em Tóquio. Foto: iStock.


02) Tsurugaoka Hachimangu (Kanagawa): O santuário fica na cidade de Kamakura, província de Kanagawa. Construído em 1603, esse santuário é muito popular como local de hatsumode. Estação de trem mais próximo: Estação Kamakura.

Tsurugaoka Hachimangu, em Kanagawa. Foto: iStock.


03) Ise Jingu (Mie): Fica localizado na cidade de Ise, província de Mie. O santuário é o mais importante do Japão. O lugar venera "Amaterasu", a deusa do sol. Ise Jingu é muito popular para a primeira visita do ano, para ver o primeiro nascer do sol na entrada do santuário. Estação de trem mais próximo: Estação Ujiyamada.

Ise Jingu, em Mie. Foto: iStock.


04) Atsuta Jingu (Aichi): Fica localizado na cidade de Nagoya, província de Aichi. Dos três tesouros sagrados dados pela Deusa do Sol ao primeiro imperador do Japão, um (a espada) está guardado em Atsuta Jingu. Isso torna o santuário incrivelmente sagrado e popular. Estações de trens mais próximas: Estação Atsuta, Estação Atsuta Jingu Nishi e Estação Jingu-Mae.

Atsuta Jingu, em Aichi. Foto: iStock.


05) Fushimi Inari Taisha (Kyoto): O complexo de santuários é conhecido mundialmente pelos túneis vermelhos de portões torii. O local é muito visitado pelos turistas estrangeiros quando eles chegam na cidade de Kyoto. Estação mais próxima: Estação Inari.

Fushimi Inari Taisha, em Kyoto. Foto: iStock.


06) Sumiyoshi Taisha (Osaka): Sede de mais de 2.000 santuários afiliados no país, Sumiyoshi Taisha é o local ideal para se estar durante o Ano Novo no distrito de Sumiyoshi (cidade de Osaka), com dezenas de milhares de visitantes prestando suas homenagens. Estações de trens mais próximas: Estação Sumiyoshitaisha e Estação Sumiyoshi-Higashi.

Sumiyoshi Taisha, em Osaka. Foto: iStock.


07) Itsukushima Jinja (Hiroshima): É considerado um dos locais mais bonitos do Japão. Com seu icônico torii flutuante e localizado na ilha de Hiroshima, este santuário é um lugar perfeito para a primeira visita do ano. É necessário pagar uma taxa para entrar (300 ienes + 100 iene). Estação de trem mais próxima: Estação Hiroden-Miyajimaguchi.

Itsukushima Jinja, em Hiroshima. Foto: iStock.


08) Izumo Taisha (Shimane): Localizado na cidade de Izumo, província de Shimane, Izumo Taisha é conhecido como o reino dos deuses, e há um poder espiritual palpável ali. Estação de trem mais próxima: Estação Izumotaisha-Mae.

Izumo Taisha, em Shimane. Foto: iStock.


09) Dazaifu Tenmangu (Fukuoka): Localizado na cidade de Dazaifu, nos arredores da cidade de Fukuoka. O local é dedicado ao espírito do erudito estudioso Michizane Sugawara. É muito visitado pelos estudantes, para orar pelo sucesso nos exames escolares. Estação de trem mais próxima: estação Dazaifu.

Dazaifu Tenmangu, em Fukuoka. Foto: iStock.


10) Hokkaido Jingu (Hokkaido): Quando os sinos tocam, anunciando o ano novo, os moradores de Sapporo dirigem-se para Hokkaido Jingu. Localizado no Parque Maruyama e consagrando o Imperador Meiji (entre outros deuses), Hokkaido Jingu recebe a visita de mais de 800.000 pessoas durante os primeiros três dias de janeiro. Estação de trem mais próxima: Estação Maruyama Koen.

Hokkaido Jingu, em Sapporo. Foto: iStock.


Fontes: Japan Today / GaijinPot.


Feliz Ano Novo Pessoal! Que tudo se realize no ano de 2024.     




Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário