Aparentemente, o avião da JAL não sabia que o outro avião também estava na pista.
Tóquio - Registros de comunicação de rádio, entre o controle de tráfego aéreo e os pilotos da JAL, mostram que eles não discutiram o "aborto do pouso" (interromper a aproximação na pista para o pouso), antes da colisão do avião de passageiros com uma aeronave da Guarda Costeira do Japão.
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Os pilotos do avião da JAL, e os controladores de tráfego aéreo, declararam que não sabiam que a outra aeronave, da Guarda Costeira, estava na pista quando aconteceu o acidente. Foto: NHK News. |
O Airbus A350 da Japan Airlines, vindo de Hokkaido, colidiu com a aeronave da Guarda Costeira no momento que pousava na pista do aeroporto de Haneda, na noite de terça-feira. Ambos os aviões pegaram fogo.
Cinco dos seis tripulantes da Guarda Costeira morreram no local do acidente. Só o piloto sobreviveu com ferimentos graves. Já o avião da JAL, todos os 379 passageiros e tripulantes conseguiram se salvar através dos escorregadores de evacuação.
O Ministério dos Transportes do Japão informou que, aparentemente, os controladores de tráfego aéreo não sabiam que o avião da guarda costeira havia entrado na pista.
A empresa Japan Airlines disse também que seus pilotos não tiveram contato visual com o avião da Guarda Costeira, quando o Airbus se aproximou da pista.
Juntando as duas afirmações, tanto a torre de controle quanto os pilotos da JAL alegaram que desconheciam a presença do avião da Guarda Costeira na pista.
Além disso, os controladores de tráfego aéreo também informaram que não autorizaram o avião da Guarda Costeira a entrar na pista.
Os pilotos da JAL envolvidos no acidente foram interrogados pelos investigadores de transporte do Japão na manhã desta quinta-feira, 4 de janeiro. Ainda falta o exame das caixas pretas para esclarecer o que causou o trágico acidente no aeroporto de Haneda.
Fonte: NHK News.
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