quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Tragédia no aeroporto.

Avião da JAL colide com o avião da Guarda Costeira no Aeroporto de Haneda.


Tóquio - No início da noite desta terça-feira, 2 de janeiro, um avião de passageiros da Japan Airlines (JAL) colidiu com um avião da Guarda Costeira do Japão na pista do Aeroporto Internacional de Haneda, em Tóquio. Cerca de 17 pessoas se feriram no acidente e outras 5 morreram no local.

www.nikkeyon.blogspot.com
Avião da JAL colide com o avião da Guarda Costeira no Aeroporto de Haneda.
Avião de passageiros da JAL fica completamente destruído pelo fogo, após colidir na pista com uma aeronave da Guarda Costeira do Japão. O acidente ocorreu no Aeroporto de Haneda, em Tóquio, nesta terça-feira. Foto: Kyodo News.

O avião da JAL chegava de Sapporo (Hokkaido) com 367 passageiros a bordo, informou a empresa. No momento do acidente, um outro avião da Guarda Costeira estava se movimentando na pista quando colidiu com o avião de passageiros, por volta das 17h50. Como é inverno no Japão, já estava bastante escuro a tarde quando os aviões colidiram na pista. Uma imensa bola de fogo foi flagrada pela câmera da pista do aeroporto.

Todos os 379 a bordo do voo comercial da JAL conseguiram sair pelas saídas de emergência, antes que um incêndio tomasse conta da aeronave. Dos 6 tripulantes do avião da Guarda Costeira, só o piloto conseguiu escapar do fogo com ferimentos graves. As outras 5 pessoas a bordo morreram carbonizadas.

O avião da Guarda Costeira estava a caminho de sua base no aeroporto de Niigata, com a intenção de entregar a ajuda humanitária às pessoas afetadas pelo terremoto na península de Noto, tragédia ocorrida na segunda-feira.

Os passageiros e a tripulação da JAL escaparam a tempo da aeronave em chamas, usando os escorregadores de emergência, informou o Ministério dos Transportes. Os bombeiros do aeroporto tentaram conter as chamas, mas o fogo destruiu por completo o avião de passageiros.

"Senti um solavanco, como se a aeronave estivesse batendo com alguma coisa ao pousar. Vi um clarão do lado de fora da aeronave e, de repente, a cabine dos passageiros ficou cheia de fumaça", disse um dos passageiros sobreviventes do voo.

Segundo a imprensa, o avião da JAL era um Airbus A350. Já a Guarda Costeira, a tripulação estava a bordo de um Bombardier DHC8-300.

O incêndio na pista forçou o aeroporto de Haneda a interromper os pousos e decolagens de aviões na noite de terça-feira.

O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, instruiu os ministros relevantes para uma investigação detalhada sobre as causas desse grave acidente. Kishida também se comprometeu a fornecer informações ao público sobre a tragédia de forma adequada.


Fonte: Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário