Japão irá testar um sistema para pré-verificar visitantes estrangeiros.
Tóquio - As autoridades de imigração do Japão irão testar um novo sistema para impedir a entrada de terroristas no país. Além disso, isso ajudará a aliviar o congestionamento nos processos de imigração, através da triagem de visitantes estrangeiros antes da partida.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
A imigração japonesa irá testar no próximo ano fiscal um novo sistema que faz pré-verificação dos dados dos visitantes estrangeiros, antes da entrada no Japão. Foto: NHK News. |
A Agência de Serviços da Imigração do Japão iniciará a adoção experimental do sistema de pré-autorização no próximo ano fiscal, que começa agora em abril. Países como Estados Unidos e Coréia do Sul já introduziram esse sistema.
De acordo com o novo procedimento, as companhias aéreas deverão fornecer, para as autoridades imigratórias, os dados dos passageiros estrangeiros com destino ao Japão. Isso deverá ser feito durante o processo de check-in nos aeroportos, fornecendo nomes e outras informações nos passaportes dos passageiros. Com os dados inseridos no sistema, os funcionários da imigração cruzarão as informações com um banco de dados.
Assim, não poderá ser autorizado a entrada em território japonês, se o sistema acusar os visitantes estrangeiros como: prováveis terroristas, pessoas que cumpriram pena de prisão de um ano ou mais no Japão (ou em outro país), ou pessoas que tenham sido acusadas de permanência ilegal em território japonês.
As companhias aéreas serão notificadas automaticamente pela imigração, podendo então decidir se permitem o embarque dos passageiros em seus voos com destino ao Japão.
Funcionários da Imigração informaram que, em alguns anos, cerca de 10 mil visitantes estrangeiros tiveram sua entrada negada no Japão, durante a chegada nos aeroportos japoneses. Segundo a imigração japonesa, aqueles que se recusam a regressar aos seus países, são extraditados às custas do Estado.
Cerca de 25,8 milhões de estrangeiros vieram ao Japão no ano passado. Esse total representa cerca de 80% do número dos visitantes nos anos pré-pandêmicos. Como resultado, os procedimentos de imigração ficaram congestionados.
Fonte: NHK News.