domingo, 31 de março de 2024

Maior controle na imigração.

Japão irá testar um sistema para pré-verificar visitantes estrangeiros.


Tóquio - As autoridades de imigração do Japão irão testar um novo sistema para impedir a entrada de terroristas no país. Além disso, isso ajudará a aliviar o congestionamento nos processos de imigração, através da triagem de visitantes estrangeiros antes da partida.

www.nikkeyon.blogspot.com
Japão irá testar um sistema para pré-verificar visitantes estrangeiros.
A imigração japonesa irá testar no próximo ano fiscal um novo sistema que faz pré-verificação dos dados dos visitantes estrangeiros, antes da entrada no Japão. Foto: NHK News.

A Agência de Serviços da Imigração do Japão iniciará a adoção experimental do sistema de pré-autorização no próximo ano fiscal, que começa agora em abril. Países como Estados Unidos e Coréia do Sul já introduziram esse sistema.

De acordo com o novo procedimento, as companhias aéreas deverão fornecer, para as autoridades imigratórias, os dados dos passageiros estrangeiros com destino ao Japão. Isso deverá ser feito durante o processo de check-in nos aeroportos, fornecendo nomes e outras informações nos passaportes dos passageiros. Com os dados inseridos no sistema, os funcionários da imigração cruzarão as informações com um banco de dados.

Assim, não poderá ser autorizado a entrada em território japonês, se o sistema acusar os visitantes estrangeiros como: prováveis terroristas, pessoas que cumpriram pena de prisão de um ano ou mais no Japão (ou em outro país), ou pessoas que tenham sido acusadas de permanência ilegal em território japonês.

As companhias aéreas serão notificadas automaticamente pela imigração, podendo então decidir se permitem o embarque dos passageiros em seus voos com destino ao Japão.

Funcionários da Imigração informaram que, em alguns anos, cerca de 10 mil visitantes estrangeiros tiveram sua entrada negada no Japão, durante a chegada nos aeroportos japoneses. Segundo a imigração japonesa, aqueles que se recusam a regressar aos seus países, são extraditados às custas do Estado.

Cerca de 25,8 milhões de estrangeiros vieram ao Japão no ano passado. Esse total representa cerca de 80% do número dos visitantes nos anos pré-pandêmicos. Como resultado, os procedimentos de imigração ficaram congestionados.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 30 de março de 2024

Mais uma vez adiado o novo trem-bala.

JR Central cancela o plano de iniciar o serviço do trem-bala maglev em 2027.


Tóquio - Nesta sexta-feira, 29 de março, a Central Japan Railway informou ao governo do Japão que não poderá cumprir a meta, para 2027, de iniciar o serviço de trem-bala maglev no país.

www.nikkeyon.blogspot.com
JR Central cancela o plano de iniciar o serviço do trem-bala maglev em 2027.
A Central Japan Railway cancela o plano de iniciar o serviço do trem-bala maglev em 2027. Foto: NHK News.

A empresa afirmou que as objeções de autoridades locais, ao longo da rota planeada, estão impedindo os trabalhos de construção da linha.

O novo trem-bala, levitado magneticamente, pode atingir a velocidade máxima de 500 km/h. Ele foi planejado para funcionar entre a estação de Shinagawa, em Tóquio, e a estação de Nagoya, na província de Aichi.

Os executivos da JR Central disseram ao Ministério dos Transportes do Japão que a construção da linha na província de Shizuoka ainda não começou. Já faz 6 anos que o contrato de construção da nova linha foi assinado.

As autoridades da província de Shizuoka estão se recusando a  aprovar as obras. Eles alegam preocupações ambientais, como a ameaça aos níveis das águas de um grande rio que passa na região.

A Central JR afirma que levaria cerca de 10 anos para concluir o projeto na região de Shizuoka. O atraso implica que a nova linha do trem-bala maglev não conseguirá ficar pronto antes de 2034.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 29 de março de 2024

Suplemento da Kobayashi provoca 4 mortes.

Mais duas mortes são relatadas no Japão, após pessoas tomarem o suplemento com "beni-koji".


Tóquio - Nesta quinta-feira, 28 de março,  a empresa Kobayashi Pharmaceutical afirmou que mais duas pessoas morreram, vítimas do suplemento que reduz o colesterol. Esse suplemento contém o ingrediente "beni-koji", um tipo de arroz fermentado com fermento vermelho.

www.nikkeyon.blogspot.com
Mais duas mortes são relatadas no Japão, após pessoas tomarem o suplemento com "beni-koji".
A Kobayashi Pharmaceutical informou nesta quinta-feira, 28 de março, que mais 2 pessoas morreram, vítimas do suplemento que reduz o colesterol. Foto: NHK News.

Com o anúncio da empresa farmacêutica, um total de quatro pessoas já morreram até agora, todas usuárias do suplemento em questão. Mais de 100 pessoas estão hospitalizadas por causa do suplemento, após desenvolverem problemas renais.

O representante da empresa Kobayashi informou os seguintes detalhes das duas pessoas que morreram entre quarta-feira e quinta-feira: um usuário tomou o suplemento por volta de 2021; e o outro usuário tomou os comprimidos "beni-koji" no início de 2022. As famílias desses dois usuários mortos disseram que eles apresentaram sintomas de problemas renais depois de algum tempo.

Segundo a empresa, os suplementos "beni-koji" fabricados em 2023, entre abril e dezembro, podem conter uma "substância não intencional" (O que seria isso? Reação química não intencional?) que causou mortes e doenças. Uma investigação detalhada foi inciada pela empresa, para apurar o que provocou as mortes.

Enquanto isso, a cidade de Osaka emitiu uma ordem administrativa para Kobayashi Pharmaceutical na quarta-feira, exigindo que a empresa recolha, em todo território nacional, os três suplementos problemáticos o mais breve possível.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 28 de março de 2024

Suplementos que matam?

Suplemento que controla o colesterol provoca a morte de duas pessoas no Japão.


Tóquio - O Ministério da Saúde do Japão informou que uma segunda morte foi confirmada nesta quarta-feira, 27 de março, após a vítima ter tomado um suplemento para controlar o colesterol. A primeira morte foi informada esta semana e várias outras pessoas, que também tinham o hábito de tomar o mesmo tipo de suplemento, podem ter adquiridas alguns problemas de saúde. 

www.nikkeyon.blogspot.com
Suplemento que controla o colesterol provoca a morte de duas pessoa no Japão.
Foto dos três suplementos para o controle do colesterol da Kobayashi Pharmaceutical. Os produtos foram recolhidos em um recall voluntário em todo Japão, por provocar problemas de saúde nos usuários. Foto: NHK News.

A empresa responsável pelo produto, a Kobayashi Pharmaceutical com sede em Osaka, emitiu um recall voluntário em todo o país na semana passada, pedindo para recolher três tipos de suplementos da marca. Esses suplementos têm em sua fórmula o arroz vermelho fermentado, chamado "beni-koji", provável causador das enfermidades.

O recolhimento do produto ocorreu depois que algumas pessoas desenvolveram doenças renais, e outros problemas de saúde, ao consumirem  com frequência um dos três tipos de suplementos.

Na terça-feira, 26 de março, o Ministério da Saúde questionou a empresa farmacêutica sobre o caso. Foi nesse dia que o ministério acabou descobrindo a primeira morte de um usuário do suplemento. Rapidamente, uma coletiva de imprensa foi feita para comunicar a população.

Os detalhes da segunda morte ainda não estão bem claras para os médicos. Entretanto, confirmou-se, através de um laudo médico, que a segunda vítima estava com problemas nos rins.

Também foi descoberto que cerca de 3.000 usuários dos suplementos problemáticos entraram em contato com a Kobayashi Pharmaceutical, expressando preocupações com a saúde ao descobrirem o efeito colateral do produto.

A empresa farmacêutica também informou ao ministério que 106 pessoas foram hospitalizadas até o momento. No entanto, ainda não foi confirmada a existência de ligações dos casos: entre essas pessoas hospitalizadas com os suplementos de arroz vermelho fermentado. 

O Ministério de Saúde enviou uma notificação ao governo da cidade de Osaka, para instar as autoridades locais a tomarem medidas necessárias. Há suspeitas de que os três suplementos do recall contenham substâncias nocivas. O ministério também planeja convocar, esta semana, um comitê de especialistas para investigar o caso da empresa farmacêutica.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quarta-feira, 27 de março de 2024

"Não sabia que ele era viciado."

Ohtani nega qualquer envolvimento com os problemas de Mizuhara e com jogos de azar.


Los Angeles - Na segunda-feira, horário local no estado da Califórnia, o jogador de beisebol Shohei Ohtani falou com a imprensa pela primeira vez depois que um escândalo, envolvendo seu ex-intérprete com jogos de azar ilegais, foi descoberto na semana passada.

www.nikkeyon.blogspot.com
Ohtani nega qualquer envolvimento com os problemas de Mizuhara e com jogos de azar.
O astro do beisebol Shohei Ohtani deu uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira, 25 de março, em Los Angeles. Ele afirmou que não têm qualquer envolvimento com os problemas de Mizuhara e com jogos de azar. Foto: NHK News.

Ohtani falou diante de aproximadamente 100 repórteres. O técnico do Los Angeles Dodgers, Dave Roberts, e os executivos seniores da equipe também estiveram na coletiva de imprensa.

"Não tenho qualquer envolvimento nas apostas de Ippei Mizuhara", disse Ohtani. O astro também disse que nunca apostou em jogos de beisebol ou em qualquer outro esporte. 

"Eu nunca pedi a ninguém que fizesse isso em meu nome. Eu nunca recorri a uma casa de jogos de azar para apostar em esportes e nunca fui solicitado a ajudar a pagar dívidas de jogos de outras pessoas", afirmou Ohtani.

As autoridades fiscais dos EUA iniciaram uma investigação sobre o envolvimento de Mizuhara em jogos ilegais. A Major League Baseball (MLB) também iniciou uma investigação na liga.

Na semana passada, o canal esportivo americano ESPN informou que o ex-intérprete de Ohtani, Ippei Mizuhara, acumulou dívidas enormes ao fazer apostas em uma casa ilegal de jogos de azar. A emissora também afirmou que 4,5 milhões de dólares foram transferidos para uma casa de apostas, sendo que o dinheiro veio de uma conta bancária em nome de Ohtani.

"Não sabia que Mizuhara era viciado em jogos de azar. Nunca disse que tinha concordado em saldar as dívidas de Mizuhara", ressaltou Ohtani.

O astro dos Dodgers acrescentou que nem sabia dos problemas de Mizuhara, até o dia que participou de uma reunião da equipe. Essa reunião foi realizada na sede do clube do Los Angeles Dodgers, após a abertura da temporada da MLB na Coréia do Sul. Ohtani exclamou que Mizuhara tinha roubado dinheiro de sua conta bancária e vinha contando mentiras.

A coletiva de imprensa com Ohtani durou pouco mais de 10 minutos. Ele saiu da sala sem responder qualquer pergunta dos repórteres.

Nikkey ON!: Será que isso foi suficiente para Ohtani se livrar dessa encrenca? Mais notícias nos próximos capítulos...


Fonte: NHK News.

 
Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

terça-feira, 26 de março de 2024

Ohtani irá falar com a imprensa.

O jogador Ohtani fará uma coletiva de imprensa, nesta segunda-feira, para se pronunciar sobre o escândalo.


Los Angeles - A imprensa japonesa informou nesta segunda-feira, 25 de março, que Shohei Ohtani irá falar com os repórteres neste mesmo dia em Los Angeles (horário local na Califórnia). Ohtani tentará esclarecer as dúvidas sobre o escândalo que envolve ele e o seu ex-interprete, Ippei Mizuhara. 

www.nikkeyon.blogspot.com
O jogador Ohtani fará uma coletiva de imprensa, nesta segunda-feira, para se pronunciar sobre o escândalo.
O jogador de beisebol Shohei Ohtani irá falar com a imprensa internacional nesta segunda-feira, 25 de março, para tentar esclarecer o escândalo envolvendo ele e o seu ex-intérprete, Ippei Mizuhara. Foto: NHK News. 

Esta é a primeira vez que Ohtani conversará com a imprensa, depois que seu intérprete foi demitido pela equipe Los Angeles Dodgers. Mizuhara é acusado de fazer apostas ilegais e roubar o dinheiro de Ohtani para pagar dívidas de jogos. Desde que Ohtani voltou da Coréia do Sul na sexta-feira, 22 de março, o atleta tem evitado de conversar sobre o escândalo com a imprensa mundial.

Na tarde de domingo, Ohtani apareceu junto com Will Ireton, seu atual intérprete temporário, na sede do clube Los Angeles Dodgers. Na tarde do mesmo dia, o atleta teve o primeiro jogo do seu time contra o Los Angeles Angels (time em que Ohtani tinha contrato até o final de 2023).

Ohtani vem respondendo às ligações telefônicas dos repórteres, dizendo apenas "amanhã" (ou seja, ele irá conversar com os repórteres só na segunda-feira, no horário local dos Estados Unidos).

O treinador dos Los Angeles Dodgers, Dave Roberts, foi questionado pelos repórteres sobre o plano de Ohtani em falar com a mídia. Roberts disse: "Acredito que é a coisa certa a fazer."

"Estou feliz que Ohtani fale sobre o que sabe e dê sua opinião sobre toda essa situação. Acho que isso nos dará um pouco mais de clareza", disse o treinador dos Dodgers.

Questionado sobre possíveis distrações da equipe por causa do escândalo, Roberts disse que, assim que os jogadores chegam ao estádio, eles simplesmente voltam ao trabalho e fazem o que querem. O treinador acrescentou que os atletas têm boa capacidade de separar trabalho com problemas particulares, não prevendo nada de diferente no preparo de seus jogadores.

No domingo, Ohtani jogou pela primeira vez no estádio dos Los Angeles Dodgers, desde que ingressou no time. O segundo jogo contra os Los Angeles Angels será realizado nesta segunda-feira.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 25 de março de 2024

Ohanami nos Estados Unidos.

Com flores no auge da floração, festival das flores de cerejeira começa em Washington.


Washington - No sábado, 23 de março, a capital dos EUA celebrou a abertura do festival anual das flores de cerejeira. As flores de "sakura" atingiram sua plena floração neste fim de semana.

www.nikkeyon.blogspot.com
Com flores no auge da floração, festival das flores de cerejeira começa em Washington.
Os norte-americanos celebram a abertura do "Festival Nacional das Flores de Cerejeiras" em Washington, no dia 23 de março. Foto: NHK News.

Este ano, o pico da floração das cerejeiras está mais de uma semana adiantado em Washington. Com o dia ensolarado, muitos visitantes foram ao parque para tirar fotos e fazer piqueniques sob as flores.

As cerejeiras de Washington foram doadas pelo Japão há mais de 100 anos. Em 1912, o então prefeito de Tóquio, Yukio Ozaki, presenteou os Estados Unidos com várias mudas de cerejeiras. Atualmente, a floração do "sakura" é tema do "Festival Nacional das Flores de Cerejeiras", a maior celebração da primavera norte-americana.

Uma mulher do estado da Flórida, da região sul, levou 15 horas de carro para chegar a Washington e ver as cerejeiras. Ela tirou muitas fotos e disse que a paisagem é espetacular. "Muito melhor do que eu imaginava", afirmou ela.

O Embaixador do Japão nos Estados Unidos, Shigeo Yamada, fez um discurso diante da platéia durante a cerimônia de abertura do festival. O embaixador confirmou que o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, fará uma visita oficial a Washington no dia 10 de abril. Kishida virá ao festival a convite do presidente dos EUA, Joe Biden.

Durante o discurso do embaixador Yamada, ele afirmou esta é a melhor ocasião para celebrar a amizade, de longa data, entre os dois países e reforçar ainda mais os laços entre os dois povos. Após o discurso, o cantor japonês Naotaro Moriyama cantou seu hit "Sakura" para o público, talvez considerado o "hino de primavera do Japão".

O Festival Nacional das Flores de Cerejeiras de Washington vai até o dia 14 de abril. Durante os dias do festival, haverá uma programação especial com muitas apresentações sobre a cultura japonesa.


Fontes: NHK News / Wikipédia.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 24 de março de 2024

Estrangeiros do futebol japonês multados.

Três astros do futebol japonês são condenados a pagar multas, por não declararem rendimentos no Japão.


Tóquio - Na semana passada, a imprensa japonesa informou que autoridades fiscais do Japão ordenaram que um jogador espanhol, o astro Andres Iniesta, e outros dois jogadores estrangeiros deverão pagar multas para a receita federal. Eles não declararam parte de seus rendimentos provenientes de contratos com times de clubes japoneses.

www.nikkeyon.blogspot.com
Três astros do futebol japonês são condenados a pagar multas, por não declararem rendimentos no Japão.
O astro do futebol japonês, o espanhol Andres Iniesta, deverá pagar uma multa de aproximadamente 3,8 milhões de dólares para a Receita Federal do Japão, por não declarar parte de seus rendimentos de contratos com times japoneses. Outros dois jogadores estrangeiros também foram punidos com multas. Foto: NHK News. 

A questão decorre sobre as regras fiscais no Japão. Segundo a lei, os atletas estrangeiros profissionais são divididos nas categorias residentes e não residentes no território japonês.

Atletas cujos contratos duram menos de um ano, sendo não acompanhados por familiares no Japão, são tratados como não residentes e com cargas fiscais mais leves. Aqueles que não atendem às condições de "não residente" são considerados residentes no Japão, devendo apresentar declaração anual de imposto de renda.

O jogador Iniesta pertenceu a time de futebol Vissel Kobe, na primeira divisão da J-League, por cinco anos (até julho de 2023). Seu contrato inicial, de julho de 2018, durou menos de um ano.

No entanto, as autoridades fiscais do Japão determinaram que o contrato de Iniesta cobria efetivamente vários anos. Além disso, o astro vivia com a família no Japão, sendo considerado contribuinte residente.

Segundo a imprensa japonesa, Iniesta foi punido com multas no valor aproximado de 580 milhões de ienes (cerca de 3,8 milhões de dólares). A multa é sobre rendimentos não declarados de aproximadamente 5,7 milhões de dólares (associadas ao contrato de 2018).

Além de Iniesta, o ex-jogador da seleção sul-coreana de futebol, Kim Jin-hyeon, também foi condenado a pagar cerca de 1,5 milhão de dólares por motivos semelhantes. As penalidades cobriram seu contrato de cinco anos com o Cerezo Osaka, até o ano de 2020.

E também há um brasileiro na lista. O jogador de futebol Anderson Patric Aguiar Oliveira, conhecido como Patric, também foi condenado a pagar cerca de 1,4 milhão de dólares por contratos em dois clubes (Sanfrecce Hiroshima e Gamba Osaka), num total de cinco anos até o ano de 2021. Atualmente, Patric joga no time da J-League, o Nagoya Grampus.

O clube Vissel Kobe, ex-time de Iniesta, não quis comentar questões envolvendo contratos pessoais. O clube Cerezo Osaka, time ao qual o jogador Kim pertence, também não quis comentar. Um representante do Cerezo Osaka disse apenas que os contratos dos jogadores de futebol contêm informações pessoais, sendo que o clube não comenta esse tipo de assunto em público.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 23 de março de 2024

Mais notícias sobre o caso Ohtani.

"Ohtani não sabia que o seu intérprete o roubou", disse ESPN.


Los Angeles - A rede de TV ESPN dos Estados Unidos informou, recentemente, que o jogador Shohei Ohtani só tomou conhecimento dos problemas que seu intérprete o causou durante uma reunião no vestiário, após o término do jogo de abertura na quarta-feira, 20 de março.

www.nikkeyon.blogspot.com
"Ohtani não sabia que o seu intérprete o roubou", disse ESPN.
Shohei Ohtani e seu ex-intérprete, Ippei Mizuhara, são manchetes dos jornais dos Estados Unidos. Mizuhara é acusado de roubar o dinheiro de Ohtani para pagar dívidas de jogos de azar nos Estados Unidos, algo ilegal no estado da Califórnia. Foto: NHK News.

A ESPN citou que um dirigente dos Los Angeles Dodgers ouviu, após o término do jogo de quarta-feira, que o intérprete Ippei Mizuhara confessou ao time, em inglês, que era viciado em jogos de azar.

Naquele momento, Ohtani também ouviu a confissão de Mizuhara e pediu para que outro intérprete traduzisse a conversa para ele. Foi nesse momento que Ohtani descobriu que seu intérprete o enganou. E descobriu também que Mizuhara foi o responsável pelo desaparecimento do dinheiro da conta bancária de Ohtani.

Nesse mesmo dia, Mizuhara foi demitido pelos Dodgers. Os advogados de Ohtani disseram que o astro do beisebol foi vítima de um roubo massivo.

De acordo com as investigações cerca de 4,5 milhões de dólares foram transferidos da conta bancária de Ohtani por uma pessoa, com a intenção de pagar uma suposta casa de apostas ilegal.

Mizuhara disse, originalmente à ESPN, que Ohtani se ofereceu para ajudá-lo a pagar as dívidas. Entretanto, o intérprete retirou a declaração posteriormente, alegando que Ohtani não sabia de nada sobre seus jogos e seus vícios.

Os fãs de beisebol têm acompanhado de perto os relatos de Mizuhara. Esse escândalo pode afetar a carreira de Ohtani. Isso vai depender se realmente Ohtani sabia, ou não, que seu ex-intérprete tinha dívidas com jogos ilegais e qual a extensão do envolvimento do jogador no pagamento dessas dívidas.

A agência de notícias Associated Press informou que Mizuhara está atualmente sob investigação criminal pela Receita Federal dos Estados Unidos.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 22 de março de 2024

Escândalo na equipe LA Dodgers.

Intérprete de Shohei Ohtani é demitido pelo time por estar envolvido em coisas ilegais nos Estados Unidos.


Los Angeles - Após o jogo de abertura da MLB na Coréia do Sul, entre a equipe dos Los Angeles Dodgers e a equipe do San Diego Padres, um escândalo abalou a liga americana de beisebol: o intérprete do jogador japonês Shohei Ohtani foi demitido pelos Dodgers, após a vitória do time.

www.nikkeyon.blogspot.com
Intérprete de Shohei Ohtani é demitido pelo time por estar envolvido em coisas ilegais nos Estados Unidos.
Ippei Mizuhara (esquerda) trabalhou para a equipe Los Angeles como intérprete do astro do beisebol Shohei Ohtani (direita, de boné). Mizuhara foi demitido na quarta-feira pela equipe dos Dodgers, por causa de seu envolvimento em jogos de azar ilegais nos Estados Unidos. Foto: NHK News.

Os canais americanos de notícias (Los Angeles Times, ESPN e outros) descobriram que o intérprete dos Dodgers, Ippei Mizuhara (39 anos), estaria envolvido em jogos de azar ilegais, algo legalmente proibido no estado da Califórnia.

Os advogados de Shohei Ohtani disseram ao canal japonês de notícias NHK que: "O astro japonês do beisebol (Ohtani) foi vítima de um roubo massivo e nós (advogados) estamos entregando o assunto às autoridades responsáveis."

Segundo o canal esportivo ESPN dos EUA, pelo menos 4,5 milhões de dólares foram transferidos da conta bancária de Ohtani, indo parar numa conta de um associado de uma casa de apostas americana. Atualmente, o lugar está sob investigação das autoridades federais dos Estados Unidos.

Mizuhara (japonês bilíngue que estudou e vive nos EUA desde 1991) serviu como intérprete de Ohtani, desde que o jogador japonês chegou para jogar beisebol no estado da Califórnia, pelo Los Angeles Angels em 2018. O intérprete se mudou junto com Ohtani para o Los Angeles Dodgers em 2023, depois que o super astro assinou um contrato milionário com a nova equipe. O contrato de Ohtani com os Dodgers é considerado o maior da história dos esportes profissionais (700 milhões de dólares por 10 anos de contrato com os Dodgers).

O ex-intérprete acompanhou Ohtani na estréia dos Dodgers em Seul, na noite de quarta-feira (20 de março). O canal ESPN também informou que várias fontes, incluindo as palavras de Mizuhara, de que:  "Ohtani não sabia e não está envolvido em jogos de azar ilegais. O astro do beisebol só transferiu dinheiro para Mizuhara cobrir suas perdas financeiras."

O Los Angeles Dodgers informou ao canal NHK que a equipe está ciente dos relatórios e estão coletando mais informações. Os Dodgers ainda não forneceu um motivo específico e formal para demitir Ippei Mizuhara.


Fontes: NHK News / Wikipédia.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 21 de março de 2024

Um advogado contra Shohei Ohtani?

Polícia sul-coreana recebe uma ameaça de bomba contra Ohtani e estádio é vasculhado.


Seul - Nesta quarta-feira, 20 de março, cerca de 150 policiais fizeram buscas no estádio Gocheok Sky Dome, na cidade de Seul, procurando algum material explosivo no local. As autoridades sul-coreanas usaram cães farejadores, detectores de raios X e outros equipamentos, mas nenhum explosivo foi encontrado.

www.nikkeyon.blogspot.com
Polícia sul-coreana recebe uma ameaça de bomba contra Ohtani e estádio é vasculhado.
A polícia da Coréia do Sul recebeu nesta quarta-feira, 20 de março, uma denúncia de que alguém tinha colocado uma bomba no estádio Gocheok Sky Dome, com a intenção de prejudicar o jogo de abertura entre o Los Angeles Dodgers e San Diego Padres. Shohei Ohtani seria o alvo? Foto: AP.

Segundo a polícia de Seul, os agentes  policiais agiram com base de uma denúncia vinda de uma pessoa misteriosa: alguém havia colocado uma bomba no estádio Gocheok Sky Dome, ameaçando a vida da estrela do time Los Angeles Dodgers, o jogador de beisebol Shohei Ohtani.

"É lamentável que a ameaça de bomba seja uma possibilidade. Entretanto, eu tenho a total confiança na liga principal de beisebol e na segurança de que estaremos seguros", disse o técnico do time San Diego Padres, Mike Shildt, antes do jogo.

O técnico dos Dodgers, Dave Roberts, disse que não recebeu nenhuma informação específica sobre a ameaça de bomba, sendo instruído a continuar trabalhando no jogo de beisebol.

A agência de notícias sul-coreana Yonhap informou que as buscas aconteceram depois que o consulado geral da Coréia do Sul em Vancouver, no Canadá, recebeu um e-mail ameaçando detonar um explosivo no estádio Gocheok. A bomba seria detonada durante o jogo de abertura da Liga Principal de Beisebol, entre a equipe dos Los Angeles Dodgers e a equipe dos San Diego Padres, programado para começar na noite de quarta-feira (20 de março). A abertura marca o primeiro jogo da temporada regular da Major League Baseball (MLB), na Coréia do Sul.

De acordo com a agência Yonhap, o remetente do e-mail, escrito em inglês, alegou ser um advogado japonês. A polícia sul-coreana suspeita que o e-mail pode ter vindo de uma pessoa que enviou uma série de ameaças semelhantes no ano passado, também vinda de um advogado japonês. 

O Ministério das Relações Exteriores da Coréia do Sul não respondeu imediatamente aos pedidos da agência Associated Press (AP), para confirmar o conteúdo do e-mail, supostamente enviado ao consulado geral sul-coreano da cidade de Vancouver.

Policiais com cães farejadores de bombas foram vistos vasculhando os assentos e corredores do estádio, durante a manhã desta quarta-feira. As buscas não afetaram os preparativos do jogo de abertura no local.

As autoridades sul-coreanas informaram que cerca de 350 agentes policiais foram destacados para patrulhar todo o estádio Gocheok, durante o jogo dos Dodgers vs. Padres.


Fonte: Japan Today.


Nikkey ON! Blog de notícias  sobre o Japão e o Mundo.

quarta-feira, 20 de março de 2024

Pequeno aumento da taxa de juros.

Banco Central do Japão encerra política de taxas negativas e o controle da curva de rendimento.


Tóquio - Na terça-feira, 19 de março, o Banco Central do Japão (BOJ - Bank of Japan) decidiu pôr fim à sua política de taxa de juros negativa. Esta é a primeira vez, depois de 17 anos, que haverá aumento na taxa de juros no país.

www.nikkeyon.blogspot.com
Banco Central do Japão encerra política de taxas negativas e o controle da curva de rendimento.
O BOJ (Banco Central do Japão) encerrou a política de taxas negativas e o controle da curva de rendimento nesta terça-feira, 19 de março. Foto: NHK News.

Além de aumentar a taxa de juros, o BOJ também decidiu abandonar o seu quadro de controle da curva de rendimentos. Isso mantinha as taxas de juros, de longo e curto prazo, muito baixas.

Os legisladores anunciaram a medida após encerrarem sua reunião de dois dias. O banco central avaliou o ciclo virtuoso entre salários e preços. Foi considerado o objetivo de estabilidade de preços com uma inflação de 2%, como a forma sustentável de ser alcançada.

O BOJ decidiu a "taxa de juros overnight não garantida" como seu novo objetivo político. Para cumprir a diretriz, será aplicado uma taxa de juros de 0,1% aos saldos das contas correntes das instituições financeiras mantidas em bancos.

Os decisores políticos afirmaram que irão encorajar a taxa overnight a permanecer entre zero e 0,1%.

A taxa "overnight call rate não garantida" refere-se às taxas para transações não garantidas nos mercados de "call rate", onde as instituições financeiras emprestam e tomam empréstimos de fundos de curto prazo.

A taxa de juros de curto prazo será mantida em menos de 0,1%, para alguns depósitos de instituições financeiras detidos pelo banco central desde 2016. E, ao mesmo tempo, o BOJ deixará de estabelecer uma meta para os rendimentos dos títulos públicos de 10 anos.

Sob o controle de sua curva de rendimentos, o banco central comprou grandes quantidades de obrigações do governo japonês, mantendo a taxas de juros de longo prazo em torno de 0%.

O BOJ também decidiu não continuar a comprar fundos negociados em bolsa e fundos de investimento imobiliário japonês. O banco central utilizou a medida para injetar enormes quantias de dinheiro, sustentando o mercado de ações.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

terça-feira, 19 de março de 2024

É proibido fumar no parque!

Cidade de Yokohama quer proibir fumantes em parques públicos.


Yokohama - Nesta segunda-feira, 18 de março, autoridades municipais de Yokohama, província de Kanagawa, propuseram um plano para proibir pessoas de fumar em todos os 2.700 parques da cidade, incluindo pontos turísticos populares.

www.nikkeyon.blogspot.com
Cidade de Yokohama quer proibir fumantes em parques públicos.
Nesta segunda-feira, 18 de março, as autoridades da cidade de Yokohama, província de Kanagawa, apresentaram um plano que proíbe pessoas de fumar em parques públicos do município. O projeto poderá ser aprovado no ano fiscal de 2025. Foto: NHK News.

O plano foi levado à assembleia municipal, prevendo a revisão de uma portaria que incluirá o fumo na lista de atos proibidos nos parques.

No caso de penalidade, os infratores poderão ser multados em até 50.000 ienes (cerca de 330 dólares).

Os locais administrados pela cidade incluem o Parque Yamashita e o Parque Harbour View, ambos próximos do porto de Yokohama. Esses parques são muito frequentados por famílias e turistas.

A assembléia municipal salientou a necessidade de uma autoridade responsável que identificará as violações, tomando decisões de advertências e penalidades. Se a proibição de fumar for introduzida, também será necessário a sensibilização das pessoas, a fim de evitar conflitos entre fumantes e não-fumantes. 

A cidade de Yokohama planeja coletar o feedback da população, sobre o assunto, durante o mês de abril. A opinião pública será feita antes da apresentação do projeto de lei, que revisará o decreto atual na assembleia municipal em setembro.

As autoridades de Yokohama esperam introduzir a proibição de fumar em parques públicos em abril do próximo ano.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 18 de março de 2024

De Fukui até Tóquio de shinkansen.

Nova extensão do trem-bala aumenta as esperanças de revitalização do interior do Japão.


Tóquio - No sábado, 16 de março, a nova linha do trem-bala começou a operar no centro do Japão, conectando a cidade de Tsuruga com a capital Tóquio. Agora, os viajantes gastam 3 horas e 8 minutos de viagem entre essas cidades, 50 minutos mais rápido do que sem a nova extensão da linha do shinkansen.

www.nikkeyon.blogspot.com
Nova extensão do trem-bala aumenta as esperanças de revitalização do interior do Japão.
Partida inaugural da nova linha Hokuriku Shinkansen, que liga a cidade de Tsuruga (província de Fukui) com a cidade de Kanazawa (província de Ishikawa). Agora, os moradores de Fukui podem ir até Tóquio de trem-bala, gastando 3 horas e 8 minutos de viagem. Foto: NHK News.

Com a extensão da linha Hokuriku Shinkansen, há grandes esperanças de que a economia local e a reconstrução de áreas vizinhas, como as províncias de Ishikawa e Toyama, melhorem com o maior fluxo de viajantes pela região.

Uma multidão se reuniu na estação de trem de Tsuruga, província de Fukui, para testemunhar a partida da primeira composição do trem-bala com destino a Tóquio.

Um dos primeiros passageiros disse entusiasmado: "Desde a minha infância, nunca imaginei que um dia a linha do shinkansen chegaria até Fukui. Estou impressionado."

Perto da estação de trem de Tsuruga, muitos lojistas estão esperançosos de que a extensão da linha do trem-bala poderá impulsionar seus negócios.

Masaki Kawato, dono de uma loja de souvenirs em Tsuruga, ouvi dizer que muitas novas lojas serão abertas por aqui. "O comércio precisa encontrar maneiras de energizar a área", disse Kawato.

A nova extensão da linha do trem-bala, que liga as cidades de Tsuruga e Kanazawa, cobre uma distância de 125 quilômetros. Seis novas estações de trem foram construídas, incluindo a estação Kaga Onsen, localizado numa região com famosos hotel resorts na província de Ishikawa. A região de Ishikawa, que fica na Península de Noto, foi seriamente danificada no terremoto do dia 1 de janeiro.

Em Ishikawa, por onde a linha Hokuriku Shinkansen passa, um programa de descontos de até 50% começou a ser oferecido para os visitantes que ficam em hotéis da região. O objetivo é atrair mais turistas e ajudar a reconstruir a economia local da área afetada pelo terremoto.

Uma visitante, que se hospedava num resort em Kaga, disse que quer fazer algo para ajudar as pessoas da região de Ishikawa. Ela disse isso porque sofreu com a terrível experiência do Grande Terremoto de Hanshin-Awaji, ocorrido na cidade de Kobe em 1995.

Daqui alguns anos, a outra extensão da linha Hokuriku Shinkansen ligará a estação de Tsuruga até a estação de Shin-Osaka, na província de Osaka. Os planos de construção da nova extensão já estão em andamento.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 17 de março de 2024

Uso do etanol na agricultura.

Equipe de estudiosos, do Brasil e Japão, estudará o uso do etanol para aumentar a resiliência da agricultura.


São Paulo - Pesquisadores do Brasil e do Japão iniciarão um estudo conjunto sobre o uso do etanol na agricultura. Eles querem descobrir como o etanol pode aumentar a tolerância dos produtos agrícolas em condições climáticas severas, como o clima quente ou seco.

www.nikkeyon.blogspot.com
Equipe de estudiosos, do Brasil e Japão, estudará o uso do etanol para aumentar a resiliência da agricultura.
Equipe de estudiosos japoneses e brasileiros estudará o uso do etanol para aumentar a tolerância da agricultura em condições climáticas severas. Foto: NHK News.

Cientistas do Instituto de Pesquisa Riken (do Japão) e da Universidade de São Paulo (do Brasil) conduzirão uma parceria sobre o estudo do etanol.

Segundo a pesquisa da equipe do cientista Motoaki Seki (Riken), foi descoberto que a mistura de água, com uma baixa concentração de etanol, pode ser usada no melhoramento da agricultura. Essa mistura deixa as plantas mais tolerantes à seca, às altas temperaturas e à salinidade do que aquelas irrigadas com apenas água.

O estudo surge num momento em que vários países têm lutado para lidar com as alterações climáticas e a escassez de alimentos. E o Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo. 

O grupo de cientistas quer estudar a cana-de-açúcar, uma cultura agrícola muito importante no Brasil. Os estudiosos irão analisar como as mudanças na concentração de etanol, nas plantas, afetam a resiliência da usina de cana-de-açúcar em condições climáticas desfavoráveis.

No ano passado, o Brasil sofreu uma das piores secas já registrada nas regiões da bacia do rio Amazonas, no norte do país. A indústria agrícola dessas regiões tem sofrido graves danos na produção de alimentos, causados pelas alterações climáticas.

O Instituto de Pesquisa Riken confirmou, em um outro estudo, que dar etanol aos tomates melhora a sua tolerância a altas temperaturas.

O cientista japonês Motoaki Seki informou que quer expandir a pesquisa para outros produtos agrícolas, como a soja e o milho, dando sua contribuição para a agricultura brasileira.

Seki também expressou sua esperança em futuras aplicações desse estudo, em países da Ásia e África.

O professor Antônio Ferreira, da Universidade de São Paulo, explicou que está envolvido no estudo da tolerância da cana-de-açúcar à seca há vários anos. Ele considerou que a pesquisa conjunta, entre pesquisadores japoneses e brasileiros, uma oportunidade muito valiosa.


Fonte: NHK News.


NIkkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 16 de março de 2024

Ohtani revela sua esposa para a mídia.

Ohtani chega à Coréia do Sul, junto com sua esposa, para a estréia dos jogos da MLB. 


Seul - Nesta sexta-feira, 15 de março, o super astro do beisebol Shohei Ohtani chegou à Coréia do Sul, acompanhado de sua esposa, para o jogo de estréia de seu time, o Los Angeles Dodgers. Esta é a primeira vez que a esposa de Ohtani aparece em público e acompanhada do marido.

www.nikkeyon.blogspot.com
Ohtani chega à Coréia do Sul, junto com sua esposa, para a estréia dos jogos da MLB.
Foto de Shohei Ohtani com sua esposa, Mamiko Tanaka, publicada pela equipe de beisebol Los Angeles Dodgers no miniblog X, nesta sexta-feira, 15 de março. Esta é a primeira aparição na mídia de Tanaka, ao lado de Ohtani, antes da estréia dos jogos da MLB na Coréia do Sul. Foto: NHK News.

Ohtani foi o primeiro jogador dos Dodgers a aparecer no portão de desembarque do aeroporto internacional de Incheon, próximo da capital Seul. Sua esposa, chamada Mamiko Tanaka, vinha logo atrás dele.

Uma multidão de fãs se reuniram no salão de desembarque para ver o grande ídolo japonês. Ohtani acenou brevemente com mão para seus fãs, mas não disse nada. Ele entrou em um ônibus limusine com sua esposa, com os fãs aglomerados com cartazes dizendo "GOATANI - Ohtani maior de todos os tempos - GO" e "Gênio do beisebol Ohtani".

Antes de partir para a Coréia do Sul, Ohtani revelou a identidade de sua esposa ao postar uma foto, dele com ela, na rede social Instagram. Sua esposa é uma ex-jogadora profissional de basquete. A mídia japonesa já havia especulado que a misteriosa esposa de Ohtani era Mamiko Tanaka.

Tanaka tem 27 anos e jogou para o time Fujitsu Red Wave, na liga de basquete feminino de 2019-2023.

Na postagem no Instagram, Ohtani foi fotografado com Tanaka na frente de um avião, e ao lado de seu companheiro de time Yoshinobu Yamamoto. A equipe dos Dodgers também postou a foto do casal sensação na conta X do time (antigo Twitter), ao lado de Mookie Betts e sua esposa.

Nas redes sociais do Japão e da Coréia do Sul, muitos usuários não param de falar sobre Ohtani e sua esposa Tanaka.

"Estou tão impressionado ao ver Ohtani revelar sua esposa, Mamiko Tanaka, ao público", disse um usuário do miniblog X, em japonês.

"A esposa de Ohtani é realmente linda. Os dois foram feitos um para o outro", disse um usuário do X, em coreano. 

Em outra mensagem da Coréia do Sul, um usuário do X disse: "Seu futuro filho será um superatleta".

O time rival do Los Angeles Dodgers, o San Diego Padres, também chegaram à Coréia do Sul na sexta-feira. A série de dois jogos, no Gocheok Sky Dome, será nos dias 20 e 21 de março em Seul. Esta será o primeiro jogo da temporada regular da Liga Principal de Beisebol na Coréia do Sul.


Fonte: Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 15 de março de 2024

Paralisação nos hospitais do Japão.

Profissionais da área de saúde entram em greve exigindo aumento salarial.


Tóquio - Nesta quinta-feira, 14 de março, 146 sindicatos (afiliados à Federação Japonesa de Sindicatos dos Trabalhadores da Área de Saúde) entraram em greve em todo o Japão. Os sindicatos alegam que eles não têm obtido respostas da administração hospitalar, em relação aos aumentos salariais.

www.nikkeyon.blogspot.com
Profissionais da área de saúde entram em greve exigindo aumento salarial.
Nesta quinta-feira, 14 de março, profissionais da área de saúde entraram em greve em todo o Japão. Os grevistas exigem um aumento equivalente ao reajuste salarial do setor industrial. Foto: NHK News.

O sindicato do hospital Yoyogi, no distrito de Shibuya (Tóquio), realizou uma greve de uma hora, durante a manhã de quinta-feira. Os sindicalistas alegaram que a administração do hospital não atendeu ao pedido de aumento salarial, que seria de 40.000 ienes (cerca de 270 dólares americanos), durante as negociações na quarta-feira, 13 de março.

Cerca de 60 trabalhadores, incluindo enfermeiros e outras pessoas da área médica, reuniram-se em frente do hospital. No momento da paralisação, o hospital informou aos grevistas que a administração só ofereceria um aumento salarial regular, cerca de 2% de aumento e bônus reduzido.

Depois que as negociações não chegaram a um acordo, os grevistas organizaram uma manifestação, indo a uma estação de trem próxima do hospital. Eles seguravam cartazes em protesto e colhiam assinaturas para um abaixo-assinado, pedindo um aumento salarial equivalente ao reajuste do setor industrial.

Nos hospitais de outras partes do Japão, onde se realizaram mais greves, medidas foram tomadas para garantir um quadro mínimo de funcionários trabalhando. No entanto, mesmo com alguns funcionários nos hospitais, as pessoas precisaram ter paciência para esperar nas longas filas nos serviços ambulatoriais. 

O líder do sindicato do hospital Yoyogi, Akito Yoshikawa, informou que os profissionais da área de saúde estão lutando para sobreviverem. Muitos estão descontentes com seus salários e estão saindo do hospital, seguindo para outros tipos de emprego. 

Yoshikawa disse que seu sindicato buscará aumentos salariais aliados com outros setores da economia.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 14 de março de 2024

Me formei em minha cidade natal.

Escola realiza a primeira cerimônia de formatura, treze anos após o acidente nuclear.


Fukushima - Na quarta-feira, 13 de março, uma escola na cidade de Okuma, província de Fukushima, realizou sua primeira cerimônia de formatura, desde que foi inaugurada em abril do ano passado.

www.nikkeyon.blogspot.com
Escola realiza a primeira cerimônia de formatura, treze anos após o acidente nuclear.
Nesta quarta-feira, 13 de março, a escola Manabiya Yumenomori realizou sua primeira formatura depois de sua inauguração, em abril de 2023. As duas estudantes da foto acima são as primeiras formadas da cidade de Okuma. Treze anos atrás, a população local foi obrigada a evacuar para outras regiões do Japão, por causa do desastre nuclear de Fukushima. Foto: NHK News. 

Antes da inauguração da escola, ninguém podia viver na cidade de Okuma, por causa dos altos níveis de radiação na região. O município abriga a usina nuclear de Fukushima, seriamente danificada pelo terremoto e tsunami de março de 2011.

Depois de 12 anos do desastre nuclear, a ordem de evacuação em Okuma foi suspensa, mas apenas a metade da cidade conseguiu ter o direito de voltar a morar na região, em junho de 2022. Isso só foi possível por causa da queda dos níveis de radiação a um patamar seguro para o ser humano viver. Agora, mais de 1.000 pessoas vivem na cidade, cerca de 10% da população original.

A escola mencionada no início da matéria se chama Manabiya Yumenomori. A instituição municipal de ensino é uma combinação do ensino primário com o ensino ginasial, tudo num mesmo prédio. O local também oferece educação e atendimento pré-escolar.

Na cerimônia de formatura, apenas duas alunas (do 9ª ano do ginasial) receberam seus diplomas. As duas estudantes formadas voltaram a viver em Okuma no ano passado. Antes disso, elas estavam vivendo na cidade de Aizuwakamatsu, também na província de Fukushima, para onde foram evacuadas com suas famílias após o desastre nuclear.

Durante seu discurso, a aluna formada Nonoka Ishii disse que se divertiu muito, no pouco tempo que estudou na escola. Ela também disse que seus professores eram gentis e que estudou com determinação para fazer bom uso das lições aprendidas em aula.

Já o outro discurso, a estudante Hana Saito disse que conheceu bem os moradores locais quando voltou a morar em Okuma no ano passado. Ela agradeceu às pessoas por recebê-la e ajudá-la a recomeçar uma nova vida na cidade. 

No final, as duas alunas formadas cantaram uma canção juntas, antes da cerimônia de formatura terminar.

Nikkey ON!: Parabéns! Vocês merecem. Continuem lutando, pois Okuma precisará da ajuda de vocês para voltar a ser o que era no passado.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.