Escola realiza a primeira cerimônia de formatura, treze anos após o acidente nuclear.
Fukushima - Na quarta-feira, 13 de março, uma escola na cidade de Okuma, província de Fukushima, realizou sua primeira cerimônia de formatura, desde que foi inaugurada em abril do ano passado.
www.nikkeyon.blogspot.com
Antes da inauguração da escola, ninguém podia viver na cidade de Okuma, por causa dos altos níveis de radiação na região. O município abriga a usina nuclear de Fukushima, seriamente danificada pelo terremoto e tsunami de março de 2011.
Depois de 12 anos do desastre nuclear, a ordem de evacuação em Okuma foi suspensa, mas apenas a metade da cidade conseguiu ter o direito de voltar a morar na região, em junho de 2022. Isso só foi possível por causa da queda dos níveis de radiação a um patamar seguro para o ser humano viver. Agora, mais de 1.000 pessoas vivem na cidade, cerca de 10% da população original.
A escola mencionada no início da matéria se chama Manabiya Yumenomori. A instituição municipal de ensino é uma combinação do ensino primário com o ensino ginasial, tudo num mesmo prédio. O local também oferece educação e atendimento pré-escolar.
Na cerimônia de formatura, apenas duas alunas (do 9ª ano do ginasial) receberam seus diplomas. As duas estudantes formadas voltaram a viver em Okuma no ano passado. Antes disso, elas estavam vivendo na cidade de Aizuwakamatsu, também na província de Fukushima, para onde foram evacuadas com suas famílias após o desastre nuclear.
Durante seu discurso, a aluna formada Nonoka Ishii disse que se divertiu muito, no pouco tempo que estudou na escola. Ela também disse que seus professores eram gentis e que estudou com determinação para fazer bom uso das lições aprendidas em aula.
Já o outro discurso, a estudante Hana Saito disse que conheceu bem os moradores locais quando voltou a morar em Okuma no ano passado. Ela agradeceu às pessoas por recebê-la e ajudá-la a recomeçar uma nova vida na cidade.
No final, as duas alunas formadas cantaram uma canção juntas, antes da cerimônia de formatura terminar.
Nikkey ON!: Parabéns! Vocês merecem. Continuem lutando, pois Okuma precisará da ajuda de vocês para voltar a ser o que era no passado.
Fonte: NHK News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário