Profissionais da área de saúde entram em greve exigindo aumento salarial.
Tóquio - Nesta quinta-feira, 14 de março, 146 sindicatos (afiliados à Federação Japonesa de Sindicatos dos Trabalhadores da Área de Saúde) entraram em greve em todo o Japão. Os sindicatos alegam que eles não têm obtido respostas da administração hospitalar, em relação aos aumentos salariais.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
Nesta quinta-feira, 14 de março, profissionais da área de saúde entraram em greve em todo o Japão. Os grevistas exigem um aumento equivalente ao reajuste salarial do setor industrial. Foto: NHK News. |
O sindicato do hospital Yoyogi, no distrito de Shibuya (Tóquio), realizou uma greve de uma hora, durante a manhã de quinta-feira. Os sindicalistas alegaram que a administração do hospital não atendeu ao pedido de aumento salarial, que seria de 40.000 ienes (cerca de 270 dólares americanos), durante as negociações na quarta-feira, 13 de março.
Cerca de 60 trabalhadores, incluindo enfermeiros e outras pessoas da área médica, reuniram-se em frente do hospital. No momento da paralisação, o hospital informou aos grevistas que a administração só ofereceria um aumento salarial regular, cerca de 2% de aumento e bônus reduzido.
Depois que as negociações não chegaram a um acordo, os grevistas organizaram uma manifestação, indo a uma estação de trem próxima do hospital. Eles seguravam cartazes em protesto e colhiam assinaturas para um abaixo-assinado, pedindo um aumento salarial equivalente ao reajuste do setor industrial.
Nos hospitais de outras partes do Japão, onde se realizaram mais greves, medidas foram tomadas para garantir um quadro mínimo de funcionários trabalhando. No entanto, mesmo com alguns funcionários nos hospitais, as pessoas precisaram ter paciência para esperar nas longas filas nos serviços ambulatoriais.
O líder do sindicato do hospital Yoyogi, Akito Yoshikawa, informou que os profissionais da área de saúde estão lutando para sobreviverem. Muitos estão descontentes com seus salários e estão saindo do hospital, seguindo para outros tipos de emprego.
Yoshikawa disse que seu sindicato buscará aumentos salariais aliados com outros setores da economia.
Fonte: NHK News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário