Banco Central do Japão encerra política de taxas negativas e o controle da curva de rendimento.
Tóquio - Na terça-feira, 19 de março, o Banco Central do Japão (BOJ - Bank of Japan) decidiu pôr fim à sua política de taxa de juros negativa. Esta é a primeira vez, depois de 17 anos, que haverá aumento na taxa de juros no país.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
O BOJ (Banco Central do Japão) encerrou a política de taxas negativas e o controle da curva de rendimento nesta terça-feira, 19 de março. Foto: NHK News. |
Além de aumentar a taxa de juros, o BOJ também decidiu abandonar o seu quadro de controle da curva de rendimentos. Isso mantinha as taxas de juros, de longo e curto prazo, muito baixas.
Os legisladores anunciaram a medida após encerrarem sua reunião de dois dias. O banco central avaliou o ciclo virtuoso entre salários e preços. Foi considerado o objetivo de estabilidade de preços com uma inflação de 2%, como a forma sustentável de ser alcançada.
O BOJ decidiu a "taxa de juros overnight não garantida" como seu novo objetivo político. Para cumprir a diretriz, será aplicado uma taxa de juros de 0,1% aos saldos das contas correntes das instituições financeiras mantidas em bancos.
Os decisores políticos afirmaram que irão encorajar a taxa overnight a permanecer entre zero e 0,1%.
A taxa "overnight call rate não garantida" refere-se às taxas para transações não garantidas nos mercados de "call rate", onde as instituições financeiras emprestam e tomam empréstimos de fundos de curto prazo.
A taxa de juros de curto prazo será mantida em menos de 0,1%, para alguns depósitos de instituições financeiras detidos pelo banco central desde 2016. E, ao mesmo tempo, o BOJ deixará de estabelecer uma meta para os rendimentos dos títulos públicos de 10 anos.
Sob o controle de sua curva de rendimentos, o banco central comprou grandes quantidades de obrigações do governo japonês, mantendo a taxas de juros de longo prazo em torno de 0%.
O BOJ também decidiu não continuar a comprar fundos negociados em bolsa e fundos de investimento imobiliário japonês. O banco central utilizou a medida para injetar enormes quantias de dinheiro, sustentando o mercado de ações.
Fonte: NHK News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário