Suplemento que controla o colesterol provoca a morte de duas pessoas no Japão.
Tóquio - O Ministério da Saúde do Japão informou que uma segunda morte foi confirmada nesta quarta-feira, 27 de março, após a vítima ter tomado um suplemento para controlar o colesterol. A primeira morte foi informada esta semana e várias outras pessoas, que também tinham o hábito de tomar o mesmo tipo de suplemento, podem ter adquiridas alguns problemas de saúde.
www.nikkeyon.blogspot.com
A empresa responsável pelo produto, a Kobayashi Pharmaceutical com sede em Osaka, emitiu um recall voluntário em todo o país na semana passada, pedindo para recolher três tipos de suplementos da marca. Esses suplementos têm em sua fórmula o arroz vermelho fermentado, chamado "beni-koji", provável causador das enfermidades.
O recolhimento do produto ocorreu depois que algumas pessoas desenvolveram doenças renais, e outros problemas de saúde, ao consumirem com frequência um dos três tipos de suplementos.
Na terça-feira, 26 de março, o Ministério da Saúde questionou a empresa farmacêutica sobre o caso. Foi nesse dia que o ministério acabou descobrindo a primeira morte de um usuário do suplemento. Rapidamente, uma coletiva de imprensa foi feita para comunicar a população.
Os detalhes da segunda morte ainda não estão bem claras para os médicos. Entretanto, confirmou-se, através de um laudo médico, que a segunda vítima estava com problemas nos rins.
Também foi descoberto que cerca de 3.000 usuários dos suplementos problemáticos entraram em contato com a Kobayashi Pharmaceutical, expressando preocupações com a saúde ao descobrirem o efeito colateral do produto.
A empresa farmacêutica também informou ao ministério que 106 pessoas foram hospitalizadas até o momento. No entanto, ainda não foi confirmada a existência de ligações dos casos: entre essas pessoas hospitalizadas com os suplementos de arroz vermelho fermentado.
O Ministério de Saúde enviou uma notificação ao governo da cidade de Osaka, para instar as autoridades locais a tomarem medidas necessárias. Há suspeitas de que os três suplementos do recall contenham substâncias nocivas. O ministério também planeja convocar, esta semana, um comitê de especialistas para investigar o caso da empresa farmacêutica.
Fonte: NHK News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário