Estação de metrô de Tóquio ganha sistema de tradução automática.
Tóquio - Durante esta semana, uma estação de metrô de Tóquio introduziu uma nova tecnologia que melhora a comunicação entre funcionários e turistas estrangeiros. O novo sistema utiliza tablets que traduzem palavras faladas (e digitadas também), projetando instantaneamente o texto em um display.
www.nikkeyon.blogspot.com
O novo serviço começou na quinta-feira, 29 de fevereiro, estreando na estação Tocho-Mae, da linha Toei Oedo. O sistema suporta até 12 idiomas diferentes, incluindo japonês, chinês, coreano, francês e espanhol. O tradutor instantâneo também ajuda pessoas com deficiência auditiva.
No dia da estréia, um turista estrangeiro apareceu no guichê da estação, pedindo ajuda a um funcionário japonês para comprar uma passagem. O turista falou com o funcionário em seu idioma e a tradução da fala para o japonês apareceu na tela do funcionário. Compreendendo o pedido do turista, o funcionário perguntou em japonês: "Para onde você está indo?". Automaticamente, a tradução para a língua do turista apareceu na tela do sistema, mostrando rapidez e eficiência do aparelho tradutor.
O Governo Metropolitano de Tóquio está pensando em instalar o sistema em outras estações do metrô, antes do início do Campeonato Mundial de Atletismo e das Deaflympics (Olimpíadas para surdos). Os eventos estão previstos para 2025, na capital japonesa. Muitos turistas estrangeiros, e pessoas com deficiência auditiva, estarão presentes em Tóquio daqui um ano, sendo uma ótima oportunidade para testar a eficiência desse novo sistema de tradução automática em áreas públicas.
Fonte: NHK News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário