Morre o cartunista Akira Toriyama, criador do "Dragon Ball".
Tóquio - Nesta sexta-feira, 8 de março, a imprensa japonesa noticiou a morte do cartunista japonês Akira Toriyama, aos 68 anos. O "mangaká" despontou mundialmente com suas obras "Dragon Ball" e "Dr. Slump", criados durante a década de 80.
www.nikkeyon.blogspot.com
O site oficial da revista Weekly Shonen Jump informou que Toriyama faleceu de hematoma subdural agudo, no dia 1ª de março. No Japão, famílias de pessoas famosas geralmente notificam a imprensa uma semana depois da morte do artista, com o intuito de manter a privacidade durante o funeral.
Toriyama nasceu na província de Aichi, região central do Japão, em 1955. Ele publicou seu primeiro trabalho com a revista Shonen Jump em 1978.
Seu primeiro grande sucesso foi com a série de mangá "Dr. Slump", que começou a desenhar em 1980. Logo depois, a obra foi transformada em série animada.
Em 1984, Toriyama lançou a obra que o deixou famoso mundialmente: "Dragon Ball". O personagem principal, Son Goku, tem super poderes e luta artes marciais, junto com seus amigos, contra vários vilões na Terra.
A série de mangá "Dragon Ball" vendeu mais de 260 milhões de cópias em todo o mundo. Também foi lançado uma animação da série para a televisão, jogos de vídeo game e um filme de Hollywood.
O artista também criou personagens de uma série de jogos de vídeo game muito popular, chamado "Dragon Quest".
Todos os personagens criados por Toriyama são muito amados pelos fãs de mangá e serviu de inspiração para muitos cartunistas.
A revista Weekly Shonen Jump postou uma mensagem de condolências em seu site. Através de suas palavras, a revista informa que os incríveis personagens criados por Toriyama, e o seu avassalador senso de design, tiveram um grande impacto em muito artistas de mangá no Japão e no mundo.
Fonte: NHK News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário