Modelo japonesa, com síndrome de Down, realiza o sonho de desfilar em Paris.
Paris - No sábado, 2 de março, a Paris Fashion Week teve um momento especial para uma jovem japonesa. A garota, com síndrome de Down, realizou um sonho quase impossível para ela, mas que se tornou realidade: desfilar num evento de moda com um vestido glamoroso, inspirado em um quimono.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
A japonesa Nao Saito desfila como modelo convidada durante a Paris Fashion Week, em 2 de março de 2024. Foto: Kyodo News. |
Nao Saito (19 anos), conhecida apenas pelo nome artístico "Nao", participou do desfile da estilista internacional Samina Mughal. Para o desfile, Nao vestiu um vestido vermelho, com uma grande faixa dourada (chamada de obi) na cintura. O vestido foi feito por uma empresa japonesa que espera compartilhar a cultura japonesa com o mundo.
"Foi divertido. Eu estava nervosa", disse a jovem, originária da província de Shizuoka, depois de desfilar no principal evento internacional de moda. Nao disse também: "Meu próximo sonho é aparecer em um desfile de moda nos Estados Unidos."
Sua mãe, Yumi Saito (53 anos), chorou ao vê-la no palco do desfile. Ela sempre apoiou sua filha ao longo de seu sonhado caminho. "Não pensei que esse sonho pudesse se tornar possível", disse Yumi.
Nao é modelo há cinco anos, participando de eventos relacionados a "Tokyo Girls Collection" no Japão. A jovem permaneceu ativamente envolvida na profissão de modelo, enquanto frequentava uma central de empregos que apoia pessoas com deficiências.
Embora as pessoas com síndrome de Down (muitas vezes) tenham dificuldades para manter uma postura ereta (devido ao baixo tônus muscular), a adolescente precisou praticar intensamente "a arte de desfilar" no corredor de sua casa. Ela teve aulas e aprendeu como caminha uma modelo profissional em um desfile de moda.
Em sua longa jornada para a fama, Nao já teve sérios problemas de saúde. Ela tem complicações no coração e no esôfago que a fez passar por mais de 40 cirurgias no passado.
Às vezes, Nao chorava diante de seu treinamento rigoroso, o que levou sua mãe a sugerir que a filha desistisse de modelar. Porém, a jovem recusou a desistir e foi melhorando gradativamente durante às aulas. Segundo a mãe, Nao demora muito para aprender coisas novas.
A viagem para Paris começou a tomar forma em janeiro deste ano, quando Nao foi convidada para aparecer no desfile de moda de Mughal, através de Makoto Okubo. Okubo (59 anos) dirige um grupo que promove os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, através da música.
"Eu queria mostrar ao mundo o poder das pessoas com deficiência", disse Okubo.
Miyabi Ikeda (52 anos), proprietária da locadora de vestidos que fornecia os trajes de Nao, parecia satisfeito com o trabalho, dizendo que Nao "parecia muito fofa".
Ikeda também é uma estilista japonesa, conhecida por suas roupas chamativas. Ela disse que o vestido do desfile foi inspirado na adolescente Nao. O traje é inspirado na imagem de uma boneca francesa, combinando com a vestimenta da tradicional boneca japonesa "hina".
Nikkey ON!: Parabéns Nao Saito. Nunca desista de seus sonhos!
Fonte: Kyodo News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário