Alpinistas morrem ao tentarem escalar o Monte Fuji antes da temporada.
Shizuoka - Autoridades japonesas estão alertando as pessoas a não escalarem o Monte Fuji antes da temporada de abertura. Esta semana, quatro alpinistas foram encontrados mortos no topo do vulcão, gerando preocupações do governo das províncias de Shizuoka e Yamanashi.
www.nikkeyon.blogspot.com
 |
Quatro alpinistas foram encontrados mortos no topo do Monte Fuji nesta semana. As autoridades das províncias de Shizuoka e Yamanashi estão alertando os aventureiros sobre os riscos de escalarem o pico fora da temporada de visitação, que começa em julho e termina em setembro. Foto: NHK News. |
Na manhã de domingo, 23 de junho, a polícia recebeu a ligação de uma mulher de Tóquio, relatando para as autoridades que não conseguia entrar em contato com seu marido de 53 anos. Ele provavelmente estaria perdido em alguma trilha do Monte Fuji.
Ao tentar encontrar o homem desaparecido no vulcão, os agentes da polícia tiveram ingrata surpresa: três alpinistas foram encontrados sem vida próximos da cratera, no lado sul do pico. Segundo a polícia, as três vítimas não estavam juntas, sendo encontradas em locais diferentes. Agora resta saber o que aconteceu com essas pessoas para que a aventura terminasse em uma triste tragédia.
Além dos três alpinistas, mais uma outra pessoa, um homem de 38 anos, também foi encontrada inconsciente no lado norte do vulcão. O homem foi encontrado na quarta-feira, 26 de junho, e encaminhado para um hospital onde foi confirmado sua morte.
As quatro trilhas do Monte Fuji, sendo três na província de Shizuoka e uma na província de Yamanashi, não abrem para o público em geral antes do mês de julho. Entretanto, isso não impede que alguns aventureiros possam escalar o vulcão antes da temporada de visitação.
Shunji Takekawa, um experiente guia de montanhas japonesas e de montanhas no exterior, explicou para a imprensa os desafios de escalar o Monte Fuji.
"O Monte Fuji é classificado como uma das montanhas mais difíceis para a escalada de inverno no Japão. As condições climáticas são tão severas que as pessoas inexperientes com montanhas comuns no período do inverno, não conseguem lidar com as baixas temperaturas e a neve. Ainda é possível encontrar neve no mês de junho no Fuji-san. Então, os alpinistas devem estar conscientes de que as condições climáticas não serão tão diferentes das encontradas no inverno", disse Takekawa.
As temperaturas noturnas do pico podem chegar a menos zero graus Celsius nesta época no ano (junho). Por causa da baixa temperatura, ainda pode-se ver neve em algumas partes do Monte Fuji.
Os funcionários do pico, do lado de Shizuoka, verificam e reparam as trilhas todos os anos, antes do início da temporada de visitação do Fuji-san. Mas o trabalho de manutenção não pode ser feito quando as trilhas estão fechadas. Muitas pousadas do vulcão ainda não estão funcionando nesta época, assim como os postos de socorro.
Autoridades locais ressaltam que subir as trilhas do Monte Fuji, fora da temporada, é perigoso. Eles procuram desestimular os aventureiros a não tentarem escalar fora do período seguro.
Fonte: NHK News.