domingo, 30 de junho de 2024

Muita chuva em Kyushu.

Previsão de chuva forte do oeste ao norte do Japão.


Tóquio - A Agência Meteorológica do Japão está alertando a população sobre as chuvas fortes que ocorreram até segunda-feira, 1 de julho, no país.

www.nikkeyon.blogspot.com
Previsão de chuva forte, até segunda-feira, no Japão. As autoridades meteorológicas pedem que a população fique em alerta em caso de catástrofe natural. Foto: NHK News. 

Segundo informações das autoridades meteorológicas, uma frente fria (que está atualmente perto de Kyushu) deverá se mover para o norte do país, em direção ao Mar do Japão na manhã de domingo.

Um sistema de baixa pressão se formará ao longo da frente fria, tornando-se mais poderoso e passando pelo norte do Japão até segunda-feira. As condições atmosféricas ficarão instáveis, principalmente ao longo da costa do Mar do Japão.

É provável que chova forte no oeste, leste e norte do Japão até segunda-feira. 

Nas 24 horas até o final da tarde de segunda-feira, o norte de Kyushu deverá ter precipitações de até 200 milímetros de chuva. Em Chugoku, Tokai, Tohoku e Hokkaido, as precipitações poderão chegar até 150 milímetros de chuva.

Durante o domingo, a agência meteorológica pede que as pessoas estejam em alerta para os casos de deslizamentos de terra, inundações em áreas baixas e nos rios, bem como quedas de raio e rajadas fortes de vento.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 29 de junho de 2024

Justiça de reféns.

Magnata processa o governo japonês, protestando contra o sistema de detenção do país.


Tóquio - Um ex-presidente de uma grande editora japonesa entrou com um processo contra o governo do Japão na quinta-feira, 27 de junho. Ele alega que foi vítima do sistema de detenção do país, chamado de "Justiça de reféns".

www.nikkeyon.blogspot.com
Magnata processa o governo japonês, protestando contra o sistema de detenção do país.
Foto do dia em que o magnata Tsuguhiko Kadokawa foi libertado sob fiança pela justiça japonesa, em abril de 2023. Foto: AFP.

"Justiça de reféns", referindo-se aos suspeitos de um crime mantidos presos por um longo período, tornou-se um termo amplamente usado na época da prisão e fuga do poderoso ex-chefe da Nissan Motor, Carlos Ghosn.

Tsuguhiko Kadokawa, um ex-presidente da Kadokawa Corporation, foi preso e indiciado em 2022 por acusações de suborno.

Os promotores de justiça acusam Kadokawa de pagar cerca de 69 milhões de ienes a Haruyuki Takahashi, ex-membro do conselho das Olimpíadas de Tóquio. Takahashi foi responsável por selecionar patrocinadores para os Jogos de Tóquio de 2020-21.

No Japão, os suspeitos de um crime podem ficar detidos por até 23 dias, de acordo com a acusação criminal. As detenções são comuns e os pedidos de fiança são frequentemente negados no sistema japonês. A organização dos direitos humanos, Human Rights Watch, já criticou o Japão num relatório do ano passado.

Kadokawa, que atualmente tem 80 anos, foi libertado sob fiança em abril do ano passado, após mais de 7 meses de detenção. O magnata disse à imprensa que seus outros três pedidos de fiança foram negados durante o período que esteve preso. Quando foi dado a entrada no quarto, o Tribunal Distrital de Tóquio acabou concedendo seu pedido, estabelecendo uma fiança de 200 milhões de ienes.

A ação civil de Kadokawa, contra o governo japonês por detenção e interrogatórios ilegais, não está relacionado com seu caso de suborno nas Olimpíadas de Tóquio. Seu processo está relacionado ao tratamento desumano que ele sofreu no centro de detenção.

Durante o período de 23 dias detido, o suspeito pode ser interrogado pelos promotores japoneses sem a presença de um advogado para ele. Kadokawa comparou seu caso com o famoso escândalo do ex-intérprete do astro do beisebol Shohei Ohtani, Ippei Mizuhara. O ex-intérprete foi declarado culpado nos Estados Unidos, por roubar quase 17 milhões de dólares do jogador Ohtani.

"O japonês Mizuhara levou uma vida normal enquanto enfrentava o julgamento nos Estados Unidos. Se Mizuhara estivesse enfrentando o mesmo julgamento no Japão, ele estaria preso no sistema judiciário japonês. A justiça japonesa é intocável, parecida com a justiça européia da Idade Média", disse Kadokawa.

O magnata também alegou que durante a sua detenção, os procuradores de justiça disseram-lhe repetidamente que não seria libertado até que admitisse sua culpa. Segundo Kadokawa, ele foi tratado de forma rude e dura, para pressioná-lo a fazer uma confissão. 

Agora, Kadokawa planeja registrar uma queixa no Comitê de Direitos Humanos da ONU (CDHNU).

"Argumentaremos que esta situação judicial de reféns viola vários direitos humanos e viola as leis internacionais de direitos humanos", disse o advogado de Kadokawa, Hiroaki Murayama.


Fonte: AFP.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 28 de junho de 2024

Tragédia no topo do Fuji-san.

Alpinistas morrem ao tentarem escalar o Monte Fuji antes da temporada.


Shizuoka - Autoridades japonesas estão alertando as pessoas a não escalarem o Monte Fuji antes da temporada de abertura. Esta semana, quatro alpinistas foram encontrados mortos no topo do vulcão, gerando preocupações do governo das províncias de Shizuoka e Yamanashi.

www.nikkeyon.blogspot.com
Alpinistas morrem ao tentarem escalar o Monte Fuji antes da temporada.
Quatro alpinistas foram encontrados mortos no topo do Monte Fuji nesta semana. As autoridades das províncias de Shizuoka e Yamanashi estão alertando os aventureiros sobre os riscos de escalarem o pico fora da temporada de visitação, que começa em julho e termina em setembro. Foto: NHK News.

Na manhã de domingo, 23 de junho, a polícia recebeu a ligação de uma mulher de Tóquio, relatando para as autoridades que não conseguia entrar em contato com seu marido de 53 anos. Ele provavelmente estaria perdido em alguma trilha do Monte Fuji.

Ao tentar encontrar o homem desaparecido no vulcão, os agentes da polícia tiveram ingrata surpresa: três alpinistas foram encontrados sem vida próximos da cratera, no lado sul do pico. Segundo a polícia, as três vítimas não estavam juntas, sendo encontradas em locais diferentes. Agora resta saber o que aconteceu com essas pessoas para que a aventura terminasse em uma triste tragédia.

Além dos três alpinistas, mais uma outra pessoa, um homem de 38 anos, também foi encontrada inconsciente no lado norte do vulcão. O homem foi encontrado na quarta-feira, 26 de junho, e encaminhado para um hospital onde foi confirmado sua morte.

As quatro trilhas do Monte Fuji, sendo três na província de Shizuoka e uma na província de Yamanashi, não abrem para o público em geral antes do mês de julho. Entretanto, isso não impede que alguns aventureiros possam escalar o vulcão antes da temporada de visitação. 

Shunji Takekawa, um experiente guia de montanhas japonesas e de montanhas no exterior, explicou para a imprensa os desafios de escalar o Monte Fuji.

"O Monte Fuji é classificado como uma das montanhas mais difíceis para a escalada de inverno no Japão. As condições climáticas são tão severas que as pessoas inexperientes com montanhas comuns no período do inverno, não conseguem lidar com as baixas temperaturas e a neve. Ainda é possível encontrar neve no mês de junho no Fuji-san. Então, os alpinistas devem estar conscientes de que as condições climáticas não serão tão diferentes das encontradas no inverno", disse Takekawa.

As temperaturas noturnas do pico podem chegar a menos zero graus Celsius nesta época no ano (junho). Por causa da baixa temperatura, ainda pode-se ver neve em algumas partes do Monte Fuji.

Os funcionários do pico, do lado de Shizuoka, verificam e reparam as trilhas todos os anos, antes do início da temporada de visitação do Fuji-san. Mas o trabalho de manutenção não pode ser feito quando as trilhas estão fechadas. Muitas pousadas do vulcão ainda não estão funcionando nesta época, assim como os postos de socorro. 

Autoridades locais ressaltam que subir as trilhas do Monte Fuji, fora da temporada, é perigoso. Eles procuram desestimular os aventureiros a não tentarem escalar fora do período seguro.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 27 de junho de 2024

Proibido montar em malas elétricas.

Mulher é autuada por andar em uma mala elétrica, usando-a como um meio de transporte no Japão.


Osaka - Coisas que podem parecer normais em outros países mas no Japão são levadas a sério! Recentemente, a polícia japonesa levou até a Promotoria um caso onde uma mulher violou a Lei de Trânsito do país. Ela é acusada em andar montada em uma mala elétrica pela calçada de uma cidade japonesa, sem uma autorização para isso.

www.nikkeyon.blogspot.com
Mulher é autuada por andar em uma mala elétrica, usando-a como um meio de transporte no Japão.
Uma mulher foi autuada por andar montada em uma mala elétrica pelas calçadas da cidade de Osaka, em março deste ano. Pela Lei de Trânsito do Japão, é proibido pilotar malas elétricas no país, porque esse tipo de veículo não atende a Lei Veicular de Transporte Rodoviário. Foto: NHK News.

A polícia do Japão informou que esta é a primeira vez que alguém infringe o código de trânsito nacional, pilotando uma mala motorizada pelas ruas do país.

Uma mulher de 30 anos pilotou uma mala elétrica em uma calçada na cidade de Osaka, província de mesmo nome, sem uma licença específica de trânsito. Ela foi pega em flagrante pela polícia em março deste ano.

As malas elétricas podem se mover a uma velocidade de até 13 km/h. Elas poderiam estar legalmente enquadradas na mesma categoria das motocicletas de pequeno porte. Sim, poderiam...

Mas, no entanto, as malas com motores elétricos não são permitidas nas vias públicas no Japão. Para atenderem as normas de trânsito do país, as malas elétricas devem atender aos padrões de freios e de sinalização, como a presença de lanternas pisca-pisca, estabelecidos pela Lei Veicular de Transporte Rodoviário.

A mulher tentou negar as acusações da polícia, dizendo durante o interrogatório voluntário que não sabia que a mala elétrica é considerada um veículo que exige uma "carteira de motorista" específica no Japão. 

Nikkey ON!: Fica anotado então! Se você tiver uma mala elétrica, não saia pelas ruas do Japão montada nela porque a polícia não vai te deixar em paz. 


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quarta-feira, 26 de junho de 2024

Feriu pessoas de um ônibus escolar.

Homem ataca 3 pessoas em um ponto de ônibus escolar na China, ferindo 2 japoneses.


Shanghai - Na segunda-feira, 24 de junho, um ônibus que transportava estudantes de uma escola japonesa na cidade de Suzhou, província chinesa de Jiangsu, foi atacado por um homem chinês armado com uma faca. O incidente deixou dois cidadãos japoneses feridos e uma mulher chinesa em estado grave.

www.nikkeyon.blogspot.com
Homem ataca 3 pessoas em um ponto de ônibus escolar na China, ferindo 2 japoneses.
Na segunda-feira, 24 de junho, um homem atacou três pessoas com uma faca em um ponto de  ônibus escolar na cidade de Suzhou, na China. As vítimas, dois japoneses e uma chinesa ficaram feridos no incidente. Foto: NHK News.

O ataque ocorreu quando o ônibus, que transportava as crianças da escola japonesa, parou em um ponto de ônibus. Uma mulher japonesa e seu filho, que estavam no ponto de ônibus, ficaram feridos mas sem risco de vida. Já uma mulher chinesa, que trabalhava como atendente do ônibus, foi seriamente esfaqueada.

O ponto de ônibus está localizado em uma área residencial de Suzhou, a cerca de 1 km de distância da escola japonesa. O local tem um complexo de apartamentos com muitos residentes japoneses.

A polícia chinesa só divulgou o crime para a imprensa na tarde desta terça-feira, 25 de junho. O homem chinês que atacou as pessoas foi preso pela polícia. Segundo informações sobre o agressor, ele tem 52 anos, mora em outra área da cidade de Suzhou e está desempregado. As autoridades chinesas não deu mais detalhes sobre o incidente, e nem os motivos do ataque.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, informou em uma coletiva de imprensa que o incidente foi um caso isolado, sem indícios de ódio contra a comunidade japonesa de Suzhou. Ela lamentou o caso e disse que o governo chinês continuará a tomar medidas eficazes para garantir a segurança de todos os cidadãos estrangeiros.

O Consulado Japonês de Shanghai informou que o cônsul geral, Shuichi Akamatsu, se reuniu com o prefeito de Suzhou, Wu Qingwen. Akamatsu disse ao prefeito que o incidente é extremamente lamentável.

No início deste mês, cinco pessoas, incluindo alguns professores universitários dos Estados Unidos, foram feridas num ataque com faca em um parque na província de Jilin, no nordeste da China. Em outubro do ano passado, um parente de um diplomata israelita foi esfaqueado na capital do país, Pequim.

Tanto nos casos de Jilin como de Pequim, a polícia deteve homens na faixa dos 50 anos. No entanto, as autoridades  chinesas não revelaram os motivos que levaram os agressores a cometerem esse crimes.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

terça-feira, 25 de junho de 2024

Trabalhando na Austrália.

Com o iene desvalorizado frente ao dólar, muitos japoneses estão indo trabalhar temporariamente na Austrália.


Melbourne - A queda de valor do iene em relação ao dólar americano, nos últimos tempos, tem levado muitos jovens japoneses a viajar para o exterior em busca de trabalhos temporários de férias. Cerca da metade desses jovens está escolhendo a Austrália, levando a um recorde de procura para esse país.

www.nikkeyon.blogspot.com
Com o iene desvalorizado frente ao dólar, muitos japoneses estão indo trabalhar temporariamente na Austrália.
Muitos jovens japoneses estão indo trabalhar temporariamente na Austrália, por causa da desvalorização do iene frente ao dólar americano. O governo australiano emitiu cerca de 14 mil vistos para cidadãos japoneses nos últimos 12 meses. Foto: NHK News.

O governo australiano emitiu mais de 14 mil vistos de "working-holiday" (seria alguma coisa do tipo "visto de trabalho de férias") para cidadãos japoneses nos últimos 12 meses, desde junho de 2023. Isso representa um recorde. Mais de 12.000 vistos foram emitidos durante os nove meses compreendidos entre junho de 2023 e março de 2024. 

O salário mínimo por hora na Austrália passará por um reajuste de 3,75%, a partir de julho deste ano. O valor da hora trabalhada corresponderá a aproximadamente 24 dólares australianos (cerca de 16 dólares americanos). Esse valor é duas vezes e meia maior que a média do salário por hora de trabalho no Japão.

A professora Nana Oishi, da Universidade de Melbourne, informou para o jornalista japonês que nem todo mundo está ganhando tanto assim. Ela destacou que muitos jovens, de diversos países, vêm para a Austrália em busca de trabalho. Ela também acrescentou: "O povo japonês não tem o hábito de negociar a hora trabalhada, mesmo que receba uma oferta de trabalho com salário muito baixo."

Oishi salientou que é importante estar bem preparado quando vier à Austrália. Isso inclui bons conhecimentos da língua inglesa por parte dos candidatos ao trabalho.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 24 de junho de 2024

Nasceu no banheiro, morreu no carro.

Mulher é presa por abandonar o corpo de uma bebê dentro de um carro.


Gifu - A polícia da cidade de Seki, província de Gifu, prendeu uma mulher de 22 anos por deixar sua filha recém-nascida morrer dentro de um carro. O caso aconteceu em fevereiro deste ano.

www.nikkeyon.blogspot.com
Mulher é presa por abandonar o corpo de uma bebê dentro de um carro.
Na sexta-feira, 21 de junho, a polícia de Seki, província de Gifu, prendeu uma mulher de 22 anos por abandonar o corpo de sua bebê recém-nascida dentro do carro. O caso foi descoberto porque a mulher confessou o parto e o abandono para a sua mãe, que telefonou para a polícia.

Segundo informações da polícia, Momoka Yamaguchi deu à luz uma menina no banheiro da casa de um parente, entre 21h e 22h, no dia 16 de fevereiro. Depois disso, a mulher pegou a bebê e a colocou dentro de seu carro, onde ela ficou a maior parte da noite (provavelmente passando frio no inverno rigoroso do Japão). Estima-se que a menina tenha morrido por volta das 3 horas da manhã do dia seguinte.

A mãe de Yamaguchi chamou a polícia, depois que sua filha lhe contou que deu à luz uma criança e a deixou no carro. Uma autópsia da bebê mostrou que a causa da morte foi insuficiência respiratória. A reportagem não explica bem o caso, mas está parecendo que o cadáver da bebê só foi descoberto recentemente, após a mulher confessar para a mãe que tinha deixado o corpo da recém-nascida dentro do carro por 4 meses.

Yamaguchi só foi presa pela polícia na última sexta-feira, 21 de junho. Ela disse para a polícia que o pai da criança era um homem com quem ela tinha tido um relacionamento. Ela descobriu que estava grávida depois que eles terminaram o namoro.

A mãe de Yamaguchi disse que ninguém da família sabia que a filha estava grávida. Momoka Yamaguchi morava com os pais e cinco irmãos na mesma casa. Ela não reclamava de nenhuma alteração em sua saúde, como enjoos matinais. Durante a gravidez secreta, Yamaguchi continuou trabalhando normalmente.

Além disso, a polícia também informou que Yamaguchi, após o parto, colocou o bebê no carro e queria levá-la ao hospital, mas não sabia para onde ir. Nikkey ON!: Talvez por medo e vergonha de ser julgada pela família, e pelas pessoas, de que havia se tornado mãe solteira? 


Fonte: Japan Today.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 23 de junho de 2024

Discriminado por ser de Israel?

Hotel no Japão cria polêmica ao recusar acomodação para um israelense.


Kyoto - O governo municipal de Kyoto informou na última sexta-feira, 21 de junho, que um hotel da cidade recusou uma acomodação para um homem de cidadania israelense. O estabelecimento justificou a recusa afirmando que o indivíduo poderia ter laços com os militares de seu país e com o conflito armado na Faixa de Gaza.

www.nikkeyon.blogspot.com
Hotel no Japão cria polêmica ao recusar acomodação para um israelense.
Hotel de Kyoto onde um cidadão israelense teve seu pedido de acomodação recusado por discriminação de um funcionário. Autoridades locais alertaram o estabelecimento verbalmente, afirmando que não há uma razão legítima para negar uma acomodação. Foto: FNN.

As autoridades governamentais de Kyoto informou ao Hotel Material, localizado no bairro de Higashiyama, que tal ato viola uma lei que proíbe hotéis, e outras instalações, de se recusarem a acomodar visitantes, exceto em circunstâncias especiais.

A Embaixada de Israel em Tóquio criticou a ação do hotel, chamando o incidente de "um caso claro de discriminação que não está em conformidade com a lei comercial do Japão."

"Este grave incidente pode estar relacionado com opiniões políticas pessoais de um funcionário, sendo inaceitável sob qualquer medida. É crucial que o hotel leve esta questão a sério, evitando mais danos morais e defendendo os valores de respeito e igualdade", afirmou a Embaixada de Israel num comunicado divulgado na sexta-feira.

Depois de investigar o assunto, a prefeitura de Kyoto disse que a justificativa do hotel para rejeitar a reserva online do israelense "não é uma razão legítima para negar uma acomodação".

Na quinta-feira, 20 de junho, o hotel foi alertado verbalmente pelas autoridades sobre o ato ilegal de discriminação que a vítima sofreu. Na sexta-feira, o estabelecimento recebeu um documento por escrito sobre o caso.

O hotel Material não quis comentar o caso com a imprensa. O estabelecimento só informou que seu advogado está cuidando da situação.

A Ministra das Relações Exteriores do Japão, Yoko Kamikawa, ficou sabendo do caso e disse que é "inaceitável" recusar acomodações com base da nacionalidade.

"Esperamos que todos os visitantes possam participar de diversas atividades no Japão, sentindo-se seguros", afirmou Kamikawa em uma coletiva de imprensa.


Fonte: Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 22 de junho de 2024

Transporte inteligente em Tóquio.

Ônibus autônomo de nível 4 começará a circular em vias públicas.


Tóquio - Uma empresa de mobilidade inteligente, sediada em Tóquio, obteve uma inédita autorização do governo japonês para operar ônibus autônomo (de nível 4) em vias públicas japonesas. É a primeira vez que uma empresa privada consegue esse tipo de autorização.

www.nikkeyon.blogspot.com
Ônibus autônomo de nível 4 começará a circular em vias públicas.
A Boldly, uma empresa privada de mobilidade inteligente, obteve uma inédita aprovação do governo japonês para operar ônibus autônomos na região de Tóquio. Foto: NHK News.

A empresa, chamada Boldly, é subsidiária da Softbank Corporation. Ela obteve a aprovação na sexta-feira, 21 de junho, através da Comissão Metropolitana de Segurança Pública de Tóquio.

A Boldly irá operar ônibus com capacidade de até 10 passageiros, em um trecho de estrada de 800 metros próximo do Aeroporto de Haneda. O ônibus pode atingir uma velocidade de até 12 km/h, mas somente com o tempo bom e com tripulação a bordo.

Por enquanto, o serviço estará disponível apenas com reserva prévia para grupos de observadores e pessoal dos meios de comunicação social. O público em geral terá que esperar.

O Ministério dos Transportes do Japão categoriza a tecnologia de direção autônoma em cinco níveis. No nível 4, os veículos podem circular sem condutores humanos (sob certas condições relacionadas à velocidade, rotas e clima). O nível 5 corresponde à condução totalmente automatizada, sem limitações de rotas.

O governo do Japão espera que a condução totalmente autônoma seja lançada em aproximadamente 50 localidades japonesas, com previsão para o ano fiscal de 2025.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 21 de junho de 2024

Endurecimento das regras no Japão.

Governo japonês endurece regras para os produtos vendidos online por empresas estrangeiras.


Tóquio - A Dieta promulgou na quarta-feira, 19 de junho, uma revisão na lei sobre os produtos vendidos online por empresas estrangeiras e comprados por consumidores do Japão. Essa ação é um endurecimento das regras japonesas, em resposta a um recente aumento de acidentes envolvendo itens comprados na internet.

www.nikkeyon.blogspot.com
Governo japonês endurece regras para os produtos vendidos online por empresas estrangeiras.
Japão endurece as regras para os produtos vendidos online por empresas estrangeiras. Foto: Nikkei Asia.

De acordo com as novas regras, o Japão passa a exigir que as empresas estrangeiras nomeiem um supervisor nacional, responsável pela gestão da segurança. Foram levantadas preocupações de que algumas empresas estrangeiras não tinham um representante no Japão, sendo o responsável legal pelos produtos vendidos através da Internet.

Segundo o Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão, houve registro de 103 acidentes graves envolvendo produtos adquiridos online em 2022. Alguns acidentes envolviam incêndios causados por baterias móveis dos produtos. O número atual de acidentes é seis vezes maior do que o número registrado em 2013.

Se o governo japonês determinar que um produto representa um perigo potencial para os consumidores, ou se o distribuidor não responder adequadamente a um acidente (como o recolhimento do produto danificado), os operadores dos centros de comércio online serão solicitados a remover os produtos de qualidade duvidosa de suas listas e tornar a ação pública.

A revisão da lei visa empresas que comercializam produtos elétricos, produtos relacionados com o uso de gás inflamável e outros artigos que possam ser perigosos (dependendo de sua utilização). Todos esses produtos citados deverão ter a "marca PS", certificando-se que eles cumprem as normas de segurança do Japão.

Em caso de violação das regras japonesas, o nome do responsável pelo produto no Japão será divulgado para o público.

A lei revista também inclui regulamentos para brinquedos infantis, exigindo que as empresas garantam que seus produtos cumprem corretamente as normas técnicas do Japão antes da venda. Produtos abaixo do padrão exigido serão proibidos de serem vendidos no país.


Fonte: Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 20 de junho de 2024

Mais estrangeiros a passeio no Japão.

Mais de 3 milhões de turistas visitaram o Japão em maio.


Tóquio - Em maio de 2024, o número de visitantes estrangeiros no Japão ultrapassou a marca dos 3 milhões de pessoas pelo terceiro mês consecutivo. A moeda japonesa, o iene, ajudou muito a manter o ritmo recorde do turismo receptivo, pois ela continua muito desvalorizada em relação ao dólar americano.

www.nikkeyon.blogspot.com
O número de visitantes estrangeiros no Japão continua alto nos últimos meses. Em maio, mais de 3 milhões de turistas visitaram o país. É o terceiro mês consecutivo que o número fica acima dos 3 milhões de estrangeiros. Foto: NHK News. 

A Organização Nacional de Turismo no Japão estimou que 3,04 milhões de estrangeiros chegaram ao país em maio. 

O Japão teve bastante visitantes vindos dos EUA e Singapura no mês passado, isso se for comparar com os dados do ano passado. O maior número de turistas do Leste Asiático também aumentou o total mensal.

Os sul-coreanos corresponderam o maior grupo de turistas estrangeiros da lista, com um total superando 738.000 pessoas. Em segundo lugar ficou com a China, com mais de 545.000 chineses visitando o Japão. A lista dos Top 4 fica com Taiwan em terceira posição (466.000 taiwaneses no Japão) e Estados Unidos em quarta posição (247.000 americanos no Japão).

Já o número de viajantes japoneses, que viajam em seu próprio país, caiu para cerca de 941 mil pessoas. Isso representa uma queda de mais de 34% em relação ao mesmo mês de 2019, antes do início da pandemia do coronavírus. Um dos fatores por detrás dessa queda é a alta desvalorização do iene, reduzindo o poder de compra dos japoneses.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quarta-feira, 19 de junho de 2024

Entrada controlada para o Fuji-san.

Portão de entrada para o Monte Fuji é concluído antes da temporada de visitações.


Kofu - Na segunda-feira, 17 de junho, trabalhadores braçais terminaram a construção do novo portão de entrada para a trilha no Monte Fuji, antes da temporada de escalada começar. O objetivo do portão é controlar o número de turistas que visitam a montanha mais alta do Japão.

www.nikkeyon.blogspot.com
Portão de entrada para o Monte Fuji é concluído antes da temporada de visitações.
As obras do portão de acesso para a Trilha Yoshida, caminho para o Monte Fuji, foram concluídos na segunda-feira, 17 de junho. Autoridades locais querem controlar o fluxo de pessoas que passam pelo local, evitando que visitantes façam a caminhada durante à noite. Foto: NHK News.

O portão foi instalado na Trilha Yoshida, na província de Yamanashi, a meio caminho da montanha. As obras de construção do portão iniciaram na última quinta-feira, 13 de junho. As medidas do portão correspondem a 8 metros de largura, por 1,8 metro de altura.

O motivo da construção do portão foi o aumento de escaladas imprudentes por parte dos visitantes. Algumas pessoas escalam o Monte Fuji à noite sem descansar nas cabanas, ou descansam no meio das trilhas, atrapalhando a passagem de outros aventureiros. Isso tem gerado uma preocupação com a segurança por parte das autoridades locais.

A partir de 1 de julho, o número diário de visitantes que irão escalar o Monte Fuji será limitado a 4.000 pessoas. O portão estará fechado entre 4:00 pm e 3:00 am do dia seguinte. Além disso, para caminhar pela trilha que leva para o topo do Fuji-san, será cobrado 2.000 ienes de cada pessoa (cerca de 13 dólares) antes de iniciar a trilha.

Autoridades locais irão realizar uma simulação no local da entrada da trilha nesta quarta-feira, 19 de junho. Eles vão simular o fluxo de pessoas, verificar se as taxas de entrada foram pagas, contar quantos visitantes passarão pelo portão e determinar os protocolos de segurança.

Kazuo Otani, funcionário do Grupo de Conservação e Promoção do Ecossistema Turístico do Monte Fuji da Província de Yamanashi, declarou que as regras para escalar o Monte Fuji mudaram significativamente este ano. Otani espera que os visitantes sigam as regras e desfrutem de uma experiência segura e confortável de alpinismo.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

terça-feira, 18 de junho de 2024

Sem bebedeira em Shibuya.

Consumir bebidas à noite, nas ruas de Shibuya, será proibido.


Tóquio - O distrito de Shibuya, em Tóquio, deverá proibir o consumo noturno de bebidas nas ruas próximas de sua estação. A lei entrará em vigor partir de outubro deste ano.

www.nikkeyon.blogspot.com
Consumir bebidas à noite, nas ruas de Shibuya, será proibido.
A partir de outubro de 2024, o consumo noturno de bebidas nas ruas do distrito de Shibuya será proibido. Foto: NHK News. 

A assembléia distrital aprovou nesta segunda-feira, 17 de junho, as revisões de um decreto que já proibia bebedeiras nas ruas da movimenta região comercial e de entretenimento.

De acordo com a nova portaria, será proibido consumir bebidas em espaços públicos de Shibuya, como parques e ruas, entre 6:00 pm e 5:00 am do dia seguinte.

A portaria anterior só proibia o consumo noturno de bebidas alcoólicas durante as festividades de Halloween, em outubro, bem como em feriados de final de ano e de ano novo. Essa antiga portaria foi promulgada em 2019, após uma série de graves problemas que envolveram pessoas bêbadas, no período do Halloween de Shibuya.

Donos de lojas e moradores de Shibuya estavam preocupados com a quantidade de jovens e de turistas estrangeiros que eram vistos bebendo nas ruas durante à noite. Além disso, uma grande quantidade de lixo e latas vazias eram deixadas nas ruas do distrito.

A revisão da proibição não prevê penalidades, como multas, para quem violar as novas regras.

As autoridades distritais planejam enviar seguranças para patrulhar a área, orientando as pessoas que são vistas bebendo ao ar livre.

As restrições também serão expandidas para as áreas próximas do distrito de Shibuya, assim como no lado leste da estação de trem de Shibuya.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 17 de junho de 2024

Contratados, sem trabalho e sem salário.

Vietnamitas contratados por uma confeitaria japonesa ficam parados e sem remuneração.


Kofu - Cerca de 88 vietnamitas contratados para trabalhar na empresa japonesa Chateraise Co., fabricante de confeitos, ficaram parados e sem remuneração durante dois meses e meio, segundo a informação divulgada na imprensa do Japão no sábado, 15 de junho.

www.nikkeyon.blogspot.com
Vietnamitas contratados por uma confeitaria japonesa ficam parados e sem remuneração.
Trabalhadores vietnamitas contratados, por uma fábrica de confeitos no Japão, ficam 2 meses e meio sem trabalho e sem remuneração. Houve atraso no início de operação das novas filiais da empresa. Foto: portalcascais.

A empresa planeja oferecer compensação pela falta de remuneração, a partir do início de julho, aos vietnamitas afetados. Muitos deles possuem o visto de "Trabalhador Qualificado Específico", status necessário para poder trabalhar no Japão.

De acordo com a nota da Chateraise Co., empresa fabril sediada na cidade de Kofu (província de Yamanashi), os vietnamitas deveriam trabalhar em suas filiais da região a partir de fevereiro deste ano. No entanto, atrasos no funcionamento das novas fábricas obrigaram os estrangeiros contratados a permanecerem na espera, sem saber quando iriam começar a trabalhar.

Agora, algumas das fábricas já começaram a funcionar e todos os vietnamitas deverão começar a trabalhar ainda este mês, em junho.

Por causa do atraso, a Chateraise reconheceu que causou transtornos e preocupações aos trabalhadores estrangeiros. Além disso, a empresa prometeu que esses tipos de incidentes serão evitados no futuro.


Fonte: Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Brasil e o Mundo.

domingo, 16 de junho de 2024

Japonês tarado a bordo.

Pianista é preso por roubar aventais de aeromoças nos aviões.


Tóquio - Na quarta-feira, 12 de junho, a polícia prendeu um pianista japonês, acusado de rouba o avental de uma comissária de bordo da All Nippon Airways (ANA).

www.nikkeyon.blogspot.com
Pianista é preso por roubar aventais de aeromoças nos aviões.
O pianista Kazuya Saito foi preso pela polícia na quarta-feira, 12 de junho, acusado de roubar aventais das aeromoças nos aviões da ANA. Foto: Nippon News.

O pianista, chamado Kazuya Saito (34 anos) e residente de Tóquio, admitiu o roubo. A polícia informou que o acusado sentia fetiche por uniformes: "Colecionar uniformes femininos é meu hobby. Eu mesmo cheirava e usava as roupas", confessou Saito.

De acordo com o site do pianista, Saito ganhou prêmios no Japão e no exterior. Em 2009, ele foi finalista do "Long-Thibaud Competition", um prestigiado concurso internacional para artistas emergentes.

Saito foi preso acusado de roubar o avental de uma comissária de bordo de 40 anos. Ele entrou, sem autorização, na pequena cozinha do avião da ANA em 25 de abril, enquanto a aeronave estava estacionada no aeroporto de Ishigaki, província de Okinawa.

A prisão de Saito ocorreu depois que a empresa All Nippon Airways relatou, para a polícia, o possível roubo de outros aventais em abril deste ano.

Além disso, o pianista também confessou que roubou outro avental de um avião da ANA neste mês, em junho, segundo a polícia.  Ele mantinha todos os aventais, e mais alguns uniformes de enfermeira, em sua casa no bairro Nerima, em Tóquio.


Fonte: Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 15 de junho de 2024

A polêmica da banda Mrs Green Apple.

Vídeo de uma banda pop japonesa é retirado da internet, após críticas negativas sobre o conteúdo.


Tóquio - Uma gravadora japonesa precisou interromper a divulgação de um videoclipe da banda "Mrs. Green Apple", depois que o público criticou o conteúdo das imagens como discriminatório.

www.nikkeyon.blogspot.com
Vídeo de uma banda pop japonesa é retirado da internet, após críticas negativas sobre o conteúdo.
Videoclipe polêmico da banda J-pop "Mrs Green Apple". O vídeo da música "Columbus" gerou revolta dos usuários nas redes sociais, considerando o conteúdo das cenas como discriminatório e racista. Foto: imagem capturada do YouTube. 

O grupo J-Pop "Mrs. Green Apple" tinha lançado um videoclipe de sua nova canção, chamada "Columbus", na última quarta-feira, dia 12 de junho.

O vídeo mostra os três integrantes da banda fantasiados de personagens da história do século XV, baseados na figura de Cristóvão Colombo. Em uma parte do clipe, os músicos aparecem visitando uma ilha das Américas e interagem com os habitantes do local. Todos os habitantes da ilha são macacos, algo parecido com os personagens do filme hollywoodiano "Planeta dos Macacos". Algumas cenas do clipe também mostram a banda ensinando os macacos a andarem  a cavalo e a operarem "riquixás" (carroças tracionadas por pessoas).

Os usuários das redes sociais, que assistiram ao lançamento do videoclipe, não perdoaram a banda. Várias pessoas consideraram o conteúdo das cenas como discriminatório e racista.

A gravadora retirou o vídeo da exibição pública, notificando os usuários que o clipe da música continha expressões que careciam de compreensão, a respeito dos antecedentes históricos e culturais.

Além disso, a gravadora informou que as verificações, antes do lançamento do videoclipe, foram insuficientes. Tanta a gravadora como os integrantes da banda pediram suas sinceras desculpas por causa das cenas polêmicas no clipe.

A banda "Mrs. Green Apple" tem um grande público de seguidores na internet. Segundo o site oficial do grupo, suas músicas já foram tocadas mais de 7,3 bilhões de vezes, em sites de serviços de streaming.


Fonte: NHK News.

 
Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 14 de junho de 2024

Acidente fatal em um supermercado.

Idosa morre após ficar presa no corrimão da escada rolante de uma loja em Tóquio.


Tóquio - Uma mulher de 80 anos morreu na quarta-feira, 12 de junho, depois que seu pescoço ter ficado preso sob o corrimão, na parte inferior de uma escada rolante. O acidente aconteceu em um supermercado na região oeste de Tóquio.

www.nikkeyon.blogspot.com
Idosa morre após ficar presa no corrimão da escada rolante de uma loja em Tóquio.
Local onde uma mulher de 80 anos morreu após ficar presa na escada rolante. O acidente fatal ocorreu na quarta-feira, 12 de junho, na região oeste de Tóquio. Foto: Kyodo News.

Imagens da câmera de segurança da loja mostram que a idosa caiu ao tentar levantar seu andador, que estava muito perto da escada rolante. O andador foi puxado pela escada rolante, fazendo com que a mulher caísse no chão. Para piorar a situação, o pescoço da idosa ficou preso na parte inferior do aparelho, entre o corrimão e o chão.

A operadora da loja, a OK Corp, informou em um comunicado que cooperará com a investigações da polícia. A escada rolante foi instalada recentemente para a inauguração do supermercado, ocorrido em março deste ano. Desde então, nenhum problema tinha sido notado na escada.

Esta não é a primeira vez que pessoas de idade sofrem acidentes fatais em escadas rolantes no Japão. Três meses atrás, um homem de 70 anos morreu sufocado após seu paletó ficar preso no corrimão de uma escada rolante. O acidente ocorreu na estação de trem JR Mito, na província de Ibaraki.

Entre o ano de 2010 e o mês de maio de 2023, um total de 54 acidentes foi registrado em locais com escadas rolantes no Japão, alguns envolvendo vítimas com ferimentos graves e mortes. Esse dado foi tirado do Ministério da Terra, Infra-Estruturas, Transporte e Turismo do Japão.


Fonte: Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 13 de junho de 2024

Polícia é polícia ou polícia é ladrão?

Idosa é presa após ameaçar um policial com uma faca.


Sapporo - Na segunda-feira, 10 de junho, a polícia da província de Hokkaido prendeu uma mulher de 86 anos, sob suspeita de tentativa de homicídio. Motivo: Ela ameaçou um policial de 56 anos com uma faca, em frente de sua casa na cidade de Haboro, na ilha de Yagishiri, Hokkaido.

www.nikkeyon.blogspot.com
Idosa é presa após ameaçar um policial com uma faca.
Mulher de 86 anos é presa na segunda-feira, 10 de junho, após ameaçar um policial com uma faca. O incidente aconteceu na cidade de Haboro, em Hokkaido. Foto: Kyodo News.

De acordo com a Hokkaido Broadcasting Corp., a polícia local recebeu uma ligação telefônica de uma mulher, Kise Mori, na noite de segunda-feira. A idosa alegou para a polícia que alguém havia invadido sua residência.

Um policial foi enviado até a casa de Mori, por volta das 20h35. Quando chegou ao local, o oficial começou a verificar se a casa da mulher havia sido arrombada por algum estranho. 

De repente, Mori apareceu do lado de fora de sua casa, com uma faca de cozinha na mão, se aproximando do policial aos gritos: "Vou esfaquear você."

Apesar da idosa estar aparentemente descontrolada, o policial conseguiu tirar a faca das mãos dela e ninguém se machucou no incidente.

No final, a senhora Mori, que tinha chamado a polícia por causa de um possível ladrão em sua casa, acabou sendo presa por ameaçar um policial com uma faca.

Segundo a delegacia local, essa não foi a primeira vez que a idosa telefona para a polícia. Mori já fez diversos relatos de roubo no passado, não conseguindo provar a veracidade de nenhum deles.

Nikkey ON!: Pelo jeito, não é muito difícil de entender a situação. Uma mulher de 86 anos, que provavelmente mora sozinha na casa, já deve estar com algum problema mental por causa da idade avançada. A coitada pediu ajuda, acabou sendo presa... 


Fonte: Japan Today.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quarta-feira, 12 de junho de 2024

Bloqueia a vista do Fuji-san.

Prédio recém-construído deverá ser demolido por causa das reclamações do bairro.


Tóquio - A incorporadora de um novo condomínio em Tóquio, cujo os apartamentos seriam entregues no próximo mês, está querendo demolir todo o prédio devido às reclamações dos moradores do bairro.

www.nikkeyon.blogspot.com
Prédio recém-construído deverá ser demolido por causa das reclamações do bairro.
Prédio residencial recém-construído na cidade de Kunitachi, Tóquio, está envolvido numa polêmica com os moradores do bairro. Devido às reclamações de que o condomínio atrapalha a visão do Monte Fuji, a incorporadora tomou uma decisão radical: o edifício todo será demolido. Foto: NHK News.

A proprietária do empreendimento, a Sekisui House, decidiu em 3 de junho que o novíssimo condomínio na cidade de Kunitachi, região oeste de Tóquio, será demolido. A incorporadora citou o impacto do edifício nas áreas vizinhas, notificando o município no dia seguinte da decisão.

A Sekisui House informou que, em resposta aos pedidos e opiniões dos residentes do bairro, tomou essa decisão por causa de uma pertinente reclamação: o prédio bloqueia a visão do Monte Fuji no horizonte.

A possibilidade de descartar todo o prédio já pronto foi discutido intensamente pela incorporadora, tomando a decisão final no mês passado, em maio.

A construção do prédio foi iniciada em janeiro de 2023. A empresa ressaltou que o condomínio foi planejado e construído de acordo com as leis e portarias pertinentes, não havendo qualquer violação legal no projeto.

Em relação aos compradores dos apartamentos, a Sekisui House disse que fará de tudo o que puder para atender aos "ex-futuros moradores" lesados, incluindo (obviamente) o pagamento de indenizações para cada caso.

Espantada com a decisão de demolir um prédio totalmente novo, a assembléia municipal de Kunitachi exigiu que a cidade fizesse com que o incorporador do empreendimento explicasse aos moradores do bairro, em detalhes, o porquê da demolição.

As autoridades municipais disseram que os moradores locais souberam que o condomínio será demolido, mas a empresa não deu explicações sobre a decisão. O pedido de explicações, dos moradores para a incorporadora, foi entregue ao prefeito da cidade, Kazuo Nagami, na segunda-feira, 10 de junho. O prefeito prometeu tomar as providências necessárias para uma resposta rápida.

Nikkey ON!: Os moradores do bairro não estavam reclamando que o prédio bloqueava a visão do Monte Fuji? Pois bem, a empresa tomou a providência e vai demolir todo o condomínio para não atrapalhar a vista panorâmica dos moradores. Devido à decisão radical, o bairro todo ficou incrédulo com a forma que a empresa vai resolver essa situação e quer explicações? Será que os moradores locais estão achando que pegaram muito pesado nas reclamações e agora eles estão com dor na consciência? Vai entender os japoneses e suas formalidades... 


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.