segunda-feira, 3 de junho de 2024

Não é dessa vez que vai ao espaço.

Bilionário Maezawa cancela a missão de sobrevoo à Lua.


Tóquio - O empresário japonês Yusaku Maezawa informou em seu site no sábado, 1 de junho, que ele tomou a triste decisão de cancelar a missão espacial "dearMoon". Este projeto seria mundialmente o primeiro voo espacial particular ao redor da Lua.

www.nikkeyon.blogspot.com
Bilionário Maezawa cancela a missão de sobrevoo à Lua.
O bilionário japonês Yusaku Maezawa anunciou no sábado, 1 de junho, que a missão "dearMoon" foi cancelada por problemas no cronograma. Maezawa, junto com outros membros da tripulação, faria a primeira viagem particular ao redor da Lua. Foto: Reuters.

Originalmente, Maezawa pretendia realizar um voo circunlunar com uma equipe de celebridades no final do ano passado, em 2023. No entanto, devido a vários problemas no cronograma da SpaceX, a missão acabou se tornando inviável para o curto prazo, obrigando o cancelamento da viagem à Lua.

"Sem uma certeza clara do cronograma no curto prazo, foi com pesar que Maezawa tomou a decisão inevitável de cancelar o projeto. A todos que apoiaram este projeto e aguardaram ansiosamente por este empreendimento, nós agradecemos sinceramente a todos e pedimos desculpas por este resultado", comunicou o site de Maezawa.

Numa outra publicação sobre a missão, Maezawa explicou que a causa do cancelamento da viagem foi as incertezas sobre o desenvolvimento do projeto (para quem não sabe, a SpaceX tentou lançar no ar dois foguetes e todos falharam até agora). O empresário tinha assinado um contrato da missão "dearMoon" em 2018, com base de que o lançamento do foguete espacial ocorreria no final de 2023.

"É um projeto em desenvolvimento. Então é o que é. Ainda é incerto quando a Starship (nome do foguete de Elon Musk) poderá ser lançada", disse Maezawa.

"Não posso planejar meu futuro nesta situação. Me sinto péssimo por fazer os membros da tripulação esperarem mais. Daí a difícil decisão de cancelar a missão", lamentou-se Maezawa.

Em 2018, a empresa espacial SpaceX de Elon Musk tinha nomeado Maezawa, o bilionário fundador da loja japonesa de moda online Zozo Inc, como sendo o primeiro passageiro da primeira missão espacial particular ao redor da Lua. 

Três anos depois, em 2022, Maezawa passou por um treinamento para astronautas na Rússia. Logo depois, ele viajou para o espaço e visitou a Estação Espacial Internacional, sendo o primeiro visitante civil da EEI em mais de uma década. O empresário realizou a missão a bordo do foguete russo Soyuz.

Depois da aventura na EEI, Maezawa fez um concurso internacional e escolheu oito membros da tripulação da missão "dearMoon", que foi cancelada agora. Entre os membros famosos escolhidos para a viagem espacial, estava o cantor sul-coreano "TOP" da banda Big Bang e o DJ americano Steve Aoki.

Em novembro de 2023, Maezawa tinha anunciado publicamente que a missão "dearMoon" seria adiada até este ano devido ao atraso no cronograma da SpaceX. Agora, vai saber quando a Starship ficará pronta...


Fonte: Reuters.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário