Ônibus autônomo de nível 4 começará a circular em vias públicas.
Tóquio - Uma empresa de mobilidade inteligente, sediada em Tóquio, obteve uma inédita autorização do governo japonês para operar ônibus autônomo (de nível 4) em vias públicas japonesas. É a primeira vez que uma empresa privada consegue esse tipo de autorização.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
A Boldly, uma empresa privada de mobilidade inteligente, obteve uma inédita aprovação do governo japonês para operar ônibus autônomos na região de Tóquio. Foto: NHK News. |
A empresa, chamada Boldly, é subsidiária da Softbank Corporation. Ela obteve a aprovação na sexta-feira, 21 de junho, através da Comissão Metropolitana de Segurança Pública de Tóquio.
A Boldly irá operar ônibus com capacidade de até 10 passageiros, em um trecho de estrada de 800 metros próximo do Aeroporto de Haneda. O ônibus pode atingir uma velocidade de até 12 km/h, mas somente com o tempo bom e com tripulação a bordo.
Por enquanto, o serviço estará disponível apenas com reserva prévia para grupos de observadores e pessoal dos meios de comunicação social. O público em geral terá que esperar.
O Ministério dos Transportes do Japão categoriza a tecnologia de direção autônoma em cinco níveis. No nível 4, os veículos podem circular sem condutores humanos (sob certas condições relacionadas à velocidade, rotas e clima). O nível 5 corresponde à condução totalmente automatizada, sem limitações de rotas.
O governo do Japão espera que a condução totalmente autônoma seja lançada em aproximadamente 50 localidades japonesas, com previsão para o ano fiscal de 2025.
Fonte: NHK News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário