Cinco fabricantes de veículos do Japão são notificadas por falsificação de testes.
Tóquio - O Ministério dos Transportes do Japão informou nesta segunda-feira, 3 de junho, que 5 fabricantes de veículos do país admitiram ao governo a falsificação de testes de desempenho. As empresas japonesas fizeram isso com o intuito de facilitar a obtenção de certificados de aprovação para seus produtos.
www.nikkeyon.blogspot.com
O ministério afirmou que Toyota, Mazda, Yamaha, Honda e Suzuki descobriram má conduta administrativa e industrial durante a realização de uma investigação interna. A investigação foi uma ordem do governo para inspecionar as fabricantes de veículos do Japão.
Toyota, Mazda e Yamaha foram ordenadas, pelo ministério, a interromper o transporte de alguns carros e motos para as revendedoras. As empresas também foram instruídas a verificar se seus veículos produzidos estão atendendo aos padrões de segurança nacional.
A Toyota afirmou que cumprirá as instruções. Yamaha e Mazda disseram que já suspenderam o transporte dos veículos produzidos.
Akio Toyoda, presidente da Toyota Motor, fez uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira e disse o seguinte sobre o escândalo: "Atos como esses minam os próprios fundamentos do sistema de certificação automobilístico. Como fabricante de automóveis, acreditamos que isso nunca deveria acontecer".
Funcionários do Ministério dos Transportes serão enviados para realizar inspeções no local de todas as cinco empresas envolvidas no escândalo.
As novas revelações seguem os casos semelhantes recentes de má conduta industrial por parte da montadora de caminhões Hino, da Toyota Industries e da montadora de automóveis Daihatsu.
Ordens do ministério levou um total de 85 empresas, entre montadoras nacionais de veículos e fabricantes de autopeças, a conduzir verificações internas. Caso houvesse alguma irregularidade, as empresas deveriam denunciar no ministério as práticas inadequadas.
Fonte: NHK News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário