domingo, 23 de junho de 2024

Discriminado por ser de Israel?

Hotel no Japão cria polêmica ao recusar acomodação para um israelense.


Kyoto - O governo municipal de Kyoto informou na última sexta-feira, 21 de junho, que um hotel da cidade recusou uma acomodação para um homem de cidadania israelense. O estabelecimento justificou a recusa afirmando que o indivíduo poderia ter laços com os militares de seu país e com o conflito armado na Faixa de Gaza.

www.nikkeyon.blogspot.com
Hotel no Japão cria polêmica ao recusar acomodação para um israelense.
Hotel de Kyoto onde um cidadão israelense teve seu pedido de acomodação recusado por discriminação de um funcionário. Autoridades locais alertaram o estabelecimento verbalmente, afirmando que não há uma razão legítima para negar uma acomodação. Foto: FNN.

As autoridades governamentais de Kyoto informou ao Hotel Material, localizado no bairro de Higashiyama, que tal ato viola uma lei que proíbe hotéis, e outras instalações, de se recusarem a acomodar visitantes, exceto em circunstâncias especiais.

A Embaixada de Israel em Tóquio criticou a ação do hotel, chamando o incidente de "um caso claro de discriminação que não está em conformidade com a lei comercial do Japão."

"Este grave incidente pode estar relacionado com opiniões políticas pessoais de um funcionário, sendo inaceitável sob qualquer medida. É crucial que o hotel leve esta questão a sério, evitando mais danos morais e defendendo os valores de respeito e igualdade", afirmou a Embaixada de Israel num comunicado divulgado na sexta-feira.

Depois de investigar o assunto, a prefeitura de Kyoto disse que a justificativa do hotel para rejeitar a reserva online do israelense "não é uma razão legítima para negar uma acomodação".

Na quinta-feira, 20 de junho, o hotel foi alertado verbalmente pelas autoridades sobre o ato ilegal de discriminação que a vítima sofreu. Na sexta-feira, o estabelecimento recebeu um documento por escrito sobre o caso.

O hotel Material não quis comentar o caso com a imprensa. O estabelecimento só informou que seu advogado está cuidando da situação.

A Ministra das Relações Exteriores do Japão, Yoko Kamikawa, ficou sabendo do caso e disse que é "inaceitável" recusar acomodações com base da nacionalidade.

"Esperamos que todos os visitantes possam participar de diversas atividades no Japão, sentindo-se seguros", afirmou Kamikawa em uma coletiva de imprensa.


Fonte: Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário