domingo, 9 de junho de 2024

Universitários terão que pagar mais.

Estudantes de uma universidade japonesa protestam contra o plano de aumento das mensalidades.


Tóquio - Na última quinta-feira, 6 de junho, cerca de 400 pessoas participaram de uma reunião-protesto no campus universitário de Hongo, em Tóquio. Os estudantes da Universidade de Tóquio estão revoltados com o aumento das mensalidades dos cursos.

www.nikkeyon.blogspot.com
Estudantes de uma universidade japonesa protestam contra o plano de aumento das mensalidades.
Estudantes da Universidade de Tóquio se reuniram para discutir sobre o aumento das mensalidades da instituição, na quinta-feira, 6 de junho. Foto: NHK News.

De acordo com a Universidade de Tóquio, o aumento das mensalidades segue conforme o máximo permitido pelo estado. Em números, o acréscimo poderá chegar a cerca de 100 mil ienes (cerca de 640 dólares a mais), criando um grande peso no custo de vida dos estudantes. Atualmente, cada estudante paga em média 535.800 ienes (valor da anuidade "Tuition", fora outras taxas obrigatórias), cerca de 3.400 dólares.

Alguns participantes do protesto disseram que o aumento das mensalidades irá desencorajar futuros candidatos do ensino universitário, incluindo estudantes de áreas rurais. Isso poderá prejudicar a diversidade de corpo discente.

Os alunos aprovaram uma resolução exigindo o cancelamento do plano de aumento das mensalidades dos cursos superiores da Universidade de Tóquio. Eles também querem que a universidade explique os motivos do aumento e divulgue informações sobre os programas de ajuda financeira para os estudantes. Os participantes do protesto estão solicitando que a universidade marque uma reunião com o grupo, para maiores explicações.

Uma estudante sênior, originária de Osaka, disse que entende que a universidade precisa de dinheiro. Entretanto, os 100.000 ienes adicionais é uma quantia enorme e ela se sente pressionada.

Um estudante de doutorado disse: "O fato de tantas pessoas terem participado da reunião mostra que este é um problema sério. Eu desejo que a universidade nos escutem."

A Universidade de Tóquio afirmou que está discutindo o aumento das mensalidades. No entanto, ainda não há informações a divulgar porque o plano continua sendo analisado pela instituição de ensino. 


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário