quarta-feira, 12 de junho de 2024

Bloqueia a vista do Fuji-san.

Prédio recém-construído deverá ser demolido por causa das reclamações do bairro.


Tóquio - A incorporadora de um novo condomínio em Tóquio, cujo os apartamentos seriam entregues no próximo mês, está querendo demolir todo o prédio devido às reclamações dos moradores do bairro.

www.nikkeyon.blogspot.com
Prédio recém-construído deverá ser demolido por causa das reclamações do bairro.
Prédio residencial recém-construído na cidade de Kunitachi, Tóquio, está envolvido numa polêmica com os moradores do bairro. Devido às reclamações de que o condomínio atrapalha a visão do Monte Fuji, a incorporadora tomou uma decisão radical: o edifício todo será demolido. Foto: NHK News.

A proprietária do empreendimento, a Sekisui House, decidiu em 3 de junho que o novíssimo condomínio na cidade de Kunitachi, região oeste de Tóquio, será demolido. A incorporadora citou o impacto do edifício nas áreas vizinhas, notificando o município no dia seguinte da decisão.

A Sekisui House informou que, em resposta aos pedidos e opiniões dos residentes do bairro, tomou essa decisão por causa de uma pertinente reclamação: o prédio bloqueia a visão do Monte Fuji no horizonte.

A possibilidade de descartar todo o prédio já pronto foi discutido intensamente pela incorporadora, tomando a decisão final no mês passado, em maio.

A construção do prédio foi iniciada em janeiro de 2023. A empresa ressaltou que o condomínio foi planejado e construído de acordo com as leis e portarias pertinentes, não havendo qualquer violação legal no projeto.

Em relação aos compradores dos apartamentos, a Sekisui House disse que fará de tudo o que puder para atender aos "ex-futuros moradores" lesados, incluindo (obviamente) o pagamento de indenizações para cada caso.

Espantada com a decisão de demolir um prédio totalmente novo, a assembléia municipal de Kunitachi exigiu que a cidade fizesse com que o incorporador do empreendimento explicasse aos moradores do bairro, em detalhes, o porquê da demolição.

As autoridades municipais disseram que os moradores locais souberam que o condomínio será demolido, mas a empresa não deu explicações sobre a decisão. O pedido de explicações, dos moradores para a incorporadora, foi entregue ao prefeito da cidade, Kazuo Nagami, na segunda-feira, 10 de junho. O prefeito prometeu tomar as providências necessárias para uma resposta rápida.

Nikkey ON!: Os moradores do bairro não estavam reclamando que o prédio bloqueava a visão do Monte Fuji? Pois bem, a empresa tomou a providência e vai demolir todo o condomínio para não atrapalhar a vista panorâmica dos moradores. Devido à decisão radical, o bairro todo ficou incrédulo com a forma que a empresa vai resolver essa situação e quer explicações? Será que os moradores locais estão achando que pegaram muito pesado nas reclamações e agora eles estão com dor na consciência? Vai entender os japoneses e suas formalidades... 


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário