sábado, 1 de junho de 2024

A criança que achou a flor do ópio.

Menino é homenageado pela polícia, após encontrar uma planta proibida no Japão.


Tóquio - Na quinta-feira, 30 de maio, um menino de apenas três anos foi homenageado pela polícia da cidade de Tokushima, província de mesmo nome, após ele ter descoberto uma planta proibida no bairro onde mora.

www.nikkeyon.blogspot.com
Menino é homenageado pela polícia, após encontrar uma planta proibida no Japão.
Yuki Kawamura, com 3 anos de idade, recebe uma homenagem na delegacia de polícia da cidade de Tokushima, província de mesmo nome. O menino descobriu papoula "atsumigeshi", plantada numa área próxima de sua residência. Esta planta é proibida seu cultivo e posse no Japão. Foto: NHK News.

O jovem Yuki Kawamura encontrou uma planta com flores roxas, numa área aberta perto de sua casa. Ele fez a descoberta enquanto caminhava com sua mãe, fato que aconteceu em meados de abril deste ano.

Curioso, o menino perguntou a sua mãe que flor era aquela. Sua mãe, Haruka Kawamura, fez uma breve pesquisa em seu smartphone e descobriu que aquela flor era uma papoula "atsumigeshi", planta na qual se extrai o ópio.

Imediatamente, a mãe de Yuki relatou a descoberta à polícia local, ao saber que o cultivo ou a posse dessa planta é proibida no Japão.

Para agradecer ao trabalho de cidadão que ajuda a sociedade, a polícia de Tokushima resolveu homenagear o menino, presenteando-o com um certificado de honra ao mérito. Durante a cerimônia de entrega, o chefe da polícia pediu a Yuki que ele sempre mantivesse a moral e a mente forte, ajudando a preservar a paz na comunidade local. 

Após a cerimônia, Yuki vestiu um uniforme policial, feito para crianças, e passeou dentro de uma viatura da polícia. Ele aproveitou e também andou numa motocicleta policial, curtindo muito aquele momento especial em sua vida. Além disso, ele tentou tocar a sirene da viatura e queria saber como se falava com as pessoas através do aparelho de rádio dos policiais.

Haruka disse aos repórteres que Yuki tem grande interesse por plantas. Quase todos os dias, seu filho gosta de observar as flores desabrochando no jardim da casa de seus avós e nos parques públicos. Ele também faz pesquisas em livros de botânicas quando se depara com alguma planta que nunca viu antes. Sua mãe afirmou que quer ver Yuki explorando as coisas que ele gosta de fazer.

Ao ser entrevistado, Yuki afirmou que, quando as pessoas encontrarem uma papoula "atsumigeshi", elas não devem tocar nela.

Um curador de um museu local explicou que é difícil exterminar a papoula "atsumigeshi" porque a planta tem um sistema reprodutivo forte, difundindo uma grande quantidade de sementes minúsculas no meio ambiente.

No ano passado, mais de 10.450 talos de papoula que produz ópio, incluindo o atsumigeshi, foram removidos pelas autoridades na província de Tokushima.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário