Com o fim da estação chuvosa, o Japão começa a sofrer mais cedo com o calor escaldante.
Tóquio - A Agência Meteorológica do Japão anunciou nesta terça-feira, 28 de junho, o provável término da estação chuvosa nas regiões de Shikoku, Hokuriku, norte de Kyushu e boa parte da ilha principal de Honshu. Agora, o país está enfrentando uma onda de calor intenso em várias regiões.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
O calor está castigando a população do Japão, em pleno mês de junho. A estação chuvosa parece ter terminado mais cedo este ano. Foto: NHK News. |
Se for considerado o fim da estação chuvosa das áreas do Japão citadas acima, será a primeira vez que isso acontece desde o início dos registros do tempo em 1951.
Na segunda-feira, as autoridades japonesas já anunciaram o fim da estação das chuvas nas regiões de Kyushu (no sul desta área), Tokai e Kanto-Koshin (incluindo Tóquio). Apenas a região de Tohoku (nordeste) permanece propensa ao tempo chuvoso. Hokkaido não tem estação chuvosa.
Desde o início desta semana, as temperaturas elevaram muito em vários locais, especialmente na região central do Japão. A cidade de Koshu (província de Yamanashi) registrou uma temperatura de 38,7 graus Celsius. Na cidade de Tajimi (província de Gifu), o calor chegou a 37,9 graus Celsius. Já no centro de Tóquio, os termômetros marcaram 35 graus Celsius pelo quarto dia consecutivo, fato inédito para o mês de junho.
Temperaturas acima de 35 graus Celsius foram observadas em 100 locais em todo o Japão. Um recorde para esta temporada.
Pessoas de todo país estão sendo aconselhadas a manter-se hidratadas, tomando muito líquido durante o dia. O uso de condicionadores de ar, de forma adequada, também está sendo incentivado para evitar insolação. As máscaras faciais podem ser removidas quando as pessoas estiverem ao ar livre, mas mantendo o distanciamento social.
Em algumas áreas do Japão, principalmente na região oeste do país, a queda no nível de água nos reservatórios de abastecimento foi observada com preocupação, devido às poucas chuvas ocorridas desde o mês de maio. A população e as empresas das regiões, como Shikoku e norte de Kyushu, foram orientadas a economizar água, para evitar um possível desabastecimento no sistema.
Fonte: NHK News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário