terça-feira, 21 de junho de 2022

Inflação no Japão.

Preços dos alimentos aumentam no Japão. Um duro golpe para as famílias japonesas.


Tóquio - Segundo uma pesquisa que saiu nesta segunda-feira, os fabricantes de alimentos do Japão tiveram que reajustar os preços de seus produtos no início deste ano fiscal. A causa do reajuste de preços é devido ao aumento dos custos de matéria-prima e do petróleo bruto no país.

www.nikkeyon.blogspot.com
Preços dos alimentos aumentam no Japão. Um duro golpe para as famílias japonesas.
Clientes fazem compras em um supermercado em Tóquio. O aumento de preços dos alimentos no país é um duro golpe para as famílias japonesas. Foto: Kyodo News.

De acordo com a pesquisa da empresa japonesa de análise True Data Inc., o preço médio do óleo de cozinha aumentou 1,5 vezes no mês de maio deste ano (comparando com os valores do mesmo produto no ano passado). O preço da maionese subiu quase 30% no mesmo período.

Os custos das matérias-primas e do petróleo bruto aumentaram de acordo com o maior consumo de bens no país, com a redução dos casos de coronavírus e com as interrupções na cadeia de suprimentos global. A desvalorização do iene, em relação ao dólar americano, também contribuiu para o aumento do custo de produtos importados.

Muitos supermercados do Japão repassaram os custos crescentes, vindos dos fabricantes de alimentos, aos clientes, devido à dificuldade de absorver os aumentos de preços.

De acordo com a True Data Inc., os preços de produtos como margarina, espaguete e pão branco aumentaram cerca de 10% neste primeiro semestre.

Desde a primavera do ano passado, a empresa Nisshin Oillio Group Ltd., produtora de óleo comestível, aumentou cinco vezes os custos de seus produtos. A sua rival, a J-Oil Mills Inc., aumentou de cinco à seis vezes os custos de seus produtos. Como resultado, o preço final do óleo comestível no mercado aumentou de 213 ienes/litro (US$ 1,5/litro) para 323 ienes/litro.

Já a bisnaga de maionese (com 400g e 450g de conteúdo) aumentou seu preço de 175 ienes (a unidade) para 226 ienes.

A recuperação da demanda, após a pandemia, também contribuiu para o aumento de preços dos grãos. O quilo do trigo teve aumento de 9% no custo, segundo a True Data. Um exemplo é o preço do pacote  de espaguete de 600g, que era 256 ienes e foi para 292 ienes.

Segundo os economistas do Japão,  é provável que os preços dos alimentos continuem a subir no país. Com as perspectivas incertas da guerra entre Rússia e Ucrânia e com a desvalorização do iene, muitos produtos, principalmente os importados, aumentarão de preços num breve momento.

"Os preços dos alimentos continuarão a aumentar até que o impacto do enfraquecimento do iene e os altos preços do petróleo possam diminuir no outono deste ano", disse Koya Miyamae, economista sênior da SMBC Nikko Securities Inc.


Fonte: The Mainichi.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário