Tribunal de Justiça proíbe a reativação de uma usina nuclear em Hokkaido.
Sapporo - Nesta terça-feira, 31 de maio, um Tribunal de Justiça do Japão determinou que a usina nuclear de Tomari, na ilha de Hokkaido, não deve ser reativada. Sendo uma decisão inédita até então, o juiz do tribunal apontou que a usina tem padrões ruins de segurança contra tsunamis.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
Tribunal de Justiça proíbe a reativação da usina nuclear de Tomari, em Hokkaido. Segundo o juiz, o local tem padrões ruins de segurança contra tsunamis. Foto: NHK News. |
Desde 2011, mais de 1.200 pessoas já entraram com ações judiciais contra a operadora Hokkaido Electric Power Company. O desejo de todos os envolvidos nas ações é que os três reatores da usina sejam proibidos de funcionar novamente, desativando para sempre as operações das instalações.
Durante a decisão, o juiz presidente do tribunal afirmou que um tsunami, de até 12 metros de altura, pode atingir a usina nuclear de Tomari, caso aconteça um grande terremoto. O juiz também alegou que a operadora da usina não conseguiu provar se as instalações dos reatores nucleares são realmente seguras contra qualquer tipo de vazamento radioativo.
Takeichi Saito, um representante daqueles que são contra a usina nuclear, disse o seguinte: "Como sou um morador local, eu estou feliz com a decisão do tribunal. Não permitir o reinicio das operações da usina significa que ela permanecerá desativada por um bom tempo. Este é o primeiro passo para nós atingirmos o nosso objetivo final: nenhuma usina nuclear em Hokkaido".
Após o desastre radioativo de março de 2011 em Fukushima, todos os reatores nucleares do Japão foram obrigados a interromper suas operações. Desde então, as operadoras de usinas nucleares, com desejo de reiniciar seus serviços, devem atender a regulamentos mais rigorosos de segurança nuclear. A Hokkaido Electric declarou que planeja apelar da decisão.
Fonte: NHK News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário