Iene desvaloriza ainda mais, em relação ao dólar, e preocupa os investidores.
Tóquio - Nesta segunda-feira, 13 de junho, a cotação da moeda japonesa, o iene, enfraqueceu muito diante ao dólar americano e deixou o mercado financeiro apreensivo. Em uma crescente diferença de taxa de juros entre Japão e Estados Unidos, muitos investidores venderam suas moeda japonesa e compraram dólares, para garantir rendimentos mais altos no mercado financeiro norte-americano.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
A moeda japonesa (iene) desvalorizou ainda mais, em relação ao dólar, nesta segunda-feira (13 de junho), chegando a valer 135 ienes por cada dólar negociado. Foto: NHK News. |
O iene chegou a valer, brevemente nesta segunda-feira, a marca de 135 ienes por dólar negociado no mercado financeiro de Tóquio. A última vez que a moeda japonesa chegou a esse valor foi em outubro de 1998, ou seja, a 24 anos atrás.
O Federal Reserve dos Estados Unidos (FED, o banco central norte-americano) parece estar mais comprometido em apertar a política econômica para conter a inflação americana. A taxa de juros americana está atualmente no intervalo de 0,75% a 1% ao ano. O Banco do Japão (o banco central japonês), por outro lado, continua mantendo seu programa de flexibilização monetária de longa data. Atualmente, a taxa de juros do Japão está em torno de 0%.
O Índice de Preços ao Consumidor dos Estados Unidos, em maio, subiu 8,6% em relação ao ano anterior, seu nível mais alto em mais de 40 anos. Os investidores dizem que provavelmente o nível de inflação americana levará o FED a acelerar seu ritmo de aumentos de juros.
Na Bolsa de Valores de Tóquio, o índice de referência caiu acentuadamente nesta segunda-feira (pelo segundo dia consecutivo de negociações). A média do índice Nikkei terminou em 26.987 pontos, queda de 836 pontos, ou 3% de queda em relação ao fechamento da última sexta-feira, 10 de junho.
Os investidores descarregaram ações em uma ampla gama de setores, incluindo ações relacionadas à exportação, apesar do iene mais fraco.
Os players de mercado estão preocupados que a inflação dos Estados Unidos possa persistir por muito tempo.
Fontes: NHK News / Poder 360.
Nenhum comentário:
Postar um comentário