domingo, 5 de junho de 2022

Aventura oceânica na terceira idade.

Japonês torna-se o velejador mais velho do mundo ao navegar, sozinho, pelo Oceano Pacífico.


Kobe - O aventureiro Kenichi Horie tornou-se neste sábado, 4 de junho, a pessoa mais velha do mundo ao viajar sozinho (e sem escalas) em um pequeno veleiro pelo Oceano Pacífico.

www.nikkeyon.blogspot.com
Japonês torna-se o velejador mais velho do mundo ao navegar, sozinho, pelo Oceano Pacífico.
O japonês Kenichi Horie, 83 anos, tornou-se o velejador mais velho do mundo ao atravessar, sozinho e sem escalas, o Oceano Pacífico em um pequeno veleiro. Foto: Kyodo News.

Aos 83 anos, o velejador Horie chegou ao Canal Kii, entre as províncias de Wakayama e Tokushima, às 2h39 (horário do Japão) no Suntory Mermaid III, um veleiro de 6 metros de comprimento e 1 tonelada de peso. Ele iniciou a viagem a partir de um porto na cidade de São Francisco (na Califórnia, Estados Unidos) em 27 de março deste ano. A viagem até o Japão durou 69 dias.

"Estou muito feliz por voltar para casa sem grandes problemas. Sou muito grato pelo apoio que eu recebi de várias pessoas", disse Horie por telefone.

Durante a longa travessia pelo Pacífico, o veleiro utilizou painéis solares para suprir as necessidades de eletricidade a bordo. O velejador também usou um telefone via satélite, para conversar com sua equipe e outras pessoas em terra firme.

A viagem traçou uma rota semelhante feita por ele há 60 anos atrás. Em 1962, Horie, com 23 anos, tornou-se o primeiro velejador a cruzar sozinho (e sem escalas também) o Oceano Pacífico. Fazendo o sentido inverso de sua última aventura, ele viajou a partir do porto de Nishinomiya, província de Hyogo, e finalizou a jornada oceânica na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos.

A primeira aventura em alto mar deixou Horie muito famoso. Ele até escreveu um livro a respeito da viagem, intitulado "Taiheiyo Hitoribocchi" (Sozinho no Pacífico). O livro tornou-se um best-seller na época.

Entre os anos 1973 e 1974, Horie realizou uma viagem solo e interrupta ao redor do mundo. Em 2008, o velejador navegou pelo Pacífico em um barco movido a energia de ondas do mar, por cerca de 7.000 quilômetros de distância, partindo do Havaí até o Canal Kii.

O aventureiro octogenário disse para imprensa japonesa que pretende continuar desafiando os oceanos até chegar aos 100 anos. Nikkey ON!: Boa sorte Horie! Continue velejando e atingindo seus objetivos por mais 17 anos, até realizar a grande façanha dos 100!


Fontes: Kyodo News / The Asahi Shimbun.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário