domingo, 2 de outubro de 2022

Morre Antonio Inoki.

Ícone da luta livre professional no Japão e ex-político, Inoki morre aos 79 anos.


Tóquio - O renomado lutador profissional Kanji Inoki, mais conhecido como Antonio Inoki, morreu neste sábado, 1 de outubro, de insuficiência cardíaca e de complicações causadas por amiloidose. Ele tinha 79 anos de idade.

www.nikkeyon.blogspot.com
Ícone da luta livre professional no Japão e ex-político, Inoki morre aos 79 anos.
O famoso lutador profissional japonês, Antonio Inoki, morreu neste sábado, aos 79 anos. Ele sofria de problemas cardíacos e de complicações causadas por amiloidose. Foto: The Mainichi.

Antonio Inoki é considerado um dos principais ícones do mundo da luta livre profissional e MMA, e uma das figuras mais influentes do Pro-Wrestling no Japão. Desde jovem, Inoki era fanático por artes marciais e lutas, tendo treinado judô, karatê e catch wrestling. 

Apesar de ter nascido no Japão, natural da cidade de Yokohama, Inoki mudou-se com sua família para o Brasil em 1957, onde passou parte de sua adolescência. Em terras brasileiras, ele se destacou no arremesso de peso, lançamento de disco e lançamento de dardo, chegando a ganhar alguns campeonatos regionais.  

Aos 17 anos de idade, Inoki foi descoberto no Brasil pela lenda da luta livre do Japão, Mitsuhiro Momota, mais conhecido como Rikidozan, que o levou para o Japão e o transformou em seu discípulo.

Após a morte de Rikidozan, Inoki foi um dos principais lutadores japoneses a popularizar a luta livre profissional no Japão. Em 1972, ele fundou a New Japan Pro-Wrestling (NJPW). Sua primeira luta como lutador da "New Japan" foi com o americano Karl Gotch (que também foi treinador de Inoki).

Além de comandar a NJPW, Inoki construiu um grande número de seguidores, promovendo lutadores japoneses, como Tatsumi Fujinami e Riki Choshu, e impulsionando carreira de outros lutadores estrangeiros.

Em 1976, Inoki enfrentou o campeão mundial de boxe, Muhammad Ali, anunciada na época como a luta do século. A luta em si, que entrou para a história como um dos mais bizarros espetáculos jamais vistos, é tida como precursora do MMA moderno. Inoki se aposentou das lutas em 1998, numa luta realizada no Tokyo Dome e assistida por mais de 70.000 fãs.

Em 1989, enquanto era um lutador ativo, Inoki entrou na política, ao ser eleito para a Câmara dos Conselheiros Japoneses. Durante seu primeiro mandado na Câmara, Inoki teve sucesso ao negociar com Saddam Hussein a libertação de reféns japoneses, antes da eclosão da Guerra do Golfo. Ele também construiu uma forte conexão pessoal com a Coréia do Norte ao longo dos anos, visitando o país várias vezes para organizar eventos esportivos e se reunindo com funcionários do governo norte-coreano. 

Seu primeiro mandato na Câmara terminou em 1995, voltando à política em seu segundo mandato em 2013. Em 2019, Inoki decidiu se aposentar da política.

Inoki foi introduzido no World Wrestling Entertainment Hall of Fame em 2010, em reconhecimento ao seu papel na elevação da luta professional no Japão e no mundo.

Em sua vida pessoal, Inoki foi casado 4 vezes. Ele teve uma filha, em seu primeiro casamento, chamada Hiroko. O irmão de Inoki, Hiroyasu Inoki, é oitavo dan em karatê shotokan e possui uma academia na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. 

Em 2021, os médicos relataram que Inoki tinha problemas na coluna, obrigando o veterano lutador a ficar confinado numa cadeira de rodas. Um ano antes, ele foi diagnosticado com doença cardíaca. Desde o agravamento de seus problemas de saúde, Inoki continuou aparecendo na televisão japonesa. 

Mesmo muito debilitado, Inoki continuou mostrando para todos do Japão que ele mantinha forte a sua alma de lutador, até seus últimos dias. Descanse em paz Antonio Inoki.


Fontes: The Mainichi / Asahi Shimbun / Wikipédia.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário