Japão abre suas fronteiras e facilita a entrada de turistas no país.
Tóquio - A partir desta terça-feira, 11 de outubro, o Japão começou a facilitar a entrada de turistas estrangeiros no país. Com a suspensão da maior parte dos controles de fronteira para a COVID-19, o governo japonês espera que o turismo volte a esquentar a economia japonesa, depois do país ficar 2,5 anos sob um controle rígido de entrada de viajantes vindos do exterior.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
Viajantes estrangeiros se reúnem no saguão do Aeroporto Internacional de Haneda, em Tóquio, nesta terça-feira. Foto: AP. |
Até o dia 10 de outubro, o Japão só permitia a entrada de até 50.000 pessoas por dia, vindas do exterior. Um outro empecilho era a obrigatoriedade de todo turista estrangeiro entrar no Japão com um pacote turístico, já comprado pela agência de turismo de seu país. Tudo isso acabou a partir de agora, mas algumas restrições continuam vigentes.
O turista estrangeiro ainda precisa provar no controle de fronteira que tomou as três doses da vacina contra a COVID-19. Ou, se o turista não estiver vacinado ou vacinado com doses incompletas, ele pode trazer um documento com o teste de coronavírus negativo, feito dentro de 72 horas, antes de sua viagem de partida. Os turistas devem usar máscaras faciais em todos os espaços públicos e nos transportes públicos do Japão também. Muitas lojas e restaurantes japoneses exigem que os clientes usem máscaras e higienizem as mãos.
Assim que os passageiros desembarcam do avião, eles não terão mais que fazer o teste do coronavírus na chegada. O teste de COVID-19 só será necessário se o viajante apresentar algum sintoma suspeito de infecção, como febre e mal-estar.
Para certos lugares do mundo, como China, Ucrânia e alguns países da África, ainda existe algumas restrições moderadas para turistas vindos desses países, podendo haver a necessidade de quarentena obrigatória. É recomendável verificar se o país de partida tem alguma restrição com o controle de fronteira do território japonês, quando o viajante estiver planejando sua viagem.
O Japão voltou a introduzir o programa de isenção de visto de turismo ou negócios, com permanência de curto prazo, para visitantes estrangeiros de 68 países e regiões (como Estados Unidos, Coréia do Sul e Reino Unido). Companhias aéreas começaram a adicionar mais voos, em resposta à reabertura das fronteiras sem muitas restrições de entrada.
Espera-se que os turistas estrangeiros forneçam um impulso extremamente necessário de 5 trilhões de ienes (US$ 35 bilhões) para a economia japonesa. Também é esperado que o número de visitantes no Japão cresça a partir deste mês.
"Recebemos a notícia de que finalmente poderíamos vir ao Japão. Estamos muito, muito felizes", disse Nadine Lackmann, uma alemã que estava entre a multidão de turistas, nesta terça-feira, no aeroporto de Haneda.
E muitos japoneses esperam que o Japão volte a ficar cheio de turistas por todos os lugares. A economia japonesa agradece.
Fontes: NHK News / Japan Today / Skyscanner.
Nenhum comentário:
Postar um comentário