segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Idade não é problema para eles!

Equipe de 5 nonagenários bate seu próprio recorde mundial em competições de atletismo.


Aomori - Uma equipe composta por cinco velocistas da terceira idade, todos na casa dos 90 anos, provou que ainda não está pronta para se aposentar nos esportes. Recentemente, os senhores da velocidade quebraram seus próprios recordes mundiais, em duas provas de revezamento.

www.nikkeyon.blogspot.com
Equipe de 5 nonagenários bate seu próprio recorde mundial em competições de atletismo.
Da esquerda para direita, Matashiro Tsuruga, Yuzo Kudo, Mitsuzo Mitsuya, Hiro Tanaka e Nobuo Miura. Eles demonstram que idade não é problema, estabelecendo novos recordes mundiais em duas corridas de revezamento. As provas ocorreram no Aomori Masters Track and Field Championship, na cidade de Hirosaki, província de Aomori. Foto: Kohei Watanabe.

Os cinco atletas bateram recordes nas provas de 4 x 100 metros e 4 x 400 metros, para homens com idade entre 90~94 anos. As provas aconteceram no Aomori Masters Track and Field Championship, na província de Aomori, realizado no dia 19 de setembro. Para o futuro próximo, eles já estão de olho nas competições de faixa etária entre 95 e 99 anos.

"Definitivamente, permaneceremos vivos e estabeleceremos novos recordes juntos", disse com otimismo o velocista Mitsuzo Mitsuya (91 anos).

Além do senhor Mitsuya, a equipe é formada por Yuzo Kudo (94 anos), Matashiro Tsuruga (93 anos), Hiro Tanaka (91 anos) e Nobuo Miura (90 anos). 

Todos esses senhores vêm de profissões diferentes, mas se apaixonaram pelo atletismo. Um deles, começou a correr como hobby após a aposentadoria e um outro foi maratonista amador quando jovem.

Os nonagenários geralmente treinam nas cidades onde moram. Apenas 2 vezes antes das competições, eles se reúnem para praticar as trocas de bastão no revezamento. Durante esse pouco tempo de treinamento em equipe, eles não apresentam nenhuma dificuldade na hora de passar o bastão um para o outro.

Na corrida dos 4 x 100 metros, a equipe venceu a prova com um tempo de 1 minuto e 33,52 segundos, melhorando em 10 segundos o recorde estabelecido em 2021. No início deste ano, o senhor Miura se juntou à equipe nesta prova, contribuindo para a melhora do tempo. 
 
Já na corrida dos 4 x 400 metros, o quinteto terminou a prova com um tempo de 9 minutos e 23,29 segundos. A equipe conseguiu reduzir o tempo em 33 segundos, quebrando o recorde do ano passado também. Os integrantes do 4 x 400 metros deste ano eram os mesmo de 2021.

"Foi ótimo. Fiz o melhor começo dos revezamentos de toda minha vida", disse o primeiro corredor das provas, o senhor Tsuruga.

"Fiz o meu melhor nas provas. Só posso dizer que foi um milagre estabelecer um novo recorde", disse o senhor Miura.

"É apenas mais um dia", disse modestamente o senhor Kudo. Embora não tenha dito muita coisa, ele demonstrou que estava feliz com os resultados das provas e sorriu, empunhando as mãos no ar.

"Seria bom se nós pudéssemos inspirar mais pessoas a perseverar nos esportes, olhando nosso trabalho nas pistas de atletismo", disse o senhor Tanaka, na esperança de que o quinteto possa ser modelo para outros idosos do país.


Fonte: The Asahi Shimbun.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário