Cotação da moeda japonesa atinge valor acima de 147 ienes / dólar e deixa o mercado apreensivo.
Tóquio - Nesta sexta-feira, 14 de outubro, o iene continuou a desvalorizar muito frente ao dólar americano, sofrendo muita pressão com os dados da economia dos Estados Unidos. A moeda japonesa atingiu a cotação acima de 147 ienes frente ao dólar, uma desvalorização que não se via desde 1990.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
Painel eletrônico mostrando a taxa de câmbio do dólar americano / iene japonês nesta sexta-feira, 14 de outubro, em Tóquio. Foto: AP. |
O forte enfraquecimento do iene foi provocado pela divulgação, na quinta-feira, do aumento da inflação norte-americana, fortalecendo as perspectivas de um novo aumento da taxa de juros dos EUA para o final do ano.
O mercado de ações em Tóquio fechou com forte alta na sexta-feira, sendo que o índice de referência Nikkei subiu mais de 3%. Muitos investidores buscaram vantagens na negociação de ações, após 4 dias seguidos de perdas nas bolsas de valores. Muitos procuraram comprar ações de empresas exportadoras, devido ao iene com valor mais fraco.
O índice Nikkei 225 terminou com ganho de 853,34 pontos (alta de 3,25%), a 27.090,76 pontos. O índice Topix terminou o dia com ganho de 43,58 pontos (alta de 2,35%), chegando a 1.898,19 pontos.
A moeda japonesa continuou a enfrentar pressão do mercado, depois de desvalorizar, brevemente, para 147,66 ienes em relação ao dólar americano, um nível nunca visto desde agosto de 1990. Devido ao índice de preços ao consumidor mais alto no mês de setembro nos EUA, com uma inflação de 8,2% nos últimos 12 meses (superando a projeção de 8,1% de inflação), muitos investidores trocaram ienes por dólares.
Os dados da inflação americana alimentaram a especulação de que o Federal Reserve (Banco Central Americano) irá aumentar a taxa de juros para 0,75 ponto percentual, em novembro ou dezembro. O aumento da taxa de juros visa conter a inflação crescente dos Estados Unidos. Com essa medida, a taxa de juros americana se distanciará muito da taxa de juros do Japão, tornando a negociação por dólares mais atraente do que o iene, segundo as palavras dos players do mercado.
Ao contrário de outros grandes bancos centrais pelo mundo, o Banco do Japão manterá sua política monetária inalterada, ou seja, continuará não intervindo na desvalorização da moeda japonesa.
"Nesta semana, os investidores se abstiveram de vender mais ienes, pois eles tinham em mente que uma possível intervenção do Banco do Japão pudesse oscilar a cotação do iene-dólar no mercado", disse Takuya Kanda, pesquisador sênior da Gaitame.com Research Institute.
O ministro das Finanças do Japão, Shunichi Suzuki, repetiu, na quinta-feira, seu alerta de que o país está pronto para tomar medidas apropriadas no combate da volatilidade excessiva da moeda japonesa. O alarde pode ter deixado muitos investidores na expectativa de fazer bons negócios, com uma possível intervenção no mercado.
"Pode levar algum tempo para que os investidores do mercado testem seus limites psicológicos, se o dólar chegar a valer 150 ienes", acrescentou Kanda.
Fonte: The Mainichi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário