terça-feira, 4 de outubro de 2022

Tudo mais caro.

Preços de 6.700 produtos, entre alimentos e bebidas, devem encarecer em outubro no Japão.


Tóquio - Uma empresa japonesa de pesquisa, a Teikoku Databank, informou, no último fim de semana, que os preços de aproximadamente 6.700 produtos (entre alimentos e bebidas) irão ficar mais caros, nos próximos dias, no Japão.

www.nikkeyon.blogspot.com
Preços de 6.700 produtos, entre alimentos e bebidas, devem encarecer em outubro no Japão.
Cerca de 6700 produtos, entre alimentos e bebidas, terão os seus preços reajustados em outubro no Japão. Foto: NHK News.

No final de setembro, a Teikoku Databank entrevistou 105 grandes produtores de alimentos e bebidas do Japão. O resultado da pesquisa mostra que 6.699 itens alimentícios, incluindo bebidas, terão aumento de preços em outubro. O número de itens mais caros será 2,8 vezes maior do que no mês de setembro.

A pesquisa observa que o trigo e o óleo de cozinha estão com os seus preços encarecidos desde o início da primavera (março/abril 2022) no Japão. Além disso, o encarecimento do petróleo bruto está causando o aumento de preços de materiais de embalagem e no transporte. Com o iene desvalorizando cada vez mais, o custo de materiais importados está crescendo no país.

Bebidas alcoólicas e outras bebidas (2.991 itens) encabeçam a lista de produtos que ficarão mais caros no Japão. Em seguida, alimentos industrializados (como enlatados, presuntos, embutidos e papinhas para bebês) aparecem com 1.819 itens que irão encarecer nas lojas. Já os temperos, seus 1.800 itens terão seus preços reajustados em breve.

Até o final deste ano, cerca de 20.665 itens, da lista de alimentos e bebidas, terá mais de um reajuste de preço no Japão. O aumento médio de preços é de 14%.

Segundo a Teikoku Databank, outubro será o mês de maior número de aumentos de preços deste ano. No entanto, novos fatores da economia podem alterar ainda mais os preços dos produtos. Até o final de 2022 e início de 2023, o aumento dos preços da eletricidade, gás de cozinha, ração animal e leite podem encarecer ainda mais os produtos dos supermercados.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário