Pequeno município de Kansai aprova novo benefício, para ajudar famílias prejudicadas pelo aumento de preços no Japão.
Otsu - A Assembléia Municipal da cidade de Koura, província de Shiga, aprovou este mês uma nova proposta de orçamento público, fornecendo 50.000 ienes (US$ 344) para toda família que está sendo prejudicada pelo encarecimento do custo de vida no Japão.
www.nikkeyon.blogspot.com
Na assembléia de setembro, o governo municipal de Koura havia proposto um orçamento suplementar para a conta geral deste ano fiscal, com uma nova finalidade de benefício. Alguns membros da assembléia propuseram uma emenda, adicionando 55 milhões de ienes (US$ 380.000) ao custo do projeto. Eles alegaram que o município deveria fornecer 50.000 ienes para famílias de baixa renda, necessitadas por uma ajuda de custo.
O subsídio foi aprovado com a maioria dos votos a favor. No entanto, o prefeito de Koura, Kikuo Nose, solicitou que a assembléia deliberasse mais uma vez a proposta. Nose alegou que "o município não tem muito dinheiro e a aprovação do benefício pode ser duramente criticada pela sociedade".
Em uma sessão extraordinária de 5 de outubro, sete membros da assembléia votaram a favor da proposta revisada. O pequeno número de membros, que era a favor do benefício, foi suficiente para aprovar o projeto.
A "ajuda dos 50.000 ienes" é uma nova medida que o governo japonês decidiu implantar no país, em 9 de setembro deste ano. Famílias carentes, e isentas de cobrança de imposto residencial (juuminzei), podem entrar com o pedido do benefício em qualquer prefeitura municipal no Japão (que ofereça a ajuda).
O benefício é uma forma que o governo japonês encontrou para ajudar a população a superar o aumento de preços dos alimentos e energia no país. O Japão pretende gastar 900 bilhões de ienes em reservas do orçamento fiscal de 2022, usando o dinheiro para beneficiar cerca de 16 milhões de famílias de baixa renda.
Fontes: The Mainichi / Alternativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário