Brasileiros, que vivem no Japão, votaram no primeiro turno neste domingo. Alguns resultados das apurações de votos, na Ásia e Oceania, já terminaram.
Tóquio - Neste domingo, 2 de outubro, começou a votação do primeiro turno das eleições do Brasil no Japão.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
Eleitores brasileiros em Nagoya formaram filas, antes do início da votação do primeiro turno. Foto: Alternativa. |
Os locais de votação iniciaram os trabalhos às 8h da manhã (8h da noite de sábado no Brasil). Oito cidades japonesas esperaram 76.570 eleitores brasileiros cadastrados no Japão. Houve um aumento de 25% de novos eleitores em relação às eleições de 2018.
Logo pela manhã, longas filas se formaram no local de votação da cidade de Nagoya, província de Aichi. Alguns eleitores, que vivem em outras províncias japonesas, precisaram chegar um dia antes na cidade onde seus títulos de eleitores estão registrados. Muitos queriam votar cedo e logo seguir viagem de retorno para suas cidades.
Além de Nagoya, as outras cidades de votação no Japão foram: Hiroshima, Suzuka (província de Mie), Takaoka (província de Toyama), Toyohashi (província de Aichi), Hamamatsu (província de Shizuoka), Oizumi (província de Gunma) e Tóquio.
A votação para as eleições brasileiras no Japão terminou às 17h (horário japonês).
Como o fuso horário do Japão é 12 horas a frente do Brasil, os resultados de algumas juridições eleitorais, em algumas cidades japonesas, poderão ser conhecidos antes do término da votação no território brasileiro.
No início da noite de domingo no Japão, a jurisdição eleitoral de Tóquio encerrou a contagem dos votos. A vitória foi para o atual presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL).
Jair Messias Bolsonaro recebeu 3.889 votos. Em segundo lugar, ficou o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 1.253 votos. Outros dois candidatos melhores posicionados foram Ciro Gomes (PDT), com 446 votos; e Simone Tebet (MDB), com 387 votos.
Os resultados de Tóquio também incluem a contagem de cédulas de papel de duas urnas de lonas. Elas foram utilizadas devido aos problemas nas urnas eletrônicas das seções eleitorais 1787 e 1765.
Um total de 6707 votos foram contados em Tóquio, incluindo votos brancos e nulos. Na jurisdição eleitoral da capital japonesa, havia 16.879 eleitores aptos para votar, mas uma grande maioria não apareceu no primeiro turno. Houve uma abstenção de aproximadamente 60%.
Em Nagoya, as apurações dos votos também foram encerradas na noite de domingo. Bolsonaro ficou em primeiro lugar , com 774 votos, e Lula ficou em segundo lugar, obtendo 98 votos. A jurisdição do Consulado-Geral de Nagoya é o local de votação com maior número de eleitores brasileiros no Japão.
Em relação aos outros países da Ásia e Oceania (como China, Coréia do Sul, Austrália e Nova Zelândia), esses 4 países já encerraram a apuração das urnas de votação. O candidato Luiz Inácio Lula da Silva venceu o primeiro turno nos 4 países mencionados acima.
Fontes: Alternativa / iG / UOL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário