Kishida promete mais ajuda à Ucrânia, antes do início do inverno rigoroso.
Tóquio - Nesta terça-feira, 26 de outubro, o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, fez uma mensagem de vídeo para uma conferência internacional sobre a reconstrução da Ucrânia. A reunião foi realizada em Berlim, Alemanha.
www.nikkeyon.blogspot.com
Em sua mensagem, Kishida prometeu fornecer equipamentos de aquecimento (e outras proteções) para a Ucrânia lidar com o inverno do país. A invasão russa na Ucrânia já está no 8ª mês e a guerra se aproxima dos meses de frio intenso.
"O Japão tem fornecido apoio à Ucrânia, ajudando o país (em guerra com a Rússia) a enfrentar o inverno rigoroso que se aproxima. Além disso, o Japão continuará a fornecer assistência à Ucrânia, com base no conhecimento e pontos fortes de nosso país", disse Kishida na mensagem de vídeo.
Para apoiar os esforços de reconstrução da Ucrânia desde a invasão russa, Kishida disse que Tóquio compartilhou, com a cidade ucraniana Kyiv, sua experiência na triagem e reutilização de detritos do grande terremoto e tsunami do Japão, ocorrido em 2011.
A mensagem de Kishida foi enviada à Conferência Internacional de Especialistas em Recuperação, Reconstrução e Modernização da Ucrânia. A conferência foi organizada pela Alemanha e pela Comissão Europeia.
O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy, que participou virtualmente da conferência, disse que os ataques da Rússia destruíram mais de um terço das instalações ucranianas do setor de energia.
O governo da Ucrânia informou que precisa de aproximadamente US$ 750 bilhões, para a reconstrução de seu país. Entretanto, esse valor deve aumentar conforme a guerra vai se prolongando.
Antes de terminar, nesta quarta-feira, uma viagem de 12 dias pelo Japão, legisladores ucranianos mostraram sua gratidão aos japoneses, durante uma coletiva de imprensa em Tóquio. Essa foi a primeira visita entre políticos ucranianos e japoneses, em uma nação asiática, desde que a Rússia invadiu a Ucrânia.
"Estamos gratos pelo apoio de Kishida", disse Galyna Mykhailiuk, co-chefe do grupo de amizade parlamentar Ucrânia-Japão.
"Temos certeza que venceremos a guerra. É por isso que muito importante para nós começar a planejar, para ter uma ideia de como a reconstrução será fornecida à Ucrânia", disse Mykhailiuk.
Fonte: Kyodo News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário