quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Estudar fora do Japão está muito caro.

Com a moeda japonesa desvalorizada, estudar no exterior ficou mais difícil para os estudantes.


Tóquio - Os estudantes do Japão, com o sonho de estudar no exterior,  estão reavaliando seus planos nos últimos meses. Com o enfraquecimento do iene, os custos de estudar fora do Japão, como mensalidades e moradia, encareceram muito na hora de converter a moeda japonesa para uma outra moeda estrangeira.

www.nikkeyon.blogspot.com
Com a moeda japonesa desvalorizada, estudar no exterior ficou mais difícil para os estudantes.
Muitos estudantes do Japão estão revendo seus planos de estudo no exterior, devido ao aumento dos custos na hora de converter o iene para outra moeda estrangeira. Foto: NHK News.

Uma agência de intercâmbio, sediada em Tóquio, informou que as consultas, sobre mudanças no plano de estudo no exterior, vêm aumentando desde o início de outubro. Muitas pessoas têm visitado a agência e têm pedido a diminuição dos custos do pacote, como a redução do período de permanência e a troca de país. Dependendo da situação, algumas pessoas pedem o adiamento do plano de estudo.

Com a reabertura das fronteiras internacionais, o número de estudantes que quer estudar no exterior está se recuperando gradualmente. Durante a pandemia do coronavírus, a intenção de estudar fora do país caiu drasticamente, prejudicando vários estudantes.

No ano passado, estudar nos Estados Unidos, por um ano, custava em torno de 3,6 milhões de ienes (cerca de US$ 24.000), excluindo despesas de viagem. A partir de agora, o mesmo pacote de estudos está custando em torno de 5,6 milhões de ienes (cerca de US$ 38.000). Com o enfraquecimento do iene em relação ao dólar (e euro também), o custo de estudar em outros países aumentou cerca de 20%.

Segundo uma japonesa que planeja enviar seu filho para uma escola secundária na Grã-Bretanha, ela consultou a agência novamente para reduzir a estadia do intercâmbio. Na hora de converter a moeda japonesa para a moeda inglesa, no atual momento da economia mundial, os custos do intercâmbio aumentaram consideravelmente em relação ao plano inicial. A mulher disse que enviar seu filho para o exterior foi uma decisão difícil, com seu orçamento doméstico apertado. No entanto, a mesma mulher quer ajudar seu filho, fazendo com que ele aprenda uma língua estrangeira no exterior.

Um funcionário da agência de intercâmbio informou que os estudantes, que não puderam estudar no exterior durante a pandemia da COVID-19, agora estão voltando a consultar a empresa para fazer um orçamento. O maior problema deste ano é que os custos do pacote de estudo estão aumentando o tempo todo, devido às flutuações diárias da taxa de câmbio das moedas estrangeiras com o iene. Em certos casos, alguns estudantes japoneses estão mudando o destino do intercâmbio, preferindo países que permitem o intercambista estudar e trabalhar durante sua estadia.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário